falhando, rateando... me ajudem.

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor mineiro » Ter Fev 11, 2014 10:35 am

Galera, meu mx3 estava falhando... ai troquei o jogo de juntas e o mecanico regulou o carro, troquei rotor, correia dentada e jogo de juntas e retentores... o carro parou de falhar, (ratear)
agora do nada ontem, após eu ter soldado o escapamento que estava quebrado o carro voltou a falhar, ratear, na verdade ele estava voltando aos poucos e ontem quando eu soldei o escapamento ele voltou igual antes, falhando muito, ele tava dando tipo uns "tiros" tb. ai de ontem pra hoje ainda nao deu nenhum tiro mais,... essa falha pode ser oque? carro fora do ponto?
me falaram que o carro tem tres regulagens...
uma tem é em dois parafusos perto de onde fica o rotor e bobina...
outra é perto do cabo do acelerador, um parafuso ale ( nao sei se é assim que escreve) e com uma chave 8 tb. e a outra parece que é no TBI um parafuso phillips.
oq pode ser essa falha? alguma dica? pq parece que peça nao é, pq tinha parado ...agora que voltou, acho que o mecanico pos no ponto e agora saiu de novo... e ele ta viajando =/
Avatar de usuário
mineiro
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 143
Idade: 33
Registro: 11/11/2010
Localização: Belo Horizonte - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor franc » Ter Fev 11, 2014 12:13 pm

Olha cara, muito difícil te afirmar qualquer coisa somente pelas informações que você está dizendo. Falha e rateação no motor pode ser causado por dezenas de motivos.

Esses "tiros" que você relatou são em que local? Pede pra alguém acelerar pra você enquanto você fica olhando o motor pra ver se você identifica de onde sai esse som. Eu vou chutar aqui que este barulho está saindo de dentro da caixa do filtro de ar. Pode estar ocorrendo também no coletor de admissão. Essas são as minhas duas principais apostas.

Primeiro, tem que ter certeza que o seu distribuidor está todo em bom estado. Checar se o rotor está bom, se a tampa não está rachada e, em raros casos, pode ter ocorrido de uma "placa" que existe dentro do distribuidor estar danificada e aí só trocando o distribuidor inteiro.

Segundo, tenha certeza de que o carro está no ponto certo. Se ele estiver no ponto errado, faz com que ocorra essa "explosão" na caixa do filtro de ar ou no coletor. Tem o ponto da correia, o ponto do distribuidor e ajuste da TBI. Eu já vi mecânico dizer que colocou meu carro no ponto, mas na verdade não colocou e o carro estava dando tiros na caixa do filtro de ar, então leve em alguém que entenda do motor ou que esteja disposto a aprender sobre ele para ter certeza que está no ponto certo.

Se essas duas questões estiverem corretas e ainda estiver ouvindo o tiro, tem três peças que eu recomendo você a dar uma olhada: velas, cabos de vela e sensor de fluxo de ar.

Tudo o que te disse são casos que eu presenciei e estavam causando esses tiros e em alguns deles também estavam causando rateação (no mx-3 e em outros carros). Se existem outras causas, aí já não posso te afirmar com certeza, talvez alguém mais do fórum possa ajudar mais.
Avatar de usuário
franc
Membro
Membro
 
Mensagens: 212
Idade: 32
Registro: 10/04/2011
Localização: Brasília
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor DanielSouza » Ter Fev 11, 2014 2:15 pm

realmente, esses tiros pode ser ponto sim.. como o amigo franc disse.. mas. pode ser que os parafusos do seu distribuidor nao estejam muito bem apertados, ou até mesmo espanados a rosca, ou nao são dali. ai o distribuidor pode estar saindo do ponto com a vibração do motor.

De resto é tudo que o franc mencionou, que sao as causas mais comuns.
DanielSouza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 120
Idade: 42
Registro: 26/02/2011
Localização: São Carlos - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor mineiro » Ter Fev 11, 2014 11:12 pm

os tiros pararam... meu escapamento estava quebrado, ai eu soldei ele e parou os tiros...
mas a ratiação continua, ate agora pouco... meu carro acabou de ser rebocado... =/
eu estava andando de boa, o carro subia a temperatura e eu nao vi, ai ele morreu e nao quer pegar mais... ja foi guinchado pra oficina, agora oq pode ter estragado em? ele foi perdendo a força e morreu e nao pegou mais... esquentou muito...
ele da a partida mas tipo nao da o arranque no motor, parece que so o alternador roda sem ligar o motor. nao intendo de mecanica ai nao sei explicar muto.
Avatar de usuário
mineiro
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 143
Idade: 33
Registro: 11/11/2010
Localização: Belo Horizonte - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor mineiro » Ter Fev 11, 2014 11:22 pm

franc, esse sensor do fluxo de ar serve pra que? aonde fica? obrigado.
Avatar de usuário
mineiro
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 143
Idade: 33
Registro: 11/11/2010
Localização: Belo Horizonte - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor DanielSouza » Qua Fev 12, 2014 10:20 am

Amigo mineiro ai complica.

Pode ter queimado junta, mas pode ser tb o sensor de fluxo de ar. - Quando desliga-se ele o carro nao liga.

Tem que levar em um mecanico mesmo pra ele ver o que ocorreu. Pode ter dado calço no motor e por isso nao pega.. em fim muita coisa.

Leve em um mecanico para ele ver o que aconteceu. Esses carros nao tem muita coisa de especial na parte do motor, nada místico. é um motor 16 valvulas comum, até muito mais simples do que outros importados por ai. Tem algumas peculiaridades na hora de ajustar, mas nada absurdo.

Mas primeiro precisa ver. Se subiu temperatura nao deve ter ligado a ventoinha, ou vazou agua, ou a valvula que vai embaixo do tbi que abre e fecha para a agua entrar deu problema. Ai pode ser sensor de temperatura da injecao, ou ate mesmo os reles da ventoinha que ficam na parte de cima do paralamas por dentro..

Na pior das hipóteses pode colocar um acionamento a parte, mas o melhor é consertar o original

Em fim um monte de coisa.. mas o carro deveria pegar sim.. nao insista, leve no mecanico e veja o que aconteceu.
DanielSouza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 120
Idade: 42
Registro: 26/02/2011
Localização: São Carlos - SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: falhando, rateando... me ajudem.

Mensagempor franc » Qua Fev 12, 2014 10:28 am

O sensor de fluxo de ar fica logo depois da caixa do filtro de ar e ele mede a quantidade de ar que está entrando no motor para que a mistura seja ajustada.

Como o amigo DanielSouza disse, o seu carro ter esquentado e parado de funcionar pode ter muitas razões. Pode ser coisa simples, como a ventoinha não ter ativado ou o fluído de arrefecimento estar em nível baixo. Leve ao mecânico que ele vai saber te dizer rapidinho!
Avatar de usuário
franc
Membro
Membro
 
Mensagens: 212
Idade: 32
Registro: 10/04/2011
Localização: Brasília
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante