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Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Dom Out 04, 2009 9:57 pm
por Aropeli
Na verdade quando se fala de potência, surge sempre aquela famosa pergunta. Qual é o melhor,turbo ou compressor? Supercharger ou Turbocharger? Neste artigo vamos fazer algumas considerações à respeito das principais diferenças entre essas duas formas de aumentar a potência do seu motor.
Até algum tempo atrás no Brasil, as fábricas só colocavam algum tipo de "veneno" em carros de luxo e com maior cilindrada. Hoje as coisas mudaram e os fabricantes disponibilizam esse "veneno" em carros de baixa cilindrada como é o caso do VW Gol Turbo e o Ford Fiesta Supercharger, como forma alternativa de dotar de potência, motores pequenos. Mas os dois concorrentes em questão, utilizam sistemas diferentes para conseguir aumentar a potência.
No caso do VW Gol, a Volkswagen utiliza o já conhecido turbo para empurrar o motorzinho 1.0 do Gol fazendo sua potência pular dos 69 cv para 112 cv. É uma diferença e tanta, e sua potência é a mesma de um motor com capacidade cúbica maior (2.0 litros). Esse aumento de potência se dá basicamente com a adoção de um Kit turbo e algumas modificações no sistema de injeção. É claro que a VW foi cautelosa, e fez algumas modificações na parte de baixo do motor para suportar a pressão, como por exemplo, colocou pistões e bielas com material forjado.
Já no caso do Ford Fiesta, a montadora usou um sistema chamado compressor que para nós brasileiros é inédito e pouco conhecido, e só visto algumas vezes em filmes, geralmente em carros com maior capacidade cúbica (V8). As versões mais atuais do compressor, como é o caso do Ford Fiesta, mostra algumas diferenças de posição e de funcionamento em relação aos compressores mais antigos. Estes modelos mais compactos e adaptados para motores com injeção, apenas empurram o ar e não o combustível como nas versões mais antigas. O combustível só vai ser injetado bem próximo das válvulas de admissão. Como o ar comprimido se aquece foi instalado um intercooler que resfria o ar aumentando e melhorando a queima.
Mas há vantagens e desvantagens em relação aos dois equipamentos. Ambos exercem a mesma função, ou seja, aumentam a quantidade e a velocidade da mistura a ser queimada. No caso do compressor ou também conhecido como Blower, a vantagem inicial sobre o turbo é o maior torque em baixas rotações, já que o compressor está acompanhando a rotação do motor desde o menor giro. No caso do turbo, ele mostra sua força apenas quando a vazão dos gases do escapamento sobe muito, fazendo o que popularmente se diz como "encher a turbina". Dependendo do tipo de motor e do tamanho da turbina essa potência pode aparecer somente em altas rotações. Como essa potência aparece de repente, sem ser contínua e progressiva como no compressor, a entrada do turbo é geralmente sentida por um "coice" deixando a dirigibilidade comprometida dependendo da pressão usada. Já o compressor se mostra mais dócil por atuar desde as mais baixas rotações do motor e subindo de potência conforme a rotação do motor aumenta, propiciando com isso também uma melhor condução do veículo. Mas há uma semelhança entre os dois, a necessidade de uma taxa de compressão menor, conseguida através de pistões menos cabeçudos. Com isso evita-se batidas de pino e quebras do motor.
Outra vantagem do compressor é sua durabilidade, pois ele utiliza óleo especial, e sua lubrificação é independente do motor. Não há contato entre os rotores, por isso o compressor roda por muito tempo sem necessidade de retífica. Também com o compressor não é necessário aguardar 30 segundos ou mais para desligar o motor - como em um motor turbo. Mas agora vem às desvantagens, a primeira delas é que com o turbo se aumenta a potência com um simples regulagem de uma válvula de pressão, no caso do compressor o que se muda é a relação entre as polias do compressor e do virabrequim. Com a polia reduzida os rotores ganham rotação mais rapidamente, aumentando o torque em baixa rotação. Já com o inverso, você perde torque em baixas rotações, mas ganha potência em altas rotações.
Mas há ainda uma outra diferença e esta é muito importante, que é o fato de o compressor não estar disponível ainda para a maioria dos carros, que no caso do turbo, tornou-se bastante comum. Outra vantagem do turbo é que ele é bem compacto e sua colocação é relativamente simples, não sendo necessário muitas adaptações.
Portanto vamos aguardar até que alguns fabricantes coloquem no mercado kits de compressores para nossos carros e vamos ver como essa briga vai acabar ou se está apenas começando.

Tchesco
http://www.envenenado.com.br/preparacao/


http://www.aviacaoexperimental.pro.br/a ... harger.pdf



eu andei procurando um supercharger pro mx3, pra comparar, e não encontrei nada, alguem sabe se tem um?

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Dom Out 04, 2009 11:39 pm
por Miguelitto
bela materia hein Aropeli....

Cara eu nunca vi um Superchager, mas uns tempos atras tinha um maluco ai que falou q tinha colocado um no MX dele, mas ninguem nunca viu o carro dele, hehe....

Era do interior de SP....

A PauloPP tb tava com a ideia de por um, mas pelo o q sei ele desistiu pra por o turbo, hehe....

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Dom Out 04, 2009 11:46 pm
por Loc
somais o supercharger.
tem um cara na sto amaro q eh especialista em supercharger.
tbm to pensando em por no meu carro.
bem melhor q turbo, e com ctz vai foder menos o motor.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 12:21 am
por Miguelitto
Sem contar q o Superchager, naum tem o LAG do turbo neh?!

Eh potencia desde o começo, hehe.....

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 9:35 am
por alercs
supercharger é monstro hehehehe..
acho que eu ficaria com um supercharger ao inves do turbo tbm.. conforme matéria acima, cosiderando vantagens e desvantagens prefiro o supercharger..
abc

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 10:04 am
por Aropeli
Eu tb acho melhor o supercharger, mas esta sendo duro de achar alguem q tenha colocado, alguma oficina q monte ele, e alguma loja q o venda tb.....
assim q eu conseguir comprar meu mx3 pretendo colocar um supercharger....
abraços.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 11:11 am
por David Farina
uia, eu n sabia q tinha q esperar pra desligar um carro turbo...
isso tbm vale pra carros turbo de fabrica ?

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 1:26 pm
por Caio
Fala galera !!! Mto boa a materia ... bom vou relatar um pouco da experiência ... possuo a pickup corsa turbinada ... o turbo é realmente impressionante as retomadas de velocidade e o tempo q vc leva a atingir as velocidades a manutençao é bem mais intensa que um supercharger ... o fato de esperar para desligar o carro turbo é verdade porém com o tempo acostuma-se eu pelo menos :lol: ... e tem dispositivos no mercado q vc instala q qdo para o carro vc retira a chave e o carro continua funcionando pelo tempo q vc determinar mesmo com portas trancadas e tudo ... O carro supercharger dirijo um fiesta 1.0 supercharger apesar de serem motorizações diferentes o fiesta anda muito se nao me engano gera seus 96 cv ... um dia para testar andei ao lado de um polo sedan 1.6 com 110 cv ate fim da 3 marcha depois q ele conseguiu ter alguma vantagem mas nao muita ... em baixa o carro é bem agressivo pela sua motorização porem procurando altas velocidades nao iguala-se a um carro 1.6 ... bom apesar de nao entender mto e nao ter mta tecnica no q digo esta ai a opniao valew galera!!!!
PS : mas qdo pegar meu otro MX tenho projetos p turbinar :P pois é mais facil e eu particularmente gosto mais.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 2:00 pm
por Loc
quem quiser um bom preparador de supercharger

http://www.mvspreparacoes.com.br

o cara eh fera no q faz e no site tem varios videos, fotos e o resultado do dyno.
fora as especificações do q ele fez no motor.
qndo eu tiver com uma graninha sobrando o meu vai ser um supercharger tbm ;)

os custos sao qse iguais ou um pouco mais q preparar um carro turbo.
e fica bem melhor q um turbo.
menos gastos =)

pra vcs teram uma base de uma preparação q o cara fez num astra.

a criança no motor ;)
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o meu to nitrando, so falta o supercharger agora :twisted:

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 2:02 pm
por Loc
David Farina escreveu:uia, eu n sabia q tinha q esperar pra desligar um carro turbo...
isso tbm vale pra carros turbo de fabrica ?


tem q esperar uns 10 segundos farina, q eh o tempo da ventoinha da turbina parar de rodar.
pros turbos de fabrica vc nem precisa fazer isso.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 2:28 pm
por Miguelitto
Loc quanto vc ta gastando pra nitrar!?!?

queria fazer isso no meu tb...., mas soh vi instalações acima de 5K

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 2:42 pm
por Loc
u ahu h auha uh auh
liguei agora na mvs e perguntei qnto q era pra colocar um supercharger.
8 mil e uns quebrados ;)
contando com mao de obra e bla bla bla.

entao miguelitto, o kit sai por uns 1500 usado, e uns 2200 novo.
mais a mao de obra pra colocar tdo, acertar.
achu q sai na faixa de uns 3k
deve ter lugar mais barato.
eu to estudando aqui os preços.

tbm to de olho nesse supercharger ae.
o carro fica o demonio.
a mulher me falou q dependendo do supercharger vc tem ganho de ate 150 cv acho.
e o bom eh q vc consome gasolina se quiser.
pq o supercharger funciona assim.
ele so ativa c vc afunda o pe no acelerador, c vc pisar normal ele n ativa o supercharger.
mas mesmo nao pisando ele fica em funcionamento.
a correia eh ligada direto no virabrequin.
dai c vc pisa fundo vem toda a potencia e eh so alegria.
gruda no banco h aU auhA

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 3:08 pm
por alercs
putss que dahora.. é um investimento auto pra porra . 8 barão pra por supercharger.. deve valer a pena...
muito louco esse spercharger do astra.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 3:20 pm
por Loc
alercs escreveu:putss que dahora.. é um investimento auto pra porra . 8 barão pra por supercharger.. deve valer a pena...
muito louco esse spercharger do astra.


pois eh alercs
investimento bruto, porem q nao vai te dar dor de cabeça.
e vc so usa a potencia na hra que quiser.
anda como c fosse o carro original, ou acelera mesmo e anda com a potencia maxima.
tdo instantaneo e sem lag.

Re: Turbo ou Supercharger?!

MensagemEnviado: Seg Out 05, 2009 7:08 pm
por Cris
Supercharger é bacana, mas tem um barulho chato se vc usa o carro pra viajar, etc.

se alguém tiver interesse em ver, procura no youtube palavras como Miata Supercharged, etc que vai ter uma noção do barulho e da rotaçao pro motor 1.6 do MX3.

Alguns fabricantes tem kits legais para ter uma idéia de peças...apesar de ser praticamente o mesmo motor do miata, o kit dificilmente servirá no mx3 por uma questão de espaço (miata=motor longitudianl e RWD e mx3 motor transversal e FWD)...mas pelo menos dá pra ter uma noção.

http://www.fastforwardsuperchargers.com/
http://www.flyinmiata.com/
http://www.jacksonracing.com/ (o do honda serve no mx3)

MX-3 1.6 supercharged nunca vi....já V6 tem alguns por aqui (no canada)...um dos primeiro que fizeram isso foi o Jeff Abrams (mazdamaniac)...quem tiver curiosidade pode ver aqui; http://www.mazdamaniac.com (clica no logo e depois clica no MX3)...ele usou por 2 anos um Vortech, depois acabou tirando o supercharged e turbinou.

Particularmente, prefiro o turbo....apesar de exigir mais trabalho que um supercharger, acho que tem mais potencial pra quem gosta de estar sempre fazendo upgrades no carro. O bom é tirar o lag da baixa rotaçao do 1.6, masssssss......sei lá....um 1.6 turbo montado decentemente é mais prazeroso de dirigir do que um supercharged (opinião pessoal).

Abaixo imagem de um 1.6 turbo muito bem montado...um dos mais bacanas que já vi...saiu uma materia dele uns anos atras, depois posto aqui (revista gringa).
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