Carlão Adrena escreveu:Saudações a todos.
Andei longe daqui por um tempo mas finalmente estou terminando de montar o motor NOVO do meu MX3.
Comprei algumas peças do Lex no início e as demais importei direto tudo Standart, fiz o motor inteiro só não mexi nos comandos de válvuras que estavam intactos.
Na hora de montar eu e meu mecânico nos deparamos com uma peculiaridade, as válvulas do 3º cilindro abrem com uma pequena diferença de tempo das demais.
Seguimos os diagramas e conferimos tudo, mas parece estar tudo ok, e como não mexi nos comandos não há possibilidade de erro de retifica.
Encontrei uma menção em espanhol num site mexicano que diz "peculiaridade do tempo de queima", sem especificar mais nada.
Alguém já ouviu falar sobre algo assim desse motor 1.6 16V DOHC?
Estamos com tudo pronto, e pesquisando sobre o assunto antes de colocar para funiconar, só queria ter certeza se a diferença é normal, pois é tão pequena que teóricamente seria imperceptível com o motor funcionando.
Grande abraço a todos.
Fala Carlão,
Por favor, explique como você e seu mecânico encontraram a tal "diferença de tempo" e o que é exatamente essa diferença.
Desconheço qualquer tipo de motor automotivo que tenha essa característica (na verdade nunca ouvi falar em motor a combustão interna com "diferença de tempo"), muito menos o do MX-3. Além de não ter sentido, tal diferença faria o motor vibrar e trabalhar de forma extremamente áspera, se é que funcionaria, e no caso do MX-3, exigiria um distribuidor assimétrico (a tampa do distribuidor do MX-3 1.6 é compartilhada com outros motores da Mitsubishi, portanto não há sentido nisso); além disso, essa diferença faria o motor emitir estouros pelo escapamento.
Deep,
Desgaste no comando causaria diferença apenas no levantamento das válvulas.
Gero escreveu:Ola Carlao!
Tive um Uno 1.6r e por quebra de correia acabei mechendo no cabecote e consequente nescessidade de regulagem final nas valvulas...;
Na ocasiao precisamos medir com muito cuidado as pastilhas do mesmo (paqimetro, fita de mm, etc...);
O Deep disse correto, pode ser desgaste no comando, pastilha e ainda parece ter uma mola por la;
Talvez voces possam trocar as pastilhas para as vlavulas abrir em sintonia com as outras...;existe varias espessuras...
E bom contatar alguem que tenha experiencia em fazer essa regulagem;
No Mx-3.com tem esse esquema - ande pra frente e pra tras nas paginas 57,58, ...etc...
http://www.mx-3.com/manuals/showimg.php ... B1-060.gif Espero ter ajudado!
Seu amigo; Gero;
Gero,
As chamadas pastilhas nada mais são do que pequenos calços usados para eliminar folgas entre o excêntrico (lóbulo) e o tucho da válvula, nos chamados comandos mecânicos. Nos comandos hidráulicos, como é o caso dos motores dos MX-3, não existem pastilhas e sim tuchos hidráulicos, que são preenchidos com óleo do motor e se ajustam ao comando de válvulas, eliminando as folgas que possam existir.
Abraço,
Toni