Flushing - Borra no motor

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Flushing - Borra no motor

Mensagempor David Farina » Qua Out 14, 2009 5:37 pm

Opa, blz ?
não é pra mim, o meu estava com borra e eu mandei abrir pra limpar tudo, não ficou barato, mas eu confio mais do que colocar solvente no meu motorzinho :)

O gol do meu pai (G3, 2003, 8v) está com excesso de borra, e, está mandando óleo pelo motor inteiro (até no filtro de ar já tem óleo)...

Eu liguei para o meu mecânico e expliquei como o carro está, ele disse que tem que ver, mas que é 90% de chance de ser borra, a limpeza fica de 500 a 600 pilas com um liquido q ele usa (ele usou no meu tbm) q nao tem nome, é um químico n sei do q que inventou, ele paga até direitos autorais pra usar esse treco (isso é o que ele me disse, e me falou que não tem nada haver com o flush)....

Meu pai levou n'um mecânico hj q falou q o flush resolve o problema e fica em menos de 100 reais...
como eu já tinha falado mal do flush pra ele, ele optou por não fazer antes de falar comigo...

Então, estou caçando na net algum / alguns artigos que falem o que o flush realmente faz, ou, o relato de algum de vocês do pós uso...

Eu não recomendei ele fazer... mas, como a grana tá muito curta, acho que vai acabar sendo a solução...
Falei pra ele: - Faz isso se vc pretende vender o carro, se for ficar, faça o trem certo...

até onde eu sei, o flush danifica as mangueiras e os vedantes, assim como, ao soltar a borra, ela vai parar no filtro, entupindo ele e podendo até entupir a peneirinha do pescador, prejudicando a bomba e possívelmente vir a fundir o motor...

mas... sei lá... se fosse realmente assim tãããão perigoso o flushing, ele já deveria ter sua venda proibida...
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David Farina
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Re: Flushing - Borra no motor

Mensagempor Marcus V Carina » Qui Out 15, 2009 3:49 pm

Bem logo que eu comprei o meu MX, eu usei o produto Flush da Bardal e estragou o motor, porque ele elimina as borras entre as peças que estão ajudando a eliminar as batidas entre as peças do motor, e ai começa a fazer barullho, sóo diminuido depois de usar por 6 messes Adiditvo para aumentar viscosidade Prolonga. As mecanicas especializadas possuem um sistema identico chado Descarbonização que só ferra com os moterres com mais de 90.000 km, alias eles nem fazem nem que voce pagar se seu motor ja rodou bastante.

O Motorista pode estar seguindo, à risca, o manual do proprietário, mas, ainda assim, fazendo tudo errado e contribuindo para a formação de borra que detona o "MOTOR".
Um dos principais e mais graves problemas que os proprietários de automóveis estão enfrentando no Brasil, hoje, é o da formação de BORRA nos motores, causado, entre outras coisas, pela má qualidade dos combustíveis. Saiba como proceder, a fim de evitar prejuízo e constrangimento.

PERÍODO DE TROCA

Siga, teoricamente, as recomendações constantes no manual do proprietário do seu carro. No entanto, os problemas com BORRA vêm contribuindo para que as montadoras modifiquem essas recomendações. ANOTE:
1 . a especificação de viscosidade está sendo alterada para outra, de óleo mais FINO. Substituir o óleo 20W50 por um 10W40, por exemplo, (Magnatec) torna mais difícil a possibilidade de formação de BORRA; porem pode não preencher as folgas entre as peças e o cabeçote pode “RAJAR”.

2 . A troca de óleo mais freqüente elimina o problema, pois o seu carro estará sempre rodando com óleo NOVO. As montadoras que mantiveram a recomendação de troca aos 10.000 kms para óleos sintéticos, porem óleos sintéticos, normalmente não queimam, e não possuem BORRA.
Use óleos a base MINERAL que são para 5.000 Km, trocando com 3.500 tambem não causaram nenhuma BORRA.
Caso você fique em dúvida, siga uma das regras de segurança abaixo especificadas, para evitar problemas, levando em consideração os regimes de uso leve (mais de 70% em estradas asfaltadas) ou severo (mais de 70% em vias urbanas ou rural):
2.1 - por tempo: no máximo um ano para o regime LEVE e seis meses para o regime PESADO;
2.2 - por quilometragem: no máximo até 10.000 kms ou um ano (o que ocorrer primeiro) para o regime LEVE e, no máximo até 5.000 kms ou 6 meses (o que ocorrer primeiro) para o regime SEVERO.
Observação: regime SEVERO não significa somente andar em terrenos arenosos, na poeira ou com o veículo carregado. A operação que mais exige do motor é ligar pela manhã, rodar com ele FRIO e chegar no local de trabalho depois de poucos quilômetros, sem que ele tenha atingido a temperatura IDEAL de funcionamento. O carro fica parado o dia inteiro e a DOSE se repete no final da tarde ...

COMO DETECTAR A BORRA

1 . Ao se retirar o óleo, com o motor ainda quente, o mesmo não escorre facilmente;
2 . resíduo em forma de graxa ou BORRA de café na tampa de abastecimento do óleo;
3 . o motor fica sem força e aquecendo MUITO;
4 . presença de resíduo preto, em forma de GOMA, no filtro de ar, proveniente do respiro. Após a constatação do problema, leve o carro a uma oficina especializada, para que seja feita uma limpeza química, que exige apenas a retirada da tampa de válvulas e do cárter, evitando a abertura do mo-tor. Vale ressaltar que, a partir do momento em que se constata a presença da BORRA, mesmo que o motor ainda não tenha TRAVADO, já ocorreu algum comprometimento da sua durabilidade. Ao persistir o barulho, a RETÍFICA se faz imprescindível.

NÍVEL

O nível do óleo do motor do carro deve ser checado uma vez por semana, pela manhã, com o motor FRIO e num terreno plano. Ele deve se situar entre as marcas "MIN" e "MAX" da vareta. Ou seja, se o nível estiver exatamente no meio das duas marcas não significa que cabe, por exemplo, meio litro de óleo. Entretanto, como está provado que quanto menos óleo no cárter maior sua temperatura de funcionamento e possibilidade de oxidação (BORRA), quanto mais próximo o nível estiver da marca superior (MAX), tanto melhor.

FILTRO

É fundamental substituí-lo a cada troca de óleo pois, com o filtro usado, todas as impurezas que estavam nele vão contaminar o lubrificante recém-colocado. A função do filtro de óleo é reter partículas de sujeira, como pó e metal desprendido pelo atrito das peças.

LIMPEZA

Os técnicos recomendam o uso de um detergente especial (ENGINE FLUSH OU MOTOR FLUSH) antes de trocar o óleo. SOMENTE PARA CARROS com ATÉ 70.000 KM, QUE AINDA NÃO DEVEM APRESENTAR MUITA FOLGA ENTRE AS PEÇAS , NÃO É O CASO DOS MX-3. Não deve ser utilizado noo Mazda.

Em casos especiais somente usar se for trocar de oleo Mineral para Sintetico, de Sintetico para mineral tambem não é preciso usar
Porem caso seu motor seja novo Adicione uma latinha ao óleo VELHO, deixe o motor funcionando em marcha lenta uns 10 ou 15 minutos e aí jogue tudo fora e coloque o NOVO lubrificante.

CRENDICES

Algumas pessoas colocam um pingo de óleo entre os dedos polegar e indicador e tentam determinar a VISCOSIDADE operacional do lubrificante. Mas, esteja atento para o seguinte: a viscosidade ou resistência ao escoamento de um óleo, é uma medida física de alta precisão e, portanto, só pode ser determinada através de ensaios feitos em aparelhos sofisticados, denominados viscosímetros cinemáticos.
Outras pessoas, por seu turno, fazem uma análise equivocada ou insuficiente da cor do óleo, como determinante para o momento da troca. Para elas, quando o óleo fica PRETO é chegada a hora de substituí-lo. PURO EQUÍVOCO.
Marcus V Carina
 

Re: Flushing - Borra no motor

Mensagempor geleia665 » Qui Out 15, 2009 5:11 pm

Ola galera, fiz isso no meu carro tambem, assim que comprei na primeira troca de olho, ainda na estrada de volta, o cara tirou o oleo do motor, colocou um produto, deixou ligado 20 minutos e tirou o produto, deu uma limpezinha, ai coloquei oleo e andei uns 800km, depois levei numa mecanica pra arrumar outro defeito e aproveitei pra limpar o motor, o cara gastou um galao de produto do motor, ou seja, 18 litros, muita coisa nao, mas depois ate o motor do carro ficou com um barulho melhor, antes ele nao tinha barulho, agora ta com barulho de v6, mas tenho que trocar os retentores e juntas, mas tenho medo de desmontar o motor e ele nunca mais ser o mesmo...
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Re: Flushing - Borra no motor

Mensagempor ralf » Qui Out 15, 2009 11:01 pm

O ruim dessa limpeza e a sujeira cair na bomba de oleo entope, a pessoa pensa que ta tudo bem... depois ja e tarde.
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Re: Flushing - Borra no motor

Mensagempor AndersonR » Sex Out 16, 2009 11:36 am

bom.. seguindo o manual do MX-3, deve se medir o nivel do oleo da seguinte forma :

- aquecer o motor até sua temperatura normal de funcionamento;
- desligar o motor e aguradar 5 min
- medir o oleo, deve estar entre o min e o max da vareta.
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