Regulando o TBI do MX-3

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Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor desordeiro » Dom Nov 22, 2015 6:30 pm

AndersonR escreveu:Bom pessoal, achei essa uma dica legal pois no meu caso, eu consegui regular a marcha lenta do meu carro que ficou 100 % estável depois dos ajustes. Pra quem quiser, pode tentar também, veja abaixo :

Para poder fazer estes ajustes e a limpeza, é mais fácil com o TB fora do carro, o que não é difícil de desmontar. Mas antes de desmontar, tente já comprar uma junta nova, que vai entre o coletor e o TB. Normalmente, caso o seu TB nunca tenha sido limpo, você vai notar que na válvula borboleta e nas paredes do TB estará bem sujo, com resíduos e crostas de óleo e sujeira. Tente deixar tudo brilhando com muito cuidado para não entortar nada. Depois de tudo limpo, você terá que fazer 1 ou 2 ajustes antes de instalá-lo novamente no carro. Primeiro, você terá que ajustar a posição da borboleta. Veja abaixo como :

A primeira coisa é soltar a porca e o parafuso mostrado na foto abaixo. Solte o parafuso até a válvula da borboleta encostar no corpo do TB

Imagem

Agora, lentamente vá apertando o parafuso até você ver a válvula borboleta abrir. A idéia é conseguir fechar o Maximo possível a válvula borboleta mas sem encostar nas paredes internas do corpo do TB. Se a válvula ficar encostando nas paredes do corpo do TB, isso vai causar desgastes em ambas as peças e atrapalhar sua função. Quando você conseguir deixar a válvula numa posição que esteja fechada mas não encostando nas paredes do corpo, aperte a porca para travar o parafuso.


Agora vamos ajustar seu TPS ( Throttle Position Sensor ) ( Sensor de Posição de Aceleração ). Para isso, você vai precisar de um multímetro e de um calibrador de folga. Veja na próxima imagem. Veja a posição das abas com um circulo em vermelho para conferir se você esta olhando seu TB do mesmo ângulo. Veja os conectores com um circulo amarelo nomeados A e B.

Imagem


Agora teste a continuidade entre os pinos A e B. Você tem que ter continuidade nesse ponto. Mas se não tiver, não entre em pânico. Se você ajustou sua válvula como mostrado acima, isso é normal. Insira a lamina 0.3mm do calibrador de folga, como na imagem abaixo. Solte os 2 parafusos que seguram o TPS, para poder gira-lo. Agora com o multímetro ligado no 2 pinos, Use movimentos bem pequenos e lentos e gire o TPS até você conseguir continuidade entre os 2 pinos.

Agora insira a lamina 0.4mm como na imagem abaixo.

Imagem

Você não pode ter continuidade entre os pinos A e B com o calibrador 0.4mm inserido.

Então, recapitulando. Você tem que ter continuidade entre os pinos A e B com e sem a lamina de 0.3mm inserida. E você não deve ter continuidade entre os pinos A e B com a lamina de 0.4mm inserida. Quando você conseguir esse resultado, então aperte os 2 parafusos do TPS, com cuidado para não perder a configuração feita. Após apertar os parafusos do TPS, confira se a configuração ainda continua como mencionada acima.

Agora, é só instalar novamente seu TB no carro. Certifique-se de colocar uma junta nova entre o TB e o coletor.


Caso você precise ajustar sua marcha lenta, depois de tudo montado, você deve fazer um jumper ( juntar ) no conector de diagnostico do carro ( que fica atrás da bateria ) os pinos GND e TEN. Depois com o motor ligado, ajuste soltando ou apertando o parafuso IAA ( encontrado na parte de cima do TB ) até você conseguir manter o motor em 750 ~ 800 RPM. Depois, ainda com o motor ligado, retire o jumper.


Dando uma força ao autor do post, agora com as imagens corrigidas
desordeiro
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