Enceramento / Polimento

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Enceramento / Polimento

Mensagempor David Farina » Qua Jun 10, 2009 4:57 pm

opa, blz ?

eu sei que o processo de polir o carro é mais duradouro do que a cera, mas, andei pensando no assunto e cheguei a conclusao que são processos diferentes, embora ambos sejam para dar uma geral na aparência da caranga, eles trabalham de forma 'oposta'...

vejam o que pensei e me digam se estou certo...

o enceramento baseia-se em aplicar uma camada de cera no carro, que ficará sob a pintura, dando impressao de novo e proteção...
já o polimento trabalha de forma inversa, ele remove uma fina camada do carro, também dando a impressao de novo, mas, nao dá proteção, pois ele removeu a proteção que existia antes (necessitando encerar após polir)

está certa esta minha colocação ?
fiquei meio na dúvida, pq, pelo que eu sei, a cera também é abrasiva, mas, ao mesmo tempo eu sei que ela 'fica' no carro, protegendo....
e agora josé ?
aheuaheuha

bom, estou na dúvida pq estava pensando em eu mesmo polir meu carro, na mao, sem politriz, mas depois mudei de idéia, melhor entregar nas mãos de um profissional mesmo...

perguntas:
- com que frequencia vcs enceram o carro ? só quando a água não forma aquelas gotinhas sobre a lata que nem quando recém encerado ? ou mensalmente ?
- encerar demais é prejudicial ? polir eu sei que é pq ele remove parte da pintura, encerar tbm remove ?
- dá pra polir na mao ? com massa de polir e pano / estopa ? o processo é o mesmo de encerar ?

vlw :)
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Enceramento / Polimento

Mensagempor rcastelloes » Qua Jun 10, 2009 5:46 pm

Fala David,

Até onde eu conheço a diferença entre "polir" e "encerar" são exatamente as citadas por você:

Polir - Remove um fina camada do verniz do carro, eliminando assim aqueles pequenos arranhados que aparecem no dia a dia, mas depois de um polimento deve-se dar uma encerada para dar o brilho ao carro novamente. Não se deve polir o carro com frequência, se acabar o verniz e chegar na tinta você vai ter um belo problema.

Encerar - Aplica uma cada de cera que protege a pintura do dia a dia.

A melhor coisa a se fazer é manter o carro sempre encerado e não deixar criar os arranhões diários a ponto de ter que polir.

Pode ver que carros que raramente são encerrados têm a pintura cheia de arranhados. Têm gente que não percebe, eu percebo todos.

Normalmente eu encero meu carro a cada 4 lavadas.

Abs e espero ter ajudado,
rcastelloes
 

Re: Enceramento / Polimento

Mensagempor alercs » Qua Jun 10, 2009 7:08 pm

uma vez fui encerar o carro e fiquei mais ou menos 1 hora pra terminar. fico bunito mais em compensação sai com as costas toda travada huahuahuahauh
acredito que nao compensa fica encerando.
o que eu faço é lavar ele quase todo o FDS. :lol: :mrgreen:
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Enceramento / Polimento

Mensagempor ralf » Qui Jun 11, 2009 3:39 pm

Encerar nada mais do que uma cera qualquer comprada em supermercado ou lojas automotiva essa so protege e n agride a pintura.
Ja polimento e passada uma lixa bem fina e depois uma cera abrasiva que retira uma fina camada de verniz e devolve o polimento, ela brilha bastante retirando pequenos arranhoes na lata, os chamados teia de aranha, mas se fizer mensalmente quando o efeito passar alem de ser douradouro(meses) começa a ficar embassado e ai n pega mais polimento e ai so pintura.
Avatar de usuário
ralf
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 1353
Idade: 52
Registro: 27/08/2008
Localização: Salvador/Ba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Enceramento / Polimento

Mensagempor Paulo_mx3 » Sex Jun 12, 2009 1:33 am

realmente o polimento e ou espelhamento deve ser feito raramente, agora encerar o carro protege a pintura criando uma fina camada de polímeros sobre a superfície !
Ah nem tente polir sem a politriz, dá um trabalho sem fim e vc não consegue dar acabamento direito!
Paulo_mx3
 


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante