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Regulando o TBI do MX-3

MensagemEnviado: Qua Nov 05, 2008 10:12 am
por AndersonR
Bom pessoal, achei essa uma dica legal pois no meu caso, eu consegui regular a marcha lenta do meu carro que ficou 100 % estável depois dos ajustes. Pra quem quiser, pode tentar também, veja abaixo :

Para poder fazer estes ajustes e a limpeza, é mais fácil com o TB fora do carro, o que não é difícil de desmontar. Mas antes de desmontar, tente já comprar uma junta nova, que vai entre o coletor e o TB. Normalmente, caso o seu TB nunca tenha sido limpo, você vai notar que na válvula borboleta e nas paredes do TB estará bem sujo, com resíduos e crostas de óleo e sujeira. Tente deixar tudo brilhando com muito cuidado para não entortar nada. Depois de tudo limpo, você terá que fazer 1 ou 2 ajustes antes de instalá-lo novamente no carro. Primeiro, você terá que ajustar a posição da borboleta. Veja abaixo como :

A primeira coisa é soltar a porca e o parafuso mostrado na foto abaixo. Solte o parafuso até a válvula da borboleta encostar no corpo do TB

Imagem

Agora, lentamente vá apertando o parafuso até você ver a válvula borboleta abrir. A idéia é conseguir fechar o Maximo possível a válvula borboleta mas sem encostar nas paredes internas do corpo do TB. Se a válvula ficar encostando nas paredes do corpo do TB, isso vai causar desgastes em ambas as peças e atrapalhar sua função. Quando você conseguir deixar a válvula numa posição que esteja fechada mas não encostando nas paredes do corpo, aperte a porca para travar o parafuso.


Agora vamos ajustar seu TPS ( Throttle Position Sensor ) ( Sensor de Posição de Aceleração ). Para isso, você vai precisar de um multímetro e de um calibrador de folga. Veja na próxima imagem. Veja a posição das abas com um circulo em vermelho para conferir se você esta olhando seu TB do mesmo ângulo. Veja os conectores com um circulo amarelo nomeados A e B.

Imagem


Agora teste a continuidade entre os pinos A e B. Você tem que ter continuidade nesse ponto. Mas se não tiver, não entre em pânico. Se você ajustou sua válvula como mostrado acima, isso é normal. Insira a lamina 0.3mm do calibrador de folga, como na imagem abaixo. Solte os 2 parafusos que seguram o TPS, para poder gira-lo. Agora com o multímetro ligado no 2 pinos, Use movimentos bem pequenos e lentos e gire o TPS até você conseguir continuidade entre os 2 pinos.

Agora insira a lamina 0.4mm como na imagem abaixo.

Imagem

Você não pode ter continuidade entre os pinos A e B com o calibrador 0.4mm inserido.

Então, recapitulando. Você tem que ter continuidade entre os pinos A e B com e sem a lamina de 0.3mm inserida. E você não deve ter continuidade entre os pinos A e B com a lamina de 0.4mm inserida. Quando você conseguir esse resultado, então aperte os 2 parafusos do TPS, com cuidado para não perder a configuração feita. Após apertar os parafusos do TPS, confira se a configuração ainda continua como mencionada acima.

Agora, é só instalar novamente seu TB no carro. Certifique-se de colocar uma junta nova entre o TB e o coletor.


Caso você precise ajustar sua marcha lenta, depois de tudo montado, você deve fazer um jumper ( juntar ) no conector de diagnostico do carro ( que fica atrás da bateria ) os pinos GND e TEN. Depois com o motor ligado, ajuste soltando ou apertando o parafuso IAA ( encontrado na parte de cima do TB ) até você conseguir manter o motor em 750 ~ 800 RPM. Depois, ainda com o motor ligado, retire o jumper.

MensagemEnviado: Qua Nov 05, 2008 1:42 pm
por deepbluemx3
-Parabéns Anderson!Já ví esse tópico por aqui mas,a sua explicação e ilustrações estão nota 10!Parabéns!Com certeza vai ser útil pra muita gente,inclusive pra mim!ABRAXXXX!

MensagemEnviado: Qua Nov 05, 2008 2:12 pm
por AndersonR
Valeu...

Eu só consegui resolver o negocio da minha marcha lenta flutuante fazendo isso ai..... por isso coloquei, acho que vai ajudar mais alguem....

MensagemEnviado: Sex Nov 07, 2008 11:06 pm
por PauloPP
Anderson meu chapinha, que coisa mais doida, cara vc precisa fazer isto no meu pretao.

MensagemEnviado: Ter Nov 11, 2008 5:04 pm
por AndersonR
Opa... é só encostar la na garagem Paulo !!!

MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2008 11:41 am
por Halleicpj
Perfeito o tópico!! Meu problema é saber em que posição eu coloco no multimetro... teria como colocar fotos? outra coisa é onde fica este lance do JUMPER a ser feito? E mais(leigo é uma M...) Que parafuso é este que regula depois de fazer o jump? Abraço

MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 4:43 pm
por AndersonR
Ola, desculpe pela demora, mas acabei não vendo essa pergunta antes.......

No multimetro, voce tem que deixar na posição de medir continuidade, normalmente é representado pelo simbolo do diodo no multimortro:
Imagem

O parafuso IAA, fica na parte de cima do TB, é um parafuso philips.

A caixa de diagnostico fica tras da bateria, e na parte de dentro da tampa da caixa, indica onde fica os terminais TEN e GND.

Mas atenção, qualquer regulagem errada, ou pior, um jumper no lugar errado na caixa de diagnostico, voce pode queimar sua ECU. Sempre é bom lembrar que eu não me reponsabilizo por eventuais acidentes !! O ideal é ter um pouco de experiencia para executar esse ajuste.

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Qui Nov 12, 2009 2:40 pm
por Miguelitto
ai galera, topico fixado na area de dicas!
http://mx3zone.com/modules.php?name=Con ... page&pid=2

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 10:23 am
por tomazela
Esse tutorial serve pro V6 tbm???

Pq to tentando fazer , mas , mesmo girando o sensor em toda a rotação possivel dele , ele não passa corrente. Tenho que virar um pouco o corpo pra começar a passar. Serah q a configuração pro V6 eh diferente??? Esse tutorial vc pegou atraves do manual?

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 9:10 pm
por AndersonR
esse tutorial esta no manual de serviço do MX-3 1.6v 16V...

para o MX-3 V6, não sei qais são as especificações....

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 10:33 am
por cowntor
desculpem por ressucitar esse post antigo, mas vou regular minha marcha lenta e queria saber, pq tem que jumpear o gnd e o ten pra fazer esse ajuste???

não só pra isso, mas pra varios ajustes no carro!

se eu jumpear e andar com ele por um tempo, detecta possiveis erros ??

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 10:38 am
por Leonardo
uma dúvida, como saber se o carro esta com marcha lenta? se precisa regular ou não? vlw!

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 10:49 am
por AndersonR
cowntor escreveu:desculpem por ressucitar esse post antigo, mas vou regular minha marcha lenta e queria saber, pq tem que jumpear o gnd e o ten pra fazer esse ajuste???

não só pra isso, mas pra varios ajustes no carro!

se eu jumpear e andar com ele por um tempo, detecta possiveis erros ??


esse jumper, é para fazer o carro entrar no modo de serviço. Nesse modo, alguns acessorios que consomem energia e pode variar a marcha lenta do carro , são desligados. Então no modo de serviço , vc ajusta a marcha lenta com o motor "livre".

se voce ficar andando em modo de serviço , não vai durar muito tempo, pois uns dos motivos é que nesse modo a ventoinha do radiador não aciona automaticamente em marcha lenta.

PS: no modo de serviço, com o motor desligado, se voce girar a borboleta 0.4mm, a ventoinha do radiador é acionada. Isso serve para fazer um teste rapido e ver se o TBI esta regulado na posição correta.

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 10:56 am
por cowntor
tem algum modo de eu regular sem ele calibrador de folga?? esse equip. seria nada mais nada menos que o equivalente a um canivete com larguras especificas ??

será que uma faca ou outro tipo de ferramenta não substitui ??

Re: Regulando o TB do MX-3

MensagemEnviado: Ter Jul 13, 2010 11:51 am
por deepbluemx3
VC encontra nas oficinas, pode emprestar um, ou compra nessas lojas de ferramentas... :D