Motor cortando giro

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Qua Mar 27, 2013 10:39 pm

Boa noite pessoal, to com um problema chato, o motor do meu mazda ta cortando giro em 2,500, direto, n sei o q fazer, o distribuidor é novo, troquei por que achei q era ele o problematico, mas n resolveu, alguem tem uma ideia do que pode ocasionar isso?, no codigo de erro ele fica acusando error code 4, preciso de ajuda pessoal !

To precisando vender ele tbm 11 mil no estado que esta, estou com alguns planos futuros e preciso do dinheiro, se alguem se interessar manda uma MP

Vlw pessoal
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor AndersonR » Qui Mar 28, 2013 9:35 am

a bomba de gasolina esta OK ?... o distrubuidor inteiro é novo ?..

tirando esses 2, só sobra o modulo....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Qui Mar 28, 2013 9:45 am

A bomba é nova, e o dist é inteiro novo, importei um completo, troquei tambem os cabos de vela e as velas, acertei o ponto, limpei os bicos e o tbi, será que pode ser o modulo ?
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor AndersonR » Qui Mar 28, 2013 10:52 am

só vendo mesmo, mas ta parecendo os modulo....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Paulo » Qui Mar 28, 2013 12:30 pm

Eu tive exatamente esse problema, quase fiquei maluco, mas no final descobri que era o distribuidor. Importei um novo, zerado, sem uso mesmo, na caixa, coloquei e parou o problema de imediato. É muito estranho pois já soube de outros proprietários que tiveram esse mesmo problema e trocado o distribuidor ficou bom. Eu tentaria arrumar um outro distribuidor emprestado só pra testar. Lá fora também tem muito picareta, pode ser que o cara tenha te vendido gato por lebre.
Boa sorte.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Motor cortando giro

Mensagempor AndersonR » Qui Mar 28, 2013 12:54 pm

pois é.... por isso perguntei se o distribuidor inteiro era novo !!!..... mesmo assim, muita conhecidencia comprar outro distrivuidor exatamente com o mesmo problema...
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Qui Mar 28, 2013 1:25 pm

Se for o distribuidor ai é muita picaretagem, tampa rachada ou rotor rachado podem ocasionar isso?, ontem fiz uns testes no motor, resetei o carro tbm, percebi que se eu deixar a chave virada ate o penúltimo estagio ele fica ligando e desligando alguma coisa, parece ser a bomba de combustivel, mas ela é nova e antes de trocar ela o carro ja dava esses problemas, de fica cortando giro, sinceramente estou meio desanimado com o carro, o carro é otimo, o problema eh que n consigo encontrar o que ocasiona isso
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor DanielSouza » Qui Mar 28, 2013 4:58 pm

Boa tarde!

Pode ser sensor de posição de borboleta, mais conhecido como tps, Throtlle Position Sensor. é aquele que vai no tbi.

Ele tem uma resistência interna, que a medida que você acelera vai tocando em lugares diferentes internamente, fornecendo valores a central de injeção. Pode ser que a resistencia dele esteja ruim nesse ponto, ou cortada a partir dele.

Mas o corte de giro que vc fala é que ele simplesmente para de acelerar ou fica acelerando e corta várias vezes como se chegasse no limite dele?
Se for isso, talvez resetando a central resolva. Desligue a bateria, aguarde 15 minutos e ligue novamente.

Espero ter ajudado em algo.

Abraço!

Daniel
DanielSouza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 120
Idade: 42
Registro: 26/02/2011
Localização: São Carlos - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Qui Mar 28, 2013 5:23 pm

Daniel vou tentar abrir hoje e tentar dar uma olhada, ele fica cortando tipo, sobe e desce o ponteiro, tipo sobe corta e volta, sobe corta dnv, bem rapido, como se estivesse no limite mesmo, vo ver isso, obrigado pela dica !,
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Paulo » Qui Mar 28, 2013 6:44 pm

Luiz, com relação ao corte de giro que ocorria comigo era o seguinte: se eu pegasse uma via não podia ultrapassar 2500 giros pois ao atingir esta marca ou passar e manter assim por alguns segundos o carro morria. Eu era obrigado a encostar o carro e esperar algum tempo para que ele voltasse a pegar.
Pela sua última postagem acho que não é bem assim que está acontecendo com vc. Seria interessante vc relatar exatamente os sintomas para que alguém aqui que já passou por isso possa te ajudar. Não saia por aí comprando um monte de peças pois vc corre o risco de gastar dinheiro à toa, pois assim aconteceu comigo(troquei bomba de gasolina, regulador de pressão, sensor de rotação, tampa e rotor do distribuidor, cabos, etc, etc, até que levei na oficina do àlvaro, aqui do RJ, e ele me emprestou um distribuidor matando a charada. Também não fique desesperado, vc mora em São Paulo, onde tem diversas oficinas que o pessoal aqui do zone pode te indicar.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Qui Mar 28, 2013 9:45 pm

pessoal, achei melhor fazer um video, assim fica mais facil entender o problema

http://www.youtube.com/watch?v=xrQcfXDu ... e=youtu.be

vou tentar mexer agora na borboleta, ver se tem algo errado, peço que aquele q tiver alguma ideia do que seja isso, me ajude por favor, preciso muito mesmo!, ja mandei na mecanica e nao consertaram nenhuma das vezes, e obrigado a quem ja me ajudou!
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Sex Mar 29, 2013 12:29 am

Pessoal, hoje fiz alguns testes, abri o corpo da tbi e olhei a borboleta, esta normal, fechando sem encostar no corpo, está limpa (pelo lado de fora da borboleta, por dentro está preto, nao sei se eh assim, nunca vi essa parte), fiz um teste com a Sonda Lambda, desliguei a marvada e testei o carro, estava exatamente do mesmo jeito, pareceu levemente que funcionou melhor pois consegui passar de 2,5krpm alguns vezes, mas continuou cortando giro, liguei a sonda e continuou igual, deu impressao que a sonda nao fez diferença nenhuma em estar ligada ou desligada, será que pode ser ela? o que aconteceria se ela estivesse boa? qual a reação do carro ao desligar ela?

vlw pessoal
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Paulo » Sex Mar 29, 2013 10:40 am

Luiz, pensei ter visto que vc mora em São José dos Campos, por isso falei q vc mora em SP. Me desculpe. Esse corte que ocorre com seu carro ele morre e demora a pegar ou pega logo? Acontece com o carro quente ou frio? Tem gente aqui do zone de Curitiba e me parece que tem oficinas que mexem em Mazda por aí. Crie outro tópico perguntando sobre oficinas na sua região, com certeza vai ficar mais barato que vc ir trocando tudo até acertar.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Luiz » Sex Mar 29, 2013 11:17 am

Pessoal, encontrei o problema! =D, é a sonda lambda, hoje com mto sacrificado (por causa dos parafusos tensos -.-) consegui tirar a sonda, fiz um teste nela pra ver se o sinal estava correto e bingo!, o sinal está travado, ela esta com problema =D, fiz um video do problema pessoal

http://www.youtube.com/watch?v=oLNDV1DK ... e=youtu.be

Vlw a todos que me ajudaram, acho que agora encontrei o dito cujo kk
Avatar de usuário
Luiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 66
Idade: 33
Registro: 21/10/2011
Localização: São José dos Pinhais
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor cortando giro

Mensagempor Paulo » Sex Mar 29, 2013 8:20 pm

Luiz, segue imagem do manual de serviços em que tem o teste da sonda lambda com os valores em volts a serem obtidos no multimetro em ponto morto, acelerando e desacelerando.
Se tiver dúvida no inglês é só jogar no google tradutor, hehehehe.
Anexos
sonda lambda.png
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Próximo

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron