Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Curiosidades sobre o MX-3
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aqui: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor ralf » Qui Set 22, 2011 12:14 pm

Teste de superaquecimento oleo mineral X oleo sintetico, uma coisa e certo, se demorar demais pra trocar o mineral ai sim podera dar "merreca" Esse teste em si, não me convenceu mas...
Vejam o resultado do teste e tirem suas proprias conclusões:

Agora uma coisa e certa em caso de borra, não interessa q seja oleo mineral ou sintetico , e sim a troca no tempo recomendado. :mrgreen:
Avatar de usuário
ralf
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 1353
Idade: 52
Registro: 27/08/2008
Localização: Salvador/Ba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Set 22, 2011 5:43 pm

-Acho que tem mais haver com a classificação e a aditivação do óleo ele manter suas características em altas temperaturas, do que ele ser de base mineral ou sintética, afinal para que serviriam então os detergentes anti-borra, e outros aditivos colocados nos óleos de classificação superior base mineral, tais como o castrol gtx 20w50 api SL anti-borra?
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor fabiocamo » Qui Set 22, 2011 7:06 pm

Deepbluemx3

Não entendo nada de óleo!! rsrs... mas esse "detergente" anti-borra, talvez ele seja apenas um material mais resistente que ao misturar com o óleo mineral evita que ocorra a borra! No caso do sintético, ele não precisa por já ser mais resistente à formação de borra.

No meu mx eu uso sintético, deixei passar uns 3 meses para poder trocar o óleo e ainda assim estava bom...
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 34
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor Leonardo » Qui Set 22, 2011 8:06 pm

fabio não use sintetico não!!! cara nosso mx é para usar mineral.. apenas mineral... ja vi gente usando semi-sintetico.. se usar sintetico pode bater tuchos!!
Imagem
Mazdaspeed
Avatar de usuário
Leonardo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 736
Idade: 34
Registro: 27/10/2008
Localização: São Paulo - SP - Limão
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Set 22, 2011 8:55 pm

fabiocamo escreveu:Deepbluemx3

Não entendo nada de óleo!! rsrs... mas esse "detergente" anti-borra, talvez ele seja apenas um material mais resistente que ao misturar com o óleo mineral evita que ocorra a borra! No caso do sintético, ele não precisa por já ser mais resistente à formação de borra.

No meu mx eu uso sintético, deixei passar uns 3 meses para poder trocar o óleo e ainda assim estava bom...

Na realidade Fabiocamo, os óleos de hoje em dia tem classificação, e qualidade, muito superior ao óleo recomendado para o nosso mx3 enquanto ele ainda era fabricado, isso tanto o mineral quanto o sintético, então se o óleo for trocado na época correta nada vai acontecer de errado.Geralmente em um carro que foi retificado o motor pode ser usado óleo sintético, ou semi, mas em um carro onde sempre foi usado óleo mineral não é aconselhável.Nos meus mxs eu sempre me dei melhor com os minerais, os tuchos não batem e o motor está sempre limpinho, já usei semi em outros mxs que tive e batia muito tucho de manhã além de baixar o nível do óleo além do normal... :twisted:
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor David Farina » Qui Set 22, 2011 11:21 pm

nunca tive problema de borra no meu mx... mas qdo peguei eu fiz questao por usar o castrol sintetico q diziam ser o melhor...
nao deu outra, barulheira de tuchos................

troquei pelo semi, n adiantou mto....


hj eu uso mineral 20w50 e sou feliz :)


ao meu ver, se vc colocar um oleo mto fino a bomba n vai conseguir circular ele direito e entao vc vai ter problemas de lubrificação...
nós temos motores com no minimo 15 anos de uso, entao nao adianta querer por oleo de bundinha de bebê nele pq ele já é um marmanjo que cresceu e fala palavrão faz bastante tempo...


obs.: essa é minha opiniao...
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor Luis_Henrique » Qui Jun 13, 2013 2:04 am

Galera, e qual óleo mineral eu uso num motor recém retificado? Se possível gostaria de uma dica de marca também. Obrigado :]
Avatar de usuário
Luis_Henrique
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 140
Idade: 32
Registro: 20/08/2010
Localização: Apiúna/Santa Catarina
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Jun 13, 2013 10:45 am

Luis_Henrique escreveu:Galera, e qual óleo mineral eu uso num motor recém retificado? Se possível gostaria de uma dica de marca também. Obrigado :]

O Óleo não pode fugir muito da especificação do manual, no meu manual é indicado o 10w30 e 0 20w 50(pgs diferentes).
Omotor do meu mx está com uns 15mil kms rodados agora, eu usei o 20w50 e o 10w40, mas o que mais se destacou foi o semi sintéttico 15w40(F1), o motor fica mais redondinho e dificilmente bate tucho, mesmo nos dias mais frios.É o óleo que uso atualmente, ele é pra 10mil kms, mas troco em torno de 7mil kms óleo+filtro, e não abaixa na vareta!
Abraço.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor alercs » Qui Jun 13, 2013 4:48 pm

O meu uso o classificação SL 15w40 Mineral...
o óleo é para 5.000Km mas troco rigorosamente a cada 4.000 + filtro

peguei o MX cerca de 40.000 km e agora está com 95.000 mais ou menos.. posso dizer que o motor é o mesmo em relação a desempenho e barulho de funcionamento tambem, nunca criou borra ou qualquer tipo de problema de lubrificação...

Ele baixa cerca de 500 ML durante o periodo de troca principalmente quando se acelera muito.
Os indices do controlar todos foram sempre muito baixos..
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor AndersonR » Qui Jun 13, 2013 10:12 pm

alercs escreveu:O meu uso o classificação SL 15w40 Mineral...
o óleo é para 5.000Km mas troco rigorosamente a cada 4.000 + filtro

peguei o MX cerca de 40.000 km e agora está com 95.000 mais ou menos.. posso dizer que o motor é o mesmo em relação a desempenho e barulho de funcionamento tambem, nunca criou borra ou qualquer tipo de problema de lubrificação...

Ele baixa cerca de 500 ML durante o periodo de troca principalmente quando se acelera muito.
Os indices do controlar todos foram sempre muito baixos..


o seu motor e o do Paulo, são os originais mais top de todos...... são praticamente zeros.....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor mx3black » Sex Jun 14, 2013 11:11 am

Peguei meu Mx com 117.000 motor nunca feito, sou o segundo dono e atualmente está com 133.000, e ainda com muita saúde.
O óleo sempre foi utilizado o Castrol 10w 40 magnatec. Atualmente existe o magnatec 10w 30 mas na época não. E continuo com ele, time que está ganhando não se mexe.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor GilbertPink » Dom Jul 07, 2013 9:55 am

:D Shell Helix 10w40 HX7 para MX3 o carro agradece :D

¨¨Testado e comprovado nas pistas. A Shell possui uma renomada equipe global de técnicos e cientistas que desenvolve continuamente o lubrificante Shell Helix para assegurar que o produto mantenha os motores em ótimas condições.

Lubrificante de tecnologia sintética 10W-40.
Limpa e protege para uma melhor resposta do motor.
É duas vezes mais eficiente do que os lubrificantes convencionais na remoção de depósitos de sujeira no motor.

Shell Helix HX 7 é recomendado para:
Motores com injeção eletrônica, sistema de recirculação dos gases de combustão e conversores catalíticos, movidos à gasolina, etanol, flex e GNV.¨¨
Anexos
a5ca0ef15efb05bd55d1f39f959736c0.jpg
Shell Helix 10w40 HX7
Imagem
Avatar de usuário
GilbertPink
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 269
Idade: 58
Registro: 29/01/2012
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Teste basico oleo mineral X oleo sintetico.

Mensagempor DanielDL » Sex Jul 12, 2013 10:55 pm

Estou usando Selènia 10W30 Semi Sintético, meu carro fica parado de segunda à sexta, quando ligo-o no final de semana não bate tuchos ou apresenta qualquer irregularidade, mesmo em temperaturas muito baixas, assim que o comprei ele estava com 10W30, não sei qual especificação, mas batia os tuchos na primeira partida a frio.

Seria interessante usar óleo mineral na próxima troca? Meu motor tem 58.000km e nunca foi aberto.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 29
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L


Retornar para Curiosidades

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron