Pistão Forjado Wiseco

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Qui Fev 07, 2013 1:27 pm

Pessoal, estou fazendo o motor do meu Mx3 e comprei os pistões forjados Wiseco.
Gostaria de saber se alguém já usou eles, e se tem algum macete, tipo as medidas utilizadas (são diferentes do pistão original), entre outros...etc
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Fev 07, 2013 1:40 pm

bmagera91 escreveu:Pessoal, estou fazendo o motor do meu Mx3 e comprei os pistões forjados Wiseco.
Gostaria de saber se alguém já usou eles, e se tem algum macete, tipo as medidas utilizadas (são diferentes do pistão original), entre outros...etc

Vai ficar show hein Magera!Já ouvi falar muito bem deles, mas não os usei porque meu caso era urgente!heheheh
Quanto às medidas, se vc não especificou, são standard, ou seja, provavelmente vc vai ter que mandar encamisar o bloco, mas isso só dá pra saber abrindo o motor.
abraço.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Qui Fev 07, 2013 2:09 pm

Pelo o que conversei com o vendedor, é de 1mm maior, ou seja 79mm no total.
Com certeza deve ser bem interessante, visto que são bem aliviados em peso e bem mais resistentes, possuem folga maiores para as válvulas, etc.

Mas minha única preocupação é com a montagem e tudo mais, visto que são mais complicados.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor Cristopher » Qui Fev 07, 2013 3:13 pm

A montagem é a mesma, o pino vai encaixar normal na biela como no original, só vai ter que abrir o bloco no tamanho do pistão, ou encamisar, isto vai depender da condição atual do seu bloco.
Mx3 16v - Rio Grande do Sul Porto Alegre
_____________Não me vem com tangerina que eu só como bergamota._____________
Avatar de usuário
Cristopher
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 256
Idade: 33
Registro: 30/11/2010
Localização: Porto Alegre
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Sex Fev 08, 2013 7:39 am

Como ele é 1mm, vai ter que abrir o bloco, a questão é que tem que abrir um pouco a mais pq a dilatação do forjado é diferente, ele expande mais que o pistão comum... A questão é quanto tem que ser a mais.
Mas acredito que a retífica saiba.

E outra coisa, esses pistões são para o Miata, o bloco b6ze, que basicamente é a mesma coisa que o Mx3. Mas a taxa do miata é 8.5, a do mx3 é 9.4, será que estou enganado ? até quanto o pistão interfere nisso ? Tenho medo de diminuir a taxa do motor :?
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Fev 08, 2013 2:23 pm

O que vai dar diferença na taxa é a altura do cabeçote, a diferença de 1mm a mais no diàmetro do pistão vai aumentar um pouco o volume comprimido, teóricamente vc teria uma taxa um pouco menor, ou seja, poderia rebaixar um pouco mais cabeçote.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor gertz » Sáb Fev 09, 2013 9:54 am

Você deve pegar seu pistão novo e comparar a distância do centro do pino de fixação com a biela com a superfície da face do pistão. Se as distâncias forem as mesmas a taxa de compressão será a mesma. Se a distância for maior a taxa de compressão aumenta. O pessoal da retifica sabe verificar isto.
A grande vantagem do pistão forjado é que ele suporta maior carregamento. A vantagem de menor peso só sera utilizada em condição limite de uso.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Seg Fev 11, 2013 10:24 am

Eu quero ver se eu deixo o carro pronto a tempo para ir no próximo encontro.

Mas de qualquer forma, a cabeça do pistão parece um triângulo. Dessa forma melhora o funcionamento das válvulas que correm menos risco de baterem.

Tendo em vista o que o Deep falou, eu estou considerando rebaixar em 0,5mm o cabeçote apenas. Para ver se compenso essa queda que vai haver em razão do aumento do cilindro e o formato triangular dele. Acho que 0,5mm está de bom tamanho, visto que pretendo turbinar o meu Mx3 no futuro.

Estou pensando em aliviar o volante do motor também, tirar um peso legal, a questão é o tal do balanceamento... preciso ver se a retífica faz esse tipo de coisa.

E espero que os problemas de aquecimento que sempre assombraram meu motor, dessa vez se resolvam... :(
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor gertz » Seg Fev 11, 2013 1:03 pm

RC = (VOLcc + VOL desl) / VOLcc

RC = razão de compressão ou taxa de compressão
VOLcc = volume da camara de combustão
VOLdesl = volume deslocado

Se aumenta o diâmetro do cilindro o volume deslocado aumenta e a taxa de compressão também.
Porém, como o volume deslocado é a área base x o deslocamento do pistão, e a área da base vária com o quadrado do raio (piR2), meio mm de aumento de raio, mesmo que elevado ao quadrado, gera uma variação pequena da área da base, e consequentemente do volume.
O volume da camará de combustão da para medir de forma simples.
Tem que avaliar com cuidado o que será feito.
Geralmente motores sobrealimentados tem taxa de compressão menores que aspirados.

Boa sorte.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor Toni » Seg Fev 11, 2013 2:23 pm

bmagera91 escreveu:Como ele é 1mm, vai ter que abrir o bloco, a questão é que tem que abrir um pouco a mais pq a dilatação do forjado é diferente, ele expande mais que o pistão comum... A questão é quanto tem que ser a mais.
Mas acredito que a retífica saiba.

E outra coisa, esses pistões são para o Miata, o bloco b6ze, que basicamente é a mesma coisa que o Mx3. Mas a taxa do miata é 8.5, a do mx3 é 9.4, será que estou enganado ? até quanto o pistão interfere nisso ? Tenho medo de diminuir a taxa do motor :?


Fala Bmagera,

Os motores do MX-3 1.6 DOHC 16V e do Miata 1.6 DOHC 16V são os B6 nas versões D e ZE respectivamente, e são muito semelhantes; os pistões originais, ou seja standard, tem 78mm de diâmetro tanto no MX-3 como no Miata; o que muda é a taxa de compressão. No MX-3 que veio para o Brasil, a taxa é de 9,0:1 e nos Miatas 1.6 é de 9,4:1 (o MX-3 tem 108hp e o Miata 1.6 tem 116hp).

Os pistões Wiseco "by the shelf", ou seja, de prateleira, que significa que são pistões de produção regular e, portanto, de pronta entrega, são os modelos K554M785, K554M79 e K554M795, de 78,5mm, 79mm e 79,5mm, respectivamente. Porém, TODOS ESSES PISTÕES SÃO PARA MOTOR TURBO! Por esse motivo, todos tem taxa de compressão de 8,5:1.
Se você usar esses pistões num motor aspirado, o motor desenvolverá menos potência.

A Wiseco fabrica pistões sob encomenda; no meu carro eu usei esses pistões. No meu caso, o preparador solicitou pistões 78,5mm com taxa de 9,5, porém o motor foi" turbinado". Se você não vai preparar seu motor (seja aspirado ou turbo), não há porque usar pistões forjados. Além disso, mesmo que você vá preparar seu motor, não há sentido em colocar pistões forjados sem trocar as bielas por outras também forjadas.

A montagem dos pistões é exatamente igual a montagem dos originais, não tem nenhum segredo. A dilatação dos pistões forjados atuais também não tem nenhuma diferença em relação aos originais. Isso acontecia muito antigamente; hoje, com as novas ligas e novas técnicas de forja, esse problema (batida de saia do pistão com motor frio.....) não existe mais. É coisa de mecânico desatualizado ou que cria dificuldades prá vender facilidades. Cara que cria mistério.................

Meus pistões foram comprados na IPP, que vende os pistões Wiseco nas seguintes medidas:

Wiseco Forged Pistons
(78, 78.5, 79mm bore) and
(8.5-1, 9.5-1, 10.5-1 comp ratio)

Eles informam 5 semanas de prazo para a entrega, pois os pistões são feitos sob encomenda.

Espero ter ajudado, e torço para seu carro ficar perfeito.

Boa sorte!!!
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Ter Fev 12, 2013 11:51 am

Toni, falei com o vendedor e o mecânico.
O pistão que me mandaram é taxado.
Eu comprei ele novo, de um cara que iria aspirar o mx3 dele, mas abandonou o projeto.
A cabeça dele é bem triangular, e o próprio mecânico está receoso pq a taxa vai subir bastante. :evil:

Já entrei em contato com o vendedor para ver qual era o projeto dele e qual a taxa do pistão.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor BSunBest » Qui Fev 14, 2013 10:44 am

As fotos, reparem na cabeça triangular do pistão, para aumentar a taxa.

Imagem

Imagem
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor Felipe Quiterio » Qui Out 16, 2014 2:49 pm

bmagera91 escreveu:Toni, falei com o vendedor e o mecânico.
O pistão que me mandaram é taxado.
Eu comprei ele novo, de um cara que iria aspirar o mx3 dele, mas abandonou o projeto.
A cabeça dele é bem triangular, e o próprio mecânico está receoso pq a taxa vai subir bastante. :evil:

Já entrei em contato com o vendedor para ver qual era o projeto dele e qual a taxa do pistão.


magera turbinei o meu, mas com pistao original, até 500g aguentou, agora vou precisar do contato de onde eu compro esses pistoes e bielas, teria como vc passar o contato de onde eu encontro ou quem importa isso pra mim?
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Pistão Forjado Wiseco

Mensagempor Felipe Quiterio » Qua Nov 12, 2014 3:57 pm

Felipe Quiterio escreveu:
bmagera91 escreveu:Toni, falei com o vendedor e o mecânico.
O pistão que me mandaram é taxado.
Eu comprei ele novo, de um cara que iria aspirar o mx3 dele, mas abandonou o projeto.
A cabeça dele é bem triangular, e o próprio mecânico está receoso pq a taxa vai subir bastante. :evil:

Já entrei em contato com o vendedor para ver qual era o projeto dele e qual a taxa do pistão.


magera turbinei o meu, mas com pistao original, até 500g aguentou, agora vou precisar do contato de onde eu compro esses pistoes e bielas, teria como vc passar o contato de onde eu encontro ou quem importa isso pra mim?



encontrei IAPEL aqui no brasil (na verdade 2 ruas ao lado da minha loja tem um distribuidor (unico no brasil) IAPEL, e peguei os pistoes do Peugeot 206 forjados e abri as cavas de valvula, no meu caso peguei menos taxado por ser turbo, mas tem normal e tem bem taxado para aspirado preparado, embuchei a biela para o pino e ficou perfeito, custo total pistoes, aneis, pino, embuchamento, usinagem dos pistoes 1800,00 e 5 dias, quem quiser da um toque medida 78,50, 79,00 e 79,50
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante