Regulando o TBI do MX-3

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor AndersonR » Ter Jul 13, 2010 6:30 pm

ou usar alguma lamina exatamente com as mesmas espessuras !!
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor tonylilegu » Qua Jul 14, 2010 6:47 pm

Anderso como vai estou tambem precisando dos seus serviços rsrsrs
Pô cara vc pode montar sua oficina já
ome mx esta precisando dessa regulagem
me passa o orçamento que estou levando amanhã mesmo
abraços
Tony
Tony
Avatar de usuário
tonylilegu
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 49
Idade: 68
Registro: 23/08/2007
Localização: São Paulo SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor tonylilegu » Qua Jul 14, 2010 6:52 pm

ANDERSON Não aguento mais esta marcha lenta instável
preciso do seu socorro me ajude
Tony
Avatar de usuário
tonylilegu
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 49
Idade: 68
Registro: 23/08/2007
Localização: São Paulo SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor ROGERIOL » Qui Fev 10, 2011 3:51 pm

Anderson,
Lá nos idos do início do tópico, em 2006, só que não consta mais aqui, o NiponBlade tinha postado que a regulagem do TPS tinha que dar corrente fechada com o cálibre fino (0,3mm) e corrente aberta com o de 0,4mm.
Exatamente o contrário do ensinado por ti.
Mas, pela lógica, não seria correto o jeito do Niponblade?
Pois, com a borboleta aberta (0,4mm em diante) e o tensor com corrente fechada, vai dar "buraco" na acelaração não vai?
Com a borboleta fechada é que deveria dar corrente fechada também.

Falo isso, pois o meu DOHC tá com TPS seminovo original da Mazda (comprado em 2008), distribuidor completo novo e recém colocado (comprei no e-bay) e continua com um buraco aos 3000 rpm.
E a regulagem fiz conforme seu tutorial.

O que acha?
Será que é o regulador de pressão.

Abraço.
MX-3 na veia!
Avatar de usuário
ROGERIOL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 54
Idade: 49
Registro: 08/02/2011
Localização: Brasília - DF
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor arthur marino » Sex Jun 17, 2011 10:53 am

Muito bem explicado parabéns a todos, mas........... alguem poderia colocar uma foto da tampa do local do diagnóstico, a caixa perto da bateria, para poder saber onde fica o gnd e o ten pois no meu carro essa tampa não existe mais, comprei assim, ou melhor ainda, o endereço de uma oficina em São Paulo ou Campinas que seja "HONESTA" e entenda bem de mx3, assim eu poderia resolver esses problemas de forma profissional rsrsrsrr eu agradeço a todos pela atenção.
arthur marino
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 5
Idade: 64
Registro: 16/06/2011
Localização: itatiba, sp
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Jun 17, 2011 10:58 am

É fácil Arthur, no começo do tópico do autodiagnose tem um desenho do conector, e o formato é idêntico ao do carro, fica fácil de vc identificar os terminais... :D
Olha ele aí...
Quanto a oficina que entenda fala com o Márcio, excelente mecânico de Campinas,, trabalhou como tal na MAZDA o tel dele
é 19 97659417
Anexos
CONECT~1.JPG
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor JoaoCandido » Dom Nov 13, 2011 8:00 am

AndersonR escreveu:Bom pessoal, achei essa uma dica legal pois no meu caso, eu consegui regular a marcha lenta do meu carro que ficou 100 % estável depois dos ajustes. Pra quem quiser, pode tentar também, veja abaixo :

Para poder fazer estes ajustes e a limpeza, é mais fácil com o TB fora do carro, o que não é difícil de desmontar. Mas antes de desmontar, tente já comprar uma junta nova, que vai entre o coletor e o TB. Normalmente, caso o seu TB nunca tenha sido limpo, você vai notar que na válvula borboleta e nas paredes do TB estará bem sujo, com resíduos e crostas de óleo e sujeira. Tente deixar tudo brilhando com muito cuidado para não entortar nada. Depois de tudo limpo, você terá que fazer 1 ou 2 ajustes antes de instalá-lo novamente no carro. Primeiro, você terá que ajustar a posição da borboleta. Veja abaixo como :

A primeira coisa é soltar a porca e o parafuso mostrado na foto abaixo. Solte o parafuso até a válvula da borboleta encostar no corpo do TB

Imagem

Agora, lentamente vá apertando o parafuso até você ver a válvula borboleta abrir. A idéia é conseguir fechar o Maximo possível a válvula borboleta mas sem encostar nas paredes internas do corpo do TB. Se a válvula ficar encostando nas paredes do corpo do TB, isso vai causar desgastes em ambas as peças e atrapalhar sua função. Quando você conseguir deixar a válvula numa posição que esteja fechada mas não encostando nas paredes do corpo, aperte a porca para travar o parafuso.


Agora vamos ajustar seu TPS ( Throttle Position Sensor ) ( Sensor de Posição de Aceleração ). Para isso, você vai precisar de um multímetro e de um calibrador de folga. Veja na próxima imagem. Veja a posição das abas com um circulo em vermelho para conferir se você esta olhando seu TB do mesmo ângulo. Veja os conectores com um circulo amarelo nomeados A e B.

Imagem


Agora teste a continuidade entre os pinos A e B. Você tem que ter continuidade nesse ponto. Mas se não tiver, não entre em pânico. Se você ajustou sua válvula como mostrado acima, isso é normal. Insira a lamina 0.3mm do calibrador de folga, como na imagem abaixo. Solte os 2 parafusos que seguram o TPS, para poder gira-lo. Agora com o multímetro ligado no 2 pinos, Use movimentos bem pequenos e lentos e gire o TPS até você conseguir continuidade entre os 2 pinos.

Agora insira a lamina 0.4mm como na imagem abaixo.

Imagem

Você não pode ter continuidade entre os pinos A e B com o calibrador 0.4mm inserido.

Então, recapitulando. Você tem que ter continuidade entre os pinos A e B com e sem a lamina de 0.3mm inserida. E você não deve ter continuidade entre os pinos A e B com a lamina de 0.4mm inserida. Quando você conseguir esse resultado, então aperte os 2 parafusos do TPS, com cuidado para não perder a configuração feita. Após apertar os parafusos do TPS, confira se a configuração ainda continua como mencionada acima.

Agora, é só instalar novamente seu TB no carro. Certifique-se de colocar uma junta nova entre o TB e o coletor.


Caso você precise ajustar sua marcha lenta, depois de tudo montado, você deve fazer um jumper ( juntar ) no conector de diagnostico do carro ( que fica atrás da bateria ) os pinos GND e TEN. Depois com o motor ligado, ajuste soltando ou apertando o parafuso IAA ( encontrado na parte de cima do TB ) até você conseguir manter o motor em 750 ~ 800 RPM. Depois, ainda com o motor ligado, retire o jumper.



Cara muito legal, mas como sou muito leigo em mecanica e moro no interior, preciso de uma soluçao mais simples, algo do tipo fazer essa regulagem manual sem uso de multimitro, essas coisas, e realmente estou precisando disso meu carro esta muito ruim....sera que da pra fazer um topico como fazer manualmente, e o sequinte o meu esta rodando com o conector desse sensor que fica atras do TBI desligado so assim que ele ta andando,, sem falhar, gostaria de saber se pode isso? ou que pode caudsar no meu carro , até eu poder achar um mecanico que consiga regular isso..
Mil agradecimentos se voce poder me audar...Urgente..
Avatar de usuário
JoaoCandido
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 164
Idade: 49
Registro: 06/09/2008
Localização: - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor tacconi » Qui Mar 14, 2013 6:29 pm

E aí cara td bem? Bem, valeu pela dica, pois depois de um tempo, consegui ver onde regulo a marcha lenta. O meu mazda é 626 2.0 16 v DOHC. 1994 e não tem parafuso pra regulagem, porem descobri que no meu tem um sensor que além de controlar a marcha lenta quando vc liga o ar, esterça, ou engata pra manobrar, ele compensa a aceleração. Bem! Estava solto por algum motivo que não sei, pois mandei fazer o serviço de bicos e talvéz o cara esqueceu de travar a porca do sensor. Ele fica embaixo da meia lua da borboleta como quem olha da caixa de fusiveis para o TB. Fiz os mesmos procedimentos que vc passou e deu certo. Agora posso ligar o ar em marcha lenta que o bixo não morre. Valeu! Espero que sirva para outros MAZDEIROS.
tacconi
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 4
Idade: 68
Registro: 30/12/2012
Localização: São Paulo
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Regulando o TB do MX-3

Mensagempor AndersonR » Qui Mar 14, 2013 8:17 pm

sim... no mx-3 é igual.... a solenoide que controla a marcha lenta, compensa o aceleração, quando esterça, ligar o A/C, ou até mesmo quando a ventoinha do radiador liga pra refrigerar a agua......

depois de tudo reguladinho, se estiver tudo OK, em marcha lenta, quando vc liga o A/C, o ponteiro do contagiro não pode se mexer !
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor GilbertPink » Qui Mar 06, 2014 9:32 pm

Após ter feito a limpeza da TBI com CAR 80 sem desmontar nada, apenas retirada do duto de ar, me apareceu o problema de oscilação da marcha lenta para meu pavor. Mas após ler este tutorial sobre como regular, posso dizer "SHOW DE BOLA". o carro tá afinadinho, liga o ar e nada de oscilação, se ajusta entre 750 e 800 rpm ,perfeito, mal sente a acocada do motor com ar ligado e, acima dos 3500, ganhou saúde na retomada. A próxima será limpeza dos bicos e graças a essa dica o MX ta 100 % estável :D
Valew a dica AndersonR :D
Imagem
Avatar de usuário
GilbertPink
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 269
Idade: 58
Registro: 29/01/2012
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor deco » Qui Ago 07, 2014 12:20 pm

excelente tópico tentarei fazer essa regulagem
Avatar de usuário
deco
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 17
Idade: 36
Registro: 09/05/2013
Localização: são vicente
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor vifanti » Seg Mar 30, 2015 10:09 pm

Fala galera!
Hoje eu fiz essa regulagem no meu mx seguindo passo a passo com toda paciência do mundo e o resultado é garantido. O carro ficou ótimo, estável, forte e melhorou até a média de km/l.
Sem tranco em rotações baixas.
Muito obrigado Anderson.
Galera, recomendo a utilização das ferramentas pois a regulagem do sensor de posicão é a parte mais chata e requer paciência. Sem a ferramenta é quase impossível já que se trata de menos de um mm... (consegui a ferramenta com um amigo eletricista)

vlww :D :D
vifanti
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 2
Idade: 28
Registro: 28/09/2014
Localização: Sumaré
MX-3: Não possuo um ainda!
Cor do MX-3: Não possuo um Mazda ainda!

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor Lord_LT » Seg Nov 09, 2015 3:26 pm

Estou precisando de regular a marcha lenta do meu mx-3, mas as imagens do tutorial não estão mais disponiveis :/
Alguem poderia me ajudar?
Avatar de usuário
Lord_LT
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 10
Idade: 32
Registro: 04/11/2014
Localização: Goiânia-GO
MX-3: 1.6 16v SOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor vifanti » Ter Nov 10, 2015 11:02 am

Lord_LT escreveu:Estou precisando de regular a marcha lenta do meu mx-3, mas as imagens do tutorial não estão mais disponiveis :/
Alguem poderia me ajudar?


Quando meu motor voltar da Retífica vou tentar fazer um vídeo da regulagem.
vifanti
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 2
Idade: 28
Registro: 28/09/2014
Localização: Sumaré
MX-3: Não possuo um ainda!
Cor do MX-3: Não possuo um Mazda ainda!

Re: Regulando o TBI do MX-3

Mensagempor Theck » Dom Nov 22, 2015 1:58 pm

Lord_LT escreveu:Estou precisando de regular a marcha lenta do meu mx-3, mas as imagens do tutorial não estão mais disponiveis :/
Alguem poderia me ajudar?


Aqui apareceram as imagens assim: usando o Chrome, clica no ícone que ta no lugar da foto, aquela janelinha "imagem" com o botão direito, apos em inspecionar elemento, dai vai aparecer a pagina com a programação da pagina e os links, copia e cola no navegador esses links (começão com img380...) que vai abrir.
Theck
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 6
Idade: 33
Registro: 16/01/2013
Localização: Sapucaia do Sul - RS
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Outros

AnteriorPróximo

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron