Dicas sobre mudanças para aro 17

Curiosidades sobre o MX-3
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aqui: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor alercs » Ter Dez 15, 2009 7:31 pm

Imagem
Quando se fala em tuning, é quase impossível não associá-lo à troca das rodas originais por outras de desenho diferenciado e, claro, de maior diâmetro. Nos Estados Unidos, existem utilitários esportivos que usam rodas de até 26 polegadas! Mas como fica na prática o comportamento dos carros que têm as rodas trocadas por outras maiores? Existe um critério para essa mudança de tamanho, ou vale a regra do ''se couber e rodar, está valendo''? Para responder a essas perguntas, fizemos um teste na pista de provas da Pirelli, em Sumaré (SP), comparando rodas de 15 polegadas com as de 17. O primeiro passo foi a escolha do carro. A opção foi a Saveiro, por três razões: tem grande popularidade entre os adeptos do tuning, é relativamente barata na hora de equipar e conta com uma quantidade variada de rodas à disposição dos interessados em mudar de aro. As rodas originais Volkswagen - liga leve de aro 15, calçadas com pneus 195/50 R15 - deram lugar a outro jogo, da marca TSW, com aro 17 e pneus 205/40 ZR17. Essa mudança não pode ser feita aleatoriamente. Numa operação que os fabricantes de pneus chamam de ''turn-over'' (algo como ''mudança para cima'', numa tradução livre), deve ser respeitado o limite máximo de 3% de diferença entre o diâmetro do conjunto original e o do que vai ser instalado (saiba mais clicando na última foto da galeria).
O teste foi dividido em dois: na parte subjetiva, foi avaliada a dirigibilidade em piso seco e molhado, além do conforto. Na parte instrumentada, novamente foi avaliado o conforto, dessa vez de forma mais objetiva e precisa, além da aquaplanagem, critério fundamental quando se fala em rodas e pneus. A tarefa de avaliar cada detalhe da mudança de comportamento entre o aro 15 e o 17 ficou nas mãos de dois experientes pilotos de teste da Pirelli, César Augusto Urnhani e Marcelo Moreno.
Com o dia ensolarado, 26 ºC de temperatura e 56% de umidade relativa do ar, encontramos as primeiras diferenças. Segundo a avaliação dos pilotos, no piso seco as rodas 17 são mais ''rápidas'' nas respostas do veículo e, por causa disso, o volante apresenta reações mais esportivas. Como há mais borracha em contato com o piso, as manobras do motorista são sentidas na pista com mais rapidez, tornando o carro mais arisco.
No entanto, quando o veículo chega ao limite da aderência numa curva ou em manobras de emergência, a perda de contato ocorre de forma mais rápida. Na prática, significa que o pneu com o aro 15 canta mais cedo e ''avisa'' que vai desgarrar, apresentando escorregamento em velocidades menores. Ou seja, o carro escorrega em velocidades menores, porém seu comportamento é mais previsível, sem sustos para o motorista menos habituado a essa situação. Já o aro 17 permanece mais tempo grudado no chão, porém é menos previsível, desgarrando em curvas fechadas sem aviso. ''A roda maior é mesmo indicada para quem procura uma condução mais esportiva, mas o motorista precisa estar à altura, senão perde controle fácil'', diz o piloto César Urnhani.
Naturalmente, com a maior área de contato, o aro 17 apresenta maior limite de aderência, permitindo que as curvas sejam feitas em maior velocidade, fazendo que a Saveiro levantasse uma das rodas traseiras numa manobra extrema. Outra conseqüência do uso do aro 17 é que o volante tende a ficar um pouco mais pesado.
No piso molhado, nova bateria de testes. Enquanto há pouca água no asfalto, as rodas maiores se saem melhor, com maior aderência. No momento em que existe o excesso de água - uma poça d'água, por exemplo -, os pneus com aro 17 aquaplanam com maior facilidade. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidades mais baixas, o que exige bastante atenção do motorista para que ele não perca o controle. Isso acontece porque a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.
Depois do teste subjetivo, é a vez de medir a aquaplanagem, em uma pista específica para esse fim. O veículo vem acelerando progressivamente sobre uma lâmina de água de 7 milímetros até o equipamento registrar a velocidade em que o pneu perdeu o contato com o chão. Com as rodas de 17 polegadas, a velocidade é 10% menor que nas de 15. Enquanto as de 17 perdem a aderência aos 78,6 km/h, as rodas originais vão aquaplanar a 87,5 km/h. Ao contrário do que alguns acham, com um pneu mais largo, o motorista precisa aliviar o pé direito mais cedo quando estiver rodando sob chuva.
Os pilotos da Pirelli lembram que variações no desenho da banda de rodagem dos pneus poderiam provocar uma leve diferença para cima ou para baixo nos números, mas nunca fariam com que a velocidade de aquaplanagem das rodas 17 fosse maior que as rodas de aro 15, desde que se mantivesse o mesmo peso do veículo.
Surpresa
Por último, é hora de medir a diferença no conforto. Para essa avaliação, foi instalado um sensor de aceleração na junção entre o amortecedor e o restante da suspensão, que media a intensidade dos impactos sofridos nesses componentes. Outro sensor foi colocado no volante, para saber quanto desses impactos chegava ao motorista. Os instrumentos mostraram que, com rodas de 17 polegadas, os impactos eram ligeiramente maiores do que com as de 15, mas a absorção feita por elas também era maior. Traduzindo em números, a absorção era de 6% no aro 17 contra 5% do aro 15. Contrariando a tese de que pneus com perfil de menor altura são menos confortáveis, quando comparados aos mais altos e com banda mais estreita, as rodas de aro 17 se saíram ligeiramente melhor. Na prática, estaria mais para um empate técnico, mas em números absolutos, os rodões ficaram na frente. ''Fiquei muito surpreso'', diz Urnhani. ''Sempre achei que a roda maior prejudicasse o conforto do motorista.''
Ao final, a conclusão é que as rodas de aro 17 são mais agressivas na condução, privilegiando quem gosta de andar mais rápido, em percursos sinuosos. No piso seco as rodas maiores são indicadas para quem gosta de - e sabe - andar mais esportivamente. Já as rodas originais são voltadas para quem dirige de forma mais tranqüila e prefere ser avisado antes dos limites do carro, para não levar sustos. No asfalto molhado, ao volante de um carro com pneus mais largos, o motorista terá de reduzir a velocidade para não aquaplanar mais cedo. Quanto ao conforto, como os números são próximos, comprovou-se que não há prejuízos com a colocação das rodas de maior diâmetro, desde que respeitadas as regras do turn-over e que as pressões originais sejam mantidas
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 8:27 pm

gostei da matéria, uma coisa eu atesto que é verdade

os pneus com aro 17 aquaplanam com maior facilidade. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidades mais baixas, o que exige bastante atenção do motorista para que ele não perca o controle. Isso acontece porque a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.


por 1 ano passando na mesma pista antes com rodas 14 depois com 17 deu pra perceber que com chuva e as 17 não era brincadeira tanto que quando chove eu maneiro na velocidade com as 17 lugares com poças então.... :D
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor Ton » Ter Dez 15, 2009 9:30 pm

Então foi por isso! :D

Dia de chuva, não estava chovendo na hora mas a pista estava molhada. Pneus aro 17 com um pequeno grande detalhe: careca! :(
Entrei em uma curva a 90Km/h e apenas no embalo, sem estar acelerando (outro erro). Não deu outra!!! Mazdinha rodou!!! 8O Foi cômico pois não foi trágico!
Rodei 180* e subi no meio fio de lado com as duas rodas do lado do motorista... ainda bem que foi bem na parte da guia rebaixada, senão tinha quebrado as rodas... Graças a Deus que só tinha eu na pista!!!

Quando parei, só ví o carinha de uma loja de piscinas que fica bem na esquina sair correndo na porta pra ver... Ele deve ter visto eu passando de lado na curva por frente da loja dele! Heehehehe...

Hoje não faço essa curva a mais de 60Km/h em dia de sol!!! rsrsrs... Estava com o mazdinha a apenas 1 semana. Imagina quebrar todo o carro!? Dá uns 3 tipos de arrepios só de pensar!!!

Abraços...
Avatar de usuário
Ton
Membro
Membro
 
Mensagens: 322
Idade: 38
Registro: 30/04/2009
Localização: Curitiba/PR
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 9:49 pm

kkkkk

eu rodei na curva, foi qse 360 mas foi com as rodas 14 meu pai tava do lado. por sorte tb foi cõmico e não foi tragico, e eu ri, e falei se fosse o golf com as 17 não tinha acontecido isso haha...

mas na pista sentido itupeva tinha uma baixada que sempre ficava uma ligeira poça de agua, e eu passando com o mazda diversas vezes na velocidade de 100/110 o carro flutuou ali em cima. e sem controle foi só deixar ir, por sorte é uma reta, ai qdo senti a volta da direção nunca mais abusei... outro dia em uma velocidade muito menor aconteceu a mesma coisa no mesmo lugar, depois disso passo a 50km com chuva hehe :D
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor ozanic » Ter Dez 15, 2009 10:05 pm

Caramba! achei que com pneus mais largos teriamos mais aderencia, mesmo o carro ficou mais pesado achei era em relaçao ao atrito maior
Adilson Ozanic SJRio Preto SP
Avatar de usuário
ozanic
Membro
Membro
 
Mensagens: 567
Idade: 59
Registro: 13/05/2009
Localização: Sao Jose do Rio Preto SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 10:11 pm

pois é alguma parte do teste eu ja comprovei no dia a dia... ele disse que o aro 15 canta o pneu e avisa antes de perder o controle e isso também é veridico o 17 qdo tem que sair de lado ele ja vai e pronto vc perde o controle e pronto. em carro turbo então..... :o
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor ozanic » Ter Dez 15, 2009 10:24 pm

Ai junior¹! mas será que nao é em pista com agua? pq nao tem sentido o pneu tem mais atrito com o asfalto tanto q o carro fica mais pesado e gasta mais?
Adilson Ozanic SJRio Preto SP
Avatar de usuário
ozanic
Membro
Membro
 
Mensagens: 567
Idade: 59
Registro: 13/05/2009
Localização: Sao Jose do Rio Preto SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 10:30 pm

ozanic escreveu:Ai junior¹! mas será que nao é em pista com agua? pq nao tem sentido o pneu tem mais atrito com o asfalto tanto q o carro fica mais pesado e gasta mais?


sim Ozanic, o que aconteceu comigo foi esse fenomeno denominado de aquaplanam acho que é isso mesmo conforme a matéria, em dia de chuva... da um medo do caramba, o carro perde a direção.. e não e obedece mais nem adianta tentar usar freio que pode ser pior qdo retomar a direção.

agora no asfalto seco com certeza tem mais estabilidade tanto em baixa qto altas rotações..... o mazda é leve e ao meu ver melhora muito com as rodas 17, na matéria isso é confirmado e diz que são os melhores indicados para direção esportiva, ou como queira agressiva hehe :D
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor Miguelitto » Ter Dez 15, 2009 10:33 pm

esse esquema de aquaplanar eh foda mesmo....

assim que coloquei as minhas, choveu na semana seguinte, logo pensei como o ozanic, pneus largos na chuva são melhores, tomei mo susto..... depois ui ler a respeito e vi q era ao contrario mesmo...

Agora nas curvas a seco, aro 17 pra cima, naum tem pra ninguem, hehe, o negocio gruda no chão...., hehe.....

qto ao conforto, achei estranho, tinha certeza o 17 absovia menos...

Ale mto boa a materia... parabens!!!!
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 10:35 pm

verdade a parte do conforto me surpreendeu tb. mas é que nós pelo menos eu, conto conformo + direção.... ai todo mundo diz o carro fica mais duro blabla principalmente quem não tem direção... mas acho que no conjunto absorver impacto, não da muita diferença mesmo. se bem que meu pneu é 225/45 mais alto mas não deve mudar muita coisa.
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor alercs » Ter Dez 15, 2009 10:56 pm

fico feliz que a galera curtiu a matéria vi na net e resolvi compartilhar, quanto a aquaplanagem é dado a explicação, como a banda é maior o peso entre as laterais no pneus é menor, tornando possivel aquaplaagem mais cedo do que as 14.. é ao contrário do que muita gente pensa.. eu tambem nao sabia, é como o miguelitto falou, no seco a vantagem é absurda, só tomando cuidado em saber o limite, pois conforme a matéria as 17 nao avisam quando esta para perder aderencia....


abc
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor juniorussi » Ter Dez 15, 2009 11:06 pm

o muito 10 a matéria ale..

o limite é o céu hahaha. :D brincadeira :wink:
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor Geo » Qua Dez 16, 2009 6:28 am

Legal a matéria Alercs.

Ton escreveu:Então foi por isso! :D

Dia de chuva, não estava chovendo na hora mas a pista estava molhada. Pneus aro 17 com um pequeno grande detalhe: careca! :(

Abraços...


E que pequeno grande detalhe hein!!! naquele dia do encontro eu vi :lol: :lol:
Avatar de usuário
Geo
Membro
Membro
 
Mensagens: 891
Idade: 38
Registro: 02/10/2008
Localização: Curitiba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor Ton » Qua Dez 16, 2009 9:36 am

Hehehe... Pois é Geo!

Mas agora já estou com pneus novos... mas mesmo assim não arrisco... depois do susto! Hehehe...
O carro saiu de traseira... Se não fosse o susto eu teria controlado e feito um drift naquela curva! rsrsrs...
Mas a gente vai aprendendo... hehehe... até procurei no google algum curso de pilotagem aqui em Curitiba mas não achei...

O legal era achar uma área grande e livre, para poder conhecer os limites do carro e tal... mas também não achei...
Avatar de usuário
Ton
Membro
Membro
 
Mensagens: 322
Idade: 38
Registro: 30/04/2009
Localização: Curitiba/PR
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas sobre mudanças para aro 17

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Dez 16, 2009 10:40 am

-parabéns pela matéria Ale,muito esclarecedora!!!! :D
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Próximo

Retornar para Curiosidades

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante