Corpo da Borboleta

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Corpo da Borboleta

Mensagempor Skyman » Qui Ago 17, 2006 9:11 am

Bom dia!

Gostaria de uma dica dos mestres aqui !

O meu Mx-3 está com tipo uns cortes na gasolina. Se eu mantenho uma aceleração constante ele parece que tem hora que injeta mais combustivel.

Levei no mecanico e ele disse que é problema no sensor do corpo da borboleta. Realmente quando ele tirou o conector estava muito oxidado e até com zinabre os pinos do conector (nao do sensor).


Aí vai a minha pergunta: Se eu desomontar ambos (sensor e conector) limpar certinho, lixar os contatos colocar um spray limpa contatos, será que fica bom? Pq trocar o sensor por conta disso é complicado..
Alguém já fez isso e pode dar alguma dica?


OBS: Foi trocado recentemente Bomba de combustível, todos os filtros, cabos de vela e velas.
Skyman
 

Re: Corpo da Borboleta

Mensagempor Niponblade » Qui Ago 17, 2006 10:52 am

Respondi na nossa segunda casa ,mas vou responder aqui:
Tirei o meu,que não estava oxidado porém apresentava as mesmas falhas.
Para remover a tampa metalica ,desbastei as bordas plásticas,sem dificuldades.
Dentro do tps.existe uma plaquinha com um rotor que raspa nela e dá contato.
Limpe a plaquinha com spray limpa contatos,e depois entorte as garrinhas do rotor (se não me engano são tres.
Entortando as garrinhas para cima ela vai criar um melhor contato com a placa , pois vai raspar nela com mais vigor,assim não terá mais falhas.
No meu caso está como novo ,más não tenho como testar ainda pois não existe mecânico nessa terrinha capaz de regular um t.p.s.
PRA ELES T.P.S.É A SIGLA DE:TRAMBOLHO PARANORMAL SOBRENATURAL!
portanto antes de desmontar, verifique se o cabra do seu mecânico vai saber regulá-lo depois.
Niponblade
 

Mensagempor GhOsT » Qui Ago 17, 2006 11:00 am

HAuHUAhUAHuHAUhA =)
TRAMBOLHO PARANORMAL SOBRENATURAL
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
GhOsT
 

Mensagempor Cris » Qui Ago 17, 2006 11:38 am

Só pra complementar.
Para regular a lenta:

-com o carro já funcionando em sua temperatura normal, desligue-o;
-do lado direito superior, acima da bateria mais ou menos, existe uma caixinha preta escrita "DIAGNOSTIC"(ou algo assim)...
-abra a tampinha..nela tem um diagrama do q cada terminal significa...vc tem q conectar um jumper (um pedaço de fio grosso se vc não tiver um "real") entre os terminais GND e TEN
Imagem
-ligue o carro, com o jumper conectado, e certifique-se de q a ventoinha do radiador NÃO esteja funcionando;
-a marcha-lenta deve estar entre 750-850RPM;
-caso não esteja, vc vai pegar uma chave de fenda e virar cuidadosamente um parafuso (chamado de AAS - air adjusting screw ou, parafuso de ajuste do ar)...e girar ele (sentido horário fecha, sentido anti-horário abre)...nisso vc vai checando a rotação até chegar no estabelecido acima...
Imagem

Depois é só desconectar o jumper...a rotação vai cair, e SEM estar no modo de diagnóstico (SEM o jumper), deve ficar entre 650 e 750RPM.

Só isso...have fun!
Cris
 

Mensagempor Niponblade » Qui Ago 17, 2006 2:05 pm

Cris, por favor, se vc ou outro crake em mazda puder detalhar melhor ,como se regula o t.p.s. ficarei muitissimo grato , pois não sei perfeitamente.
segue o que posso informar sobre essa regulágem:
1-desconectar o plug do tps
2-soltar um pouco os parafusos,para que possa movimentar o tps.
3-colocar no lugar do plug,um multimetro(não sei em que função)
4-colocar no batente do acelerador,um cálibre de velas(não sei qual o tamanho,mas é um fino).
5-no multimetro deve indicar a corrente fechada.
6-para regular em corrente fechada,deve-se movimentar o tps,afim que o mesmo fique nessa posição.
7-feito isso,deve-se trocar o cálibre por um mais grosso(não sei qual),e movimentar o tps até que o mesmo confira corrente aberta.
8-assim que confirmar corrente aberta ,deve-se apertar os parafusos e reconectar o plug.
O tps é um sensor que transforma o movimento mecânico da borboleta,em pulso elétrico,que o módulo vai ler e administrar a mistura de gasolina****
Espero não estar confundindo mais as pessoas,mas é meio complexo,e eu só vi regularem uma vez!
Portanto se tiver errado me perdoe :oops:
Niponblade
 

Mensagempor Ricardo » Sex Ago 25, 2006 4:44 pm

Bom, para regular o tps vc vai precisar de 2 coisas, um multimetro analogico e um kit de laminas de espessuras diferentes usadas para regular a abertura do eletrodo das velas.
Precisa retirar o corpo de borboletas do motor e colocar na mesa.

Mais detalhes nesse topico aqui do mx3.com:

PARTE 1
http://www.mx-3.com/phpbb2/viewtopic.php?t=42551

PARTE 2
http://www.mx-3.com/phpbb2/viewtopic.php?t=42552
MX3ZONE


PURA PAIXÃO PELO MX-3
Avatar de usuário
Ricardo
Membro
Membro
 
Mensagens: 66
Idade: 49
Registro: 05/08/2006
Localização: Marilia - SP
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron