Olá amigos, tenho um problema sério com meu MAZDA 626 2.0 16V DOHC 1995 e estou quase certo que a retifica esta querendo tirar o corpo fora dos problemas que eles mesmos causaram.
Em resumo, fiz a retifica do cabeçote e foi devolvido com tudo ok (diga-se : retentores e vedadores de válvulas novos). As válvulas ainda standart foram retificadas e no teste de vácuo, segundo a empresa deu 100 %. Cabeçote instalado , tudo pronto, ao ligar o carro, falha no quarto cilindro. Procurando possíveis outras falhas, mexi e testei tudo, bicos, distribuidor, cabos de velas e velas trocadas 2x cada. Chamei retifica e enviaram seu próprio mecânico (por sinal irmão do dono e funcionário), resultado = tuchos hidráulicos travados (3 deles). Comprei os tuchos e chamei retifica, veio novamente o mecânico e agora ele trocou os tuchos de posição colocando os antigos nos cilindros 2, 3 e 4 e no cilindro 1 ficou com 1 tucho antigo e 3 comprados. Novamente motor em funcionamento, resultado = falha, somente 3 cilindros operando.
Conforme teste de compressão com aparelho no local deu 1o. clindro ZERO, 2o. , 3o. e 4o. Cilindros medição de 150.
Fiquei arrasado com a informação e ainda meio leigo no assunto de tuchos, válvulas etc etc, fui pesquisar e consultar sobre o funcionamento dos danados, se eram realmente responsáveis pela falha. Mas algo estranho ocorreu, ou muita sacanagem da retifica. quando funcionei o motor após a saida do mecânico da retífica, acusou novamente falha no 4o. Cilindro e não no 1o. como saiu o infeliz todo pomposo dizendo que os tuchos comprados eram ruins.
O teste que fiz foi simples, com motor em marcha lenta (3 cilindros audivelmente falando) retirei o cabo da vela do Cilindro 1 e a surpresa, houve redução da rotação do motor, isto fiz no segundo e terceiro, com mesmo resultado, já no quarto cilindro não acusou nada, nenhuma alteração , ou seja inerte. Isto me chamou atenção, mesmo não sendo mecânico, pois, como pode um cilindro com compressão voltar a falhar e o ferrado funcionar, e exatamente o que estava com problemas antes.
Testei tudo que foi possível e não acreditava que seria problemas da retifica e sim de qulaquer outro componente eletrônico ou elétrico, mas nada acusou problemas e volto sempre no cabeçote e mais precisamente válvulas.
Há uma grande dúvida na situação e pergunto a vocês amigos que tem Mazda MX3 e muitos talvez tenham ou já tiveram 626.
Algumas perguntas:
1) Os tuchos hidráulicos podem causar problemas de funcionamento das válvulas e se emperrados causam falta de compressão?
2) É possivel que o módulo esteja com falha ou dano somente no 4o. cilindro mesmo com bicos injetores OK
3) A retífica esta tentando me enganar falando dos tuchos travados e na verdade é erro deles por serviço mal feito ?
Se puderem responder o mais urgente possível agradeço.
Abaixo um link de vídeo do YOUTUBE de motor 4 cilindros DOHC , será este um processo igual ao do Mazda 626 16v 2.0 DOHC ano 1995 ou não?
http://www.youtube.com/watch?v=Hhc6xM0w ... detailpageMuito obrigado à todos.
Grande abraço,
Spíndola