Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Curiosidades sobre o MX-3
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aqui: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Mai 30, 2012 8:19 pm

:lol: :lol: :lol:
-Calma leia o texto antes de me Xingar... :lol:
Imagem

Eu já havia observado que alguns carros de filmes da década de 60, possuíam dados de pelúcia no retrovisor, porém eu desconhecia o significado.

De um tempo pra cá, esses dadinhos voltaram a aparecer como um simples objeto estético que em minha opinião só cai bem em carros antigos. Então fiz uma busca na internet e num site de fãs do pequeno Celta da GM, encontrei um fórum somente sobre esse penduricalho, mas ninguém se atrevia a supor qual o seu real significado. O que me deixou com o pé atrás sobre comprar ou não os dadinhos, foi que nesse mesmo fórum, alguém comentava que o adereço provocava brincadeiras do tipo: “Olha aí, o cara tem dado no carro”. Por pura ingenuidade, acreditei que ninguém iria ter essa idéia por aqui... Como não!? Estou no Ceará, terra de gente moleque, que rir mesmo quando tudo dá errado, que consegue ver um lado engraçado em tudo, que chegou ao ponto de vaiar o sol!!

Pois é, eu estava de passagem pela Av. Antônio Sales quando resolvi parar na loja de acessórios do Oliveira para comprar um filtro de ar e para minha surpresa, muitos dadinhos na prateleira. Acabei por comprá-los na cor vermelha e esqueci o filtro de ar.

Levei a nova aquisição para oficina do Isidoro, onde o Karmanga ainda estava internado, e mostrei tanto ao Isidoro quanto ao Carlinhos (gerente da oficina e quem fez a adaptação dos freios à disco na traseira do Karmanga) que não comentaram praticamente nada, mas foi só eu pendurar no retrovisor que o Carlinhos (não sei porque o chamam assim no diminutivo, já que ele tem, seguramente, mais de 120Kg) disse em alto e bom tom, “Olha aí Isidoro, o Maurício tem dado no carro”...

Bem, esquecendo o lado cômico dos dadinhos, descobri que desde o fim da década de 50, muitos jovens utilizavam esse símbolo para informar à qualquer outro motorista que estavam dispostos à disputar um racha. Significava “Ready to the game” ou pronto para o jogo. Mas antes que alguém pense que ando disputando racha por aí, os dadinhos também informavam nas entrelinhas que o carro possuía algum veneno sob o capô e hoje, faz uma referência a antigos potentes.

Referência: http://blogdobaxim.blogspot.com.br/2009 ... visor.html
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor Luis_Henrique » Qua Mai 30, 2012 9:07 pm

kkk que shoow! Bom saber o significado deles... uso no meu carro e nunca me perguntei qual seria o significado, mas agora ta ai esclarecido ;D kk

Mas não me encaixo em nenhum dos significados kkk pelo menos por enquanto que o motor ta original /fiu kkk
Avatar de usuário
Luis_Henrique
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 140
Idade: 32
Registro: 20/08/2010
Localização: Apiúna/Santa Catarina
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor Paulo » Qua Mai 30, 2012 9:28 pm

Caro amigo Deep, realmente muito interessante a definição dos famosos dadinhos. Cansei de ver esses adornos por aí mas simplesmente não entendia o significado. Porém, como sou neto de Cearense com Pernambucana por parte de pai e de italiana com português por parte de mãe, também adoro piadas(principalmente de português), de uma boa gargalhada e festas animadas, e como um bom neto dessa mistura, mesmo depois da sua explicação ainda passou pela minha cabeça quando vi a foto: "esse cara tem dado no carro, e deve ser difícil pq o carrinho é pequenininho" hehehehehehehe.

Um abraço à vc a para essa gente boa dessa terra que ainda não tive oportunidade de conhecer e parabéns pelo Karman.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Mai 30, 2012 11:24 pm

-Legal Paulo, eu tb adoro brincadeiras e uma boa piada, em mim é o sangue italiano que fala mais alto, sou filho de italianos e tenho ascendência austríaca por parte de mãe tb, e como todos sabem os italianos são uns fanfarrões por natureza... hehehe
-Quanto ao dono do karmanga, ele deve mesmo "sofrer" se for muito dado nesse carro que é minúsculo por dentro kkkkkkkk!
-O karmanga , infelizmente,não é meu não, só transcrevi na integra o texto do artigo do blog que está referido no fim do meu post...
-Parabéns pela sua ascendência nordestina, povo muito bom alegre e trabalhador, aliás, têm muitos costumes, e moral, parecidos com os italianos, daí eu me entender tão bem com minha esposa, que é alagoana! :D

Grande abraço!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor VITINHO » Sáb Set 29, 2012 3:15 am

Show não tinha idéia que o real significado dos DADOS eram estes... Muito massa mesmo!!!
ANDANDO NAS SOMBRAS E QUEIMANDO ASFALTO...
(sorria você está sendo ultrapassado)
Avatar de usuário
VITINHO
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 50
Idade: 32
Registro: 12/06/2011
Localização: Camaquã / RS
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ
 
Birthday

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor juniorussi » Sáb Set 29, 2012 8:35 am

Eu tb não sabia o real significado, mas faz tempo eu vi certos adesivos com os dados que dava a entender que é isso mesmo, não lembro o que tava escrito, mas era algo do tipo GO> jogue os dados e 2 carros arrancando :lol:

mas legal eu nunca tive os dados até acho bacaninha
Avatar de usuário
juniorussi
Membro
Membro
 
Mensagens: 596
Idade: 40
Registro: 01/09/2006
Localização: Jundiaí - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor .AJ. » Sáb Set 29, 2012 9:14 am

Cara confesso q ja ia zuar tb, mas gostei do significado e agora vou colocar no meu opalão 79 preto ja q ele vai ganhar um v8 350 q é um VENENINHO de mata godzilla
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Você tem Dado(s) no seu MX-3 ?

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Set 29, 2012 1:10 pm

Muito legal esses apetrechos que se tornam míticos em torno da figura dos carros...Mostra como o pessoal adora seus carros, e tudo que se relaciona a eles tem significado especial, cultura a se preservar! :wink:
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ


Retornar para Curiosidades

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante