Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

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Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor Fausto » Sex Out 18, 2013 1:27 am

Oi pessoal, não sou especialista em Mazda, porém tenho uns 40 anos de experiência em todos os sistemas que costumam envolver automóveis. Vejo com frequência perguntas do tipo "qual peça pode ser substituída por outra", etc. Há coisa de uns 20 anos atrás resolvi restaurar uma Mercedes-Benz pré-54, ou seja, chassi tubular, mecânica fina na base do milionésimo... enfim, depois disso já restaurei um Land Rover 1948 (segundo ano de fabricação em série) e a mecânica de um Volvo 940 Turbo Intercooler (Motor Red Block), em especial o sistema de turbina e refrigeração, por isso, apesar de não ser especializado na marca Mazda, do qual possuo um belíssimo exemplar 626, gostaria de deixar aqui, em resumo, algumas atitudes que sempre me salvaram em épocas que não existia E-bay nem Internet, e mesmo assim os clássicos como Jaguar, Mercedes de chassi tubular, etc., sempre foram restaurados. Dicas gerais sobre qualquer peça: 1. Tente conseguir a peça nova original. 2. A segunda e melhor opção depois disso será: restaure a sua peça para os padrões de fábrica ou consiga uma peça usada em boas condições de uso ou melhor de ser restaurada do que a sua. 3. Borrachas e mangueiras: simplesmente retire a borracha e/ou mangueira e compre uma o mais parecida possível, caso não consiga, compre um pedaço de borracha do tipo que precisa e faça a peça você mesmo ou, se não tiver habilidade, mande fazer. 4. Peças de ferro, aço, cobre , ligas ou bronze: Mande fazer no torneiro mecânico. Resumo: Não é por ter um emblema Mazda ou Mercedes que uma determinada peça ganha o direito de ser "original", ser "original", neste caso, significa somente que lhe foi vendida pelo fabricante e que passou pelo controle de qualidade da fábrica. Qualquer peça pode ser feita com melhor qualidade do que a original. P.s. Soldas em carcaças de alumínio dever ser muito bem feitas. Casquilhos, anéis de segmentos, rolamentos, engrenagens, tudo pode ser bem feito, e até melhor do que a peça original, em um bom e experiente torneiro mecânico. Sobre literatura técnica e desenhos em explosão dos diversos sistemas, se não encontrar na Internet, escreva para a fábrica ou para os diversos museus de automóveis, eles costuma responder e resolver (mande número do chassi). Última e preciosa dica: Se tiver dúvida sobre a liga correta ou qualidade do material a ser usinado / torneado, consulte um Engenheiro mecânico antes de mandar fazer a peça no torneiro. Espero ter ajudado aos iniciantes em restauração de antigos. P.s. Peças em baquelita, "baquelite" são as mais complicadas de restaurar, porém se acha fácil material igual, similar ou mesmo superior, a ser usinado, etc.
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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor Leonardo » Sex Out 18, 2013 9:10 am

belas dicas fausto!! e sobre fazer a peça, você tem toda razão! um torneiro consegue fazer uma peça tão boa quanto as originais!!

o que envolve na original é o controle de qualidade! só!

por sorte ainda encontramos tudo para nossos mazdinhas!! :)
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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor leandrobertoni » Sex Out 18, 2013 11:16 am

Ótimo post do nosso amigo Fausto , eu já reformei muitos carros proveniente de leilão e sei como é as vezes você olha para o carro e vê ele todo sujo e imagina uma porcão de coisas para trocar , mais na realidade também se você der uma bela lavada no interior e por baixo do carro muda completamente ai onde você também pode fazer somente aquilo que necessita !!!

OBS: Uma pergunta pra você Fausto , no caso das borrachas da porta do Mx-3 o que você aconselharia os nossos amigo a fazer quando a mesma não esta muito boa , mais também esperar 1 ano para chegar do ebay e ruim , qual seria outra alternativa existe uma outra opção de restaurar a mesma ??

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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor leandrobertoni » Sex Out 18, 2013 11:16 am

Ótimo post do nosso amigo Fausto , eu já reformei muitos carros proveniente de leilão e sei como é as vezes você olha para o carro e vê ele todo sujo e imagina uma porcão de coisas para trocar , mais na realidade também se você der uma bela lavada no interior e por baixo do carro muda completamente ai onde você também pode fazer somente aquilo que necessita !!!

OBS: Uma pergunta pra você Fausto , no caso das borrachas da porta do Mx-3 o que você aconselharia os nossos amigo a fazer quando a mesma não esta muito boa , mais também esperar 1 ano para chegar do ebay e ruim , qual seria outra alternativa existe uma outra opção de restaurar a mesma ??

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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor leandrobertoni » Sex Out 18, 2013 11:16 am

Ótimo post do nosso amigo Fausto , eu já reformei muitos carros proveniente de leilão e sei como é as vezes você olha para o carro e vê ele todo sujo e imagina uma porcão de coisas para trocar , mais na realidade também se você der uma bela lavada no interior e por baixo do carro muda completamente ai onde você também pode fazer somente aquilo que necessita !!!

OBS: Uma pergunta pra você Fausto , no caso das borrachas da porta do Mx-3 o que você aconselharia os nossos amigo a fazer quando a mesma não esta muito boa , mais também esperar 1 ano para chegar do ebay e ruim , qual seria outra alternativa existe uma outra opção de restaurar a mesma ??

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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor gertz » Sex Out 18, 2013 11:38 am

Falou e disse.
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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor Fausto » Sáb Out 19, 2013 12:33 am

Guarnições das portas (borrachas): Vou tecer alguns comentários gerais sobre guarnições de porta e depois, em outro post, sobre o caso específico do MX3 ou 626. Para que servem as guarnições das portas? Basicamente para não deixar entrar água da chuva, lavagem ou enchente. Lembram-se daquele anúncio antigo do fusca que, quando bem novo, suporta água até a altura da maçaneta sem que entre água? Pois bem, além disso, servem como isolamento térmico e acústico ao habitáculo (cabine), além de participarem para a diminuição de possíveis vibrações. Em geral constituem-se de peça única com um corte e são coladas em “guias”. Remova a borracha estragada, limpe bem a guia da guarnição, livrando-a de eventual sujeira ou pontos de ferrugem (são locais propícios à acumulação de água ou humidade). Limpe bem as “guias” ou “entranhas”, deixando-as preparadas para receber as novas, que poderão ser coladas com cola de sapateiro ou simplesmente encaixadas. Com a sua borracha “velha, estragada”, vá a uma loja de vidros de automóveis, ou loja especializada em borrachas (aqui no Rio de Janeiro, em São Cristóvão, existem dezenas delas) e procure por uma similar ou o mais parecida possível; na dúvida, antes de comprar a metragem exigida, leve um pedaço para teste. Em ferros velhos também é possível encontrar borrachas em boas condições, se bem que borracha não é caro, melhor uma nova. O que você não pode; nunca, é procurar uma borracha de Mazda; você quer apenas uma guarnição, em geral, vendida a metro. Aplique o golpe tipo nem sabia que essa borracha é de automóvel, meu patrão mandou comprar uma parecida, etc... Use a imaginação para não pagar um centavo a mais do que a tal “borracha” vale. Existem borrachas vendidas a metro com perfil quadrado ou retangular, que podem ser diminuídas (nunca aumentadas) com tesoura, estilete ou mesmo no esmeril na máquina de furar. Se seu objetivo não é conseguir uma placa preta por originalidade total, qualquer borracha que cumpra as funções para as quais foram projetadas, surtirá o mesmo efeito. No caso do seu veículo ter guia da guarnição, borrachas de perfil quadrado ou retangular podem ser cortadas a fim de se criar espaço para inserção na guia. Retire a borracha velha, proceda à limpeza e lubrificação das guias, tire a medida exata do comprimento da borracha original e procure nas lojas igual ou similar a ser adaptada, podendo ser “de porta, mala ou caput”. Pode ser usada, de ferro velho, ou mesmo “retirada” de carros abandonados na rua. Mangueiras pretas de alta pressão, com corte para encaixe na guia, poderiam ser utilizadas em caso de difícil adaptação, porém deve-se procurar material (borracha) com a mesma densidade da original, vendida a metro.
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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor Fausto » Sáb Out 19, 2013 12:43 am

No caso das guarnições de porta do Mazda 626: Não conheço a guarnição do MX3, porém, após analisar as do meu 626, imagino que tenham o mesmo tipo de acabamento, ou seja, as guarnições estão encaixadas em “acabamentos internos” de plástico, que em geral também são colados de fábrica, isso aumenta muito o trabalho a ser feito, deve-se estudar cuidadosamente como retirá-las, uma vez que será necessário pelo menos deslocar o acabamento de plástico para que a borracha saia por inteiro. No caso do Mazda e também em alguns carros mais modernos e de luxo as guarnições originais possuem, em alguns pontos, uma “bolsa de ar” interna, ou seja, não são de todo sólidas, a tal “bolha de ar” interna serve de amortecedor para a batida de porta. Retire primeiro o estribo de plástico que fica em cima da caixa de ar (onde em geral se coloca o pé); que costuma ser colado ou aparafusado, e tente retirar a borracha apenas afastando os acabamentos internos de plástico, caso não seja possível, deverá estudar como retirá-los e como colocar de volta de forma que fiquem como eram, em geral são colados com cola de sapateiro. Este serviço costuma ser feito por profissionais em capotaria, caso você não tenha habilidade para executá-los. Pelo que eu vi no meu Mazda 626 há uma guia da guarnição que percorre toda a extensão da porta, não sendo necessária a retirada do plástico que protege o cinto de segurança, na parte superior; apenas puxando a borracha para baixo ela deixa a guia exposta e permite uma fácil retirada. O fato de a original ter “bolha de ar” não implica em que uma guarnição sólida, de densidade baixa (macia) não possa ser utilizada com os mesmos resultados práticos e estéticos. Em geral é uma peça de uns três metros onde a emenda será por baixo do estribo ou no meio da coluna, evite fazer a emenda numa linha baixa, ou seja, faça a emenda no meio ou parte superior da coluna, para evitar entrada de água em caso de enchente. Pelo que eu vi no meu carro daria para adaptar facilmente uma borracha do tipo da do Chevette, ou qualquer uma que tenha a entranha para a guia. O teste para saber se a adaptação ficou boa é simples, a porta deve fechar sem dificuldade ou sem que seja necessário maior pressão sobre a porta na hora do fechamento, e mangueira de água ao final para ver se não entra água. Em geral nas guarnições com guia de “lata” é necessário cola de sapateiro apenas nas curvas. Com as guias bem limpas, aplique pouca cola com pincel e em seguida coloque a borracha e aperte bem até que vá para o lugar. Só não cheire a cola de sapateiro, corre o risco de ficar viciado... Espero ter elucidado esta questão ou pelo menos contribuído. Carro que entra água de chuva é um problema, resolva logo a guarnição ou terá problemas com pontos de ferrugem em locais difíceis de serem tratados. Aproveite a ocasião para verificar se os drenos (furos na lataria) inferiores das portas estão desobstruídos e, se não retirar o pano de porta, lubrifique o interior da porta com WD-40 ou similar através do dreno na parte inferior da lataria da porta. A guarnição de porta dianteira do Mazda 626 tem aproximadamente 3 metros e meio, a do MX3 deve ter mais ou menos esta medida, talvez um pouco menor. Não há mistério, retire a velha, tire a medida, e cole ou coloque uma qualquer que caiba ali na guia, as guias costumam ser do mesmo tamanho, no máximo um centímetro. Boa sorte! P.s. Muito provavelmente uma borracha usada de Mazda 626, em bom estado, poderia ser utilizada. Aqui no Rio de janeiro se compra um Mazda 626 (INTEIRO) para sucata por 2 mil ou menos. Caso o sujeito seja entusiasta da marca e esteja decidido a ficar com o carro por muito tempo, a sugestão é a que os colecionadores costumam fazer, você tem o seu carro de uso particular, para o dia a dia, passeios, exposições, e no fundo do quintal ou em qual quer lugar emprestado, mais uma ou duas “carcaças” (mesmo ano e modelo) de leilão ou dessas de menos de mil reais, apenas para retirada de peças. Só um bom cabeçote e um bom radiador já pagam o investimento.
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Re: Dicas Gerais sobre Restauração de automóveis

Mensagempor gertz » Sáb Out 19, 2013 8:32 pm

Muito boas suas dicas Fausto.

Troquei a borracha da porta do meu Mx3. O acabamento inferior é encaixado. Usei uma borracha muito parecida com a original. Mas, aquele barulhinho de porta de geladeira antiga, nunca mais. Tem que bater a porta um pouco mais forte. A borracha original tem um excelente acabamento e a qualidade é superior a que utilizei.
Assim, se a borracha original estiver em boas condições, pense duas vezes antes de trocar. Conserve-a. Foi o que fiz com a porta do carona. Agora vou verificar as tais bolsas de ar. Será que se eu fizer uns furinho a porta fecha melhor? Não sei se pode ajudar. Vamos ver.
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