por Fausto » Sáb Out 19, 2013 12:43 am
No caso das guarnições de porta do Mazda 626: Não conheço a guarnição do MX3, porém, após analisar as do meu 626, imagino que tenham o mesmo tipo de acabamento, ou seja, as guarnições estão encaixadas em “acabamentos internos” de plástico, que em geral também são colados de fábrica, isso aumenta muito o trabalho a ser feito, deve-se estudar cuidadosamente como retirá-las, uma vez que será necessário pelo menos deslocar o acabamento de plástico para que a borracha saia por inteiro. No caso do Mazda e também em alguns carros mais modernos e de luxo as guarnições originais possuem, em alguns pontos, uma “bolsa de ar” interna, ou seja, não são de todo sólidas, a tal “bolha de ar” interna serve de amortecedor para a batida de porta. Retire primeiro o estribo de plástico que fica em cima da caixa de ar (onde em geral se coloca o pé); que costuma ser colado ou aparafusado, e tente retirar a borracha apenas afastando os acabamentos internos de plástico, caso não seja possível, deverá estudar como retirá-los e como colocar de volta de forma que fiquem como eram, em geral são colados com cola de sapateiro. Este serviço costuma ser feito por profissionais em capotaria, caso você não tenha habilidade para executá-los. Pelo que eu vi no meu Mazda 626 há uma guia da guarnição que percorre toda a extensão da porta, não sendo necessária a retirada do plástico que protege o cinto de segurança, na parte superior; apenas puxando a borracha para baixo ela deixa a guia exposta e permite uma fácil retirada. O fato de a original ter “bolha de ar” não implica em que uma guarnição sólida, de densidade baixa (macia) não possa ser utilizada com os mesmos resultados práticos e estéticos. Em geral é uma peça de uns três metros onde a emenda será por baixo do estribo ou no meio da coluna, evite fazer a emenda numa linha baixa, ou seja, faça a emenda no meio ou parte superior da coluna, para evitar entrada de água em caso de enchente. Pelo que eu vi no meu carro daria para adaptar facilmente uma borracha do tipo da do Chevette, ou qualquer uma que tenha a entranha para a guia. O teste para saber se a adaptação ficou boa é simples, a porta deve fechar sem dificuldade ou sem que seja necessário maior pressão sobre a porta na hora do fechamento, e mangueira de água ao final para ver se não entra água. Em geral nas guarnições com guia de “lata” é necessário cola de sapateiro apenas nas curvas. Com as guias bem limpas, aplique pouca cola com pincel e em seguida coloque a borracha e aperte bem até que vá para o lugar. Só não cheire a cola de sapateiro, corre o risco de ficar viciado... Espero ter elucidado esta questão ou pelo menos contribuído. Carro que entra água de chuva é um problema, resolva logo a guarnição ou terá problemas com pontos de ferrugem em locais difíceis de serem tratados. Aproveite a ocasião para verificar se os drenos (furos na lataria) inferiores das portas estão desobstruídos e, se não retirar o pano de porta, lubrifique o interior da porta com WD-40 ou similar através do dreno na parte inferior da lataria da porta. A guarnição de porta dianteira do Mazda 626 tem aproximadamente 3 metros e meio, a do MX3 deve ter mais ou menos esta medida, talvez um pouco menor. Não há mistério, retire a velha, tire a medida, e cole ou coloque uma qualquer que caiba ali na guia, as guias costumam ser do mesmo tamanho, no máximo um centímetro. Boa sorte! P.s. Muito provavelmente uma borracha usada de Mazda 626, em bom estado, poderia ser utilizada. Aqui no Rio de janeiro se compra um Mazda 626 (INTEIRO) para sucata por 2 mil ou menos. Caso o sujeito seja entusiasta da marca e esteja decidido a ficar com o carro por muito tempo, a sugestão é a que os colecionadores costumam fazer, você tem o seu carro de uso particular, para o dia a dia, passeios, exposições, e no fundo do quintal ou em qual quer lugar emprestado, mais uma ou duas “carcaças” (mesmo ano e modelo) de leilão ou dessas de menos de mil reais, apenas para retirada de peças. Só um bom cabeçote e um bom radiador já pagam o investimento.