Motor Baixando oléo

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Motor Baixando oléo

Mensagempor PedroKrichaki » Seg Jan 20, 2014 1:51 pm

Fala galera !! Então, fiz o motor recentemente (coloquei todas as peças novas e originais), não rodei 1000 km ainda, mas o nível de óleo ja baixou para o minimo.

Está com um pequeno vazamento entre o motor e a caixa, mas acredito que não seja só isso.

Alguma dica do que posso fazer pra resolver isso de uma vez por todas.

Valeu
Avatar de usuário
PedroKrichaki
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 29
Idade: 29
Registro: 11/12/2012
Localização: Campo Largo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Sparkle Green Metallic - 11R

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor DanielDL » Seg Jan 20, 2014 1:57 pm

Você notou se há fumaça saindo em algum momento pelo escapamento do carro, indicando alguma queima de óleo? Num carro novo, dizem ser aceitável um consumo de óleo até os 3000km, pois as peças do motor ainda não assentaram da forma correta. Sendo o motor novo, é possível que algo assim esteja acontecendo. Pode ser que haja vazamento em mais locais também.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor deepbluemx3 » Seg Jan 20, 2014 2:24 pm

-O vazamento é muito importante tirar para saber se está consumindo óleo.
-Verifique o nível do óleo com o motor quente(temperatura normal), uns quinze minutos após ter desligado o motor.
-\o motor novo demora uns 5mil kms para assentar os anéis, antes disso é normal baixar um pouco o nível de óleo.
-Aconselho vc trocar o óleo com os 1000kms rodados, pois se tiver alguma sujeira residual da usinagem sai tudo, caso contrário seu motor pode ser prejudicado(isso já aconteceu comigo...) :cry:

Abraço.
Deep.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor rafael.libanori » Seg Jan 20, 2014 8:48 pm

boa noite pessoal, aproveitando o embalo do nosso amigo Pedro, hoje fui dar uma conferida no nivel do oleo do meu e nao era que estava meio baixo ? olhei na etiqueta da quilometragem que foi trocada e pra minha surpresa só tinha rodado mil quilometro ... e outra de vez em quando eu vejo uma fumaça saindo pelo escapamento (nao sempre) 1ª partida do dia ... quando da umas aceleradas mais forte ... essas coisas ... sera que vai ter que fazer a bendita retifica ? PS: uso oleo 10/40 e o motor estah com 129mil km....
rafael.libanori
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 72
Idade: 29
Registro: 21/11/2012
Localização: Pederneiras
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor DanielDL » Seg Jan 20, 2014 9:34 pm

rafael.libanori escreveu:boa noite pessoal, aproveitando o embalo do nosso amigo Pedro, hoje fui dar uma conferida no nivel do oleo do meu e nao era que estava meio baixo ? olhei na etiqueta da quilometragem que foi trocada e pra minha surpresa só tinha rodado mil quilometro ... e outra de vez em quando eu vejo uma fumaça saindo pelo escapamento (nao sempre) 1ª partida do dia ... quando da umas aceleradas mais forte ... essas coisas ... sera que vai ter que fazer a bendita retifica ? PS: uso oleo 10/40 e o motor estah com 129mil km....


É bem provável que sejam os retentores das hastes das válvulas. Eles ressecam com o passar dos anos e começam a deixar passar um pouco de óleo para a câmara de combustão. O meu Mx-3 tinha só 60.000km e os retentores já estavam deixando passar um pouco. Eu aproveitei e troquei todas as juntas do motor junto com eles. Segundo meu mecânico não era necessário ter feito a troca ainda, bastava ficar atento ao nível do óleo, mas como sou detalhista fui e os substituí.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor rafael.libanori » Ter Jan 21, 2014 10:52 am

bom dia , espero que seja apenas os retentores ... hoje mesmo vou leva-lo no mecânico pra ele dar uma olhada ... Obrigado por enquanto =D
rafael.libanori
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 72
Idade: 29
Registro: 21/11/2012
Localização: Pederneiras
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor Baixando oléo

Mensagempor rafael.libanori » Qui Jan 23, 2014 10:44 am

bom dia galera ... fui completar o oleo do motor hj ... e pra minha felicidade nao precisou de muito oleo ... pra completar foi menos de 300ml nao sei o quanto foi ao certo pq eu tinha 500ml que tinha sobrado da troca e ainda sobrou um pouco ... mas foi bem pouco ... sendo assim acho que nao esta tao feia a situaçao ainda ... mas vou começar a observer com maior frequencia o nivel ...
rafael.libanori
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 72
Idade: 29
Registro: 21/11/2012
Localização: Pederneiras
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante