A porta fecha só com força

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

A porta fecha só com força

Mensagempor Deivdks » Sex Jan 17, 2014 1:23 pm

Galera, eu comprei meu primeiro MX-3 a pouco tempo, e estranhei que as duas portas para fechar tem que meter uma forcinha a mais, o que me dói cada vez que preciso fazer isso. Estranhei por que meu carro anterior, um Hyundai Excel, era uma porta de geladeira para fechar, e um Mazda não ser, isso não está muito certo.

Provavelmente seja as borrachas que não são mais originais, as que prendem na carroceria, e eu gostaria de saber se tem de algum outro carro que sirva nele e fique legal.
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor adilson de souza » Sex Jan 17, 2014 2:16 pm

As borrachas da porta não tem de outro carro que sirva. Só mesmo as do próprio carro.

Esse é um problema do MX-3, que geralmente se agrava quando troca-se as borrachas.

O meu também tem esse problema. Tem que tocar força, caso contrário só trava o primeiro estágio.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor deepbluemx3 » Sex Jan 17, 2014 4:56 pm

O problema são as borrachas da lingueta da fechadura que fica na PORTA, elas ressecam e se desprendem , causando esse "trauma" ao se fechar a porta. Uma pena...
O que o pessoal tem feito é colocar uma borracha, ou mangueirinha, ou enrolado alguma fita no BATENTE DA CARROCERIA, assim o desconforto é minimizado! :D
Abraços!
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor alexandre levy » Sex Jan 17, 2014 6:01 pm

uma solução é colocar fita isolante de alta fusão; motivo é desgaste do trinco fiz isto ontem no meu
ficou bom :D
colocar a fita no trinco
Avatar de usuário
alexandre levy
Membro
Membro
 
Mensagens: 1033
Idade: 59
Registro: 02/06/2009
Localização: PRAIA GRANDE - litoral
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor DanielDL » Sáb Jan 18, 2014 8:34 am

As portas do meu Mx3 sempre fecharam muito macias (comparei com um Corolla novo e a maciez é bem parecida, e bem melhor do que populares novos), acho que o que pode atrapalhar não é só o desgaste do trinco, mas principalmente o das borrachas, pois parece que elas absorvem boa parte do impacto. Eu coloquei fita isolante nos meus trincos no intuito de preservá-los e não notei diferença na suavidade de fechamento.

As borrachas você só encontra nos EUA, e um conjunto novo deve sair por quase 500 reais completo. Eu vi gente aqui que usou as borrachas da linha VW na parte interna, mas parece que não fica muito suave.

A única coisa que me incomoda é quando eu fecho a porta com o vidro parcialmente aberto ele faz barulho, batendo dentro das canaletas. Isso tem conserto?
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 29
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor Deivdks » Seg Jan 20, 2014 7:50 am

Vou dar uma olhada nessa dica do trinco, e tentar amenizar o impacto o máximo que der, pq me dói sempre fechar as portas, até abro o vidro por que fecha mais fácil. Obrigado pelas dicas!

DanielDL, em relação ao vidro fazendo barulho, tive um problema semelhante em um Chrysler Neon, fazia barulho em qualquer situação, para solucionar, abri a porta e ví que o vidro era preso com quatro parafusos com borrachas em volta na base que suporta o vidro, só que no meu caso estava preso em somente dois lugares, o vidro estava praticamente solto! No meu caso foi alguma instalação elétrica que fizeram, e o cara amador perdeu os parafusos e deixou sem, mas no seu caso se for isso, deve ter afrouxado um pouco.
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor DanielDL » Seg Jan 20, 2014 1:34 pm

Deivdks escreveu:Vou dar uma olhada nessa dica do trinco, e tentar amenizar o impacto o máximo que der, pq me dói sempre fechar as portas, até abro o vidro por que fecha mais fácil. Obrigado pelas dicas!

DanielDL, em relação ao vidro fazendo barulho, tive um problema semelhante em um Chrysler Neon, fazia barulho em qualquer situação, para solucionar, abri a porta e ví que o vidro era preso com quatro parafusos com borrachas em volta na base que suporta o vidro, só que no meu caso estava preso em somente dois lugares, o vidro estava praticamente solto! No meu caso foi alguma instalação elétrica que fizeram, e o cara amador perdeu os parafusos e deixou sem, mas no seu caso se for isso, deve ter afrouxado um pouco.


Vou verificar as fixações então. Tanto o do motorista quanto o do passageiro fazem um pouco de barulho ao fechar a porta com eles parcialmente abertos. Obrigado pela dica.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 29
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor Dusck » Sex Fev 07, 2014 11:30 am

Boa tarde, essa batida de porta dói no figado, rs quando alguem for entrar vou mandar vir pelo porta malas, vou tentar essa da fita no batente por que esse barulho é florida, abço
DUSCK - ALEGRETE-RS - BRASIL
Avatar de usuário
Dusck
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 44
Idade: 58
Registro: 11/11/2011
Localização: Recife-PE
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor Dusck » Sex Fev 07, 2014 11:48 am

Alo de novo, peguei o bizu da fita de alta fusão, já ganhei do dia, acabou a pancadaria e o barulho, e é pouca coisa, porque se nao fica pegando na hora de abrir, Vlw precisando estamos no goiás, rs
DUSCK - ALEGRETE-RS - BRASIL
Avatar de usuário
Dusck
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 44
Idade: 58
Registro: 11/11/2011
Localização: Recife-PE
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor mx3black » Sex Fev 07, 2014 1:04 pm

Essa de o vidro bater ao fechar a porta com ele semi-aberto acredito ser por motivo de desgaste das canaletas, pelo menos no meu é isso! vou encomendar essas borrachas e trocar.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor David » Sex Fev 07, 2014 2:28 pm

Se você tirar as borrachas pra testar e continuar ruim pra fechar pode ser os trincos da porta mesmo.. eu tive este problema com uma porta, encontrei um trinco um pouco mais novo, troquei e melhorou demais.
Avatar de usuário
David
Membro
Membro
 
Mensagens: 30
Idade: 39
Registro: 09/12/2011
Localização: São Paulo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Amarelo

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor gertz » Sex Fev 07, 2014 9:57 pm

Minha porta parecia de refrigerador. Tirei a borracha original que estava muito danificada e coloquei da linha VW. Ficou ruim para fechar. A do carona preferi deixar a original, mesmo que em mal estado. O curioso é que com os vidros abertos fica bem macia. Vou tentar a tal da fita de alta fusão. Mas, acredito que não vai mudar nada.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor drigz » Sex Fev 07, 2014 10:26 pm

Uma coisa que acontece com frequência nos carros mais antigos como os nossos é as portas começarem a ceder, desse modo quando se fecha a porta ela "sobe" no trinco, fazendo ela perder a "suavidade" na hora de fechar. Pode ser que revestindo o trinco ela fique mais suave pra fechar pois o material alí colocado absorva o impacto. O meu Mx não tem a borracha interna da fechadora e nem revesti o trinco e garanto que ela fecha suavemente. Basta "subir" a porta de volta para a posição original... Agora como fazer isso fica a criterio de vocês
Avatar de usuário
drigz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 222
Idade: 31
Registro: 22/12/2011
Localização: São Carlos-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor gertz » Dom Fev 09, 2014 10:40 pm

É fácil regular a peça que é fixada na carroceira que recebe o trinco. Mas, acredito que o problema é atroca da borracha original por outra mais rígida e com volume maior.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: A porta fecha só com força

Mensagempor franc » Seg Fev 10, 2014 3:39 pm

Essa dica da fita de alta fusão é realmente boa, recomendo!
Avatar de usuário
franc
Membro
Membro
 
Mensagens: 212
Idade: 32
Registro: 10/04/2011
Localização: Brasília
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Próximo

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante