por Marcus V Carina » Seg Nov 30, 2009 3:17 pm
Gente a coisa é bem simples, sempre sempre este assunto volta a tona, trabalho com isto na VDO faz tempo. E acho que ´sempre respondo a mesma pergunta:
1) Verifique se a bomba está posicionada corretamente, retire o banco traseiro, e retire o Medidor de Nível de chamarei como bóia, Não esqueça que a mesma esta pressurizada e espirara 70 ml de gasolina assim que você tirar a mangueira, por isto dobre sempre a mangueira antes. Muito cuidado com a junta você utilizara ela novamente.
2) Verifique se a mangueira não esta dobrada caso esteja ela estará colocada de maneira errada em 90graus, você olhando para o fundo do carro , levantar a bomba e virar para o lado esquerdo. Com a mangueira dobrada perdesse eficiência. Caso o tubo esteja o kva para o próximo passo.
3) Se a bomba estiver posicionada corretamente para retirar a bomba do tanque ela tem que fazer faça um giro de 150 a 180 graus, caso ela saia fácil com pouco giro, ela esta invertida em 180 graus, jogando combustível na borda do tanque e perdendo eficiência também, caso estiver colocada corretamente passe para o passo seguinte.
4) Retirar a bomba e a bóia que é uma única peça e testar a pressão na bancada colocando um manômetro de no mínimo 7 kgf, entre a bomba e o combustível, a pressão tem que ser pelo menos 6,0 kgf, pois o especificado é 7,0 kgf, se der baixo, ler o item numero 6 deste tópico se não funcionar trocar a bomba o mandá-la retificar, se tudo estiver ok passar para o próximo passo,
5) Teste com um multímetro (MULTITESTER FUNCIONANDO COMO OHMÍMETRO) a resistência da bóia deve medir 10 ohms para vazio e 180 ohms para cheio, caso a resistência esteja danificada trocar por uma do Golf, ou Civic (também 10/180).
6) Verificar se o Filtro de tecido do pescador do conjunto bomba /bóia, esta ok, sem furos caso esteje rasgado ou algo assim, é provável que a bóia esteja entupida por resíduos, mergulhe o conjunto em Querosene, que normalmente depois de uma hora normalmente dissolve borras, (mais barato que maquina de ultra-som).
CASO TUDO ESTEJE BEM NÃO SERA PROBLEMA DE FILTRO DA BOMBA, BOMBA DE COMBUSTIVEL, NEM O MEDIDOR DE NÍVEL (Bóia). Este seria o procedimento padrão em uma empresa fabricante de bóias. O Manômetro é bem fácil conseguir toda oficina tem, caso tenha difildades em encontrar eu tenho um a mais que posso vender por 50 reais.
Rick Vinicius