Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

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Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor Bruno Brasil Bueno » Sáb Abr 26, 2014 3:18 pm

Alguém no clube já trocou o 1.6 pelo 1.8 V6, queria saber se tem de trocar radiador e fazer outras adaptações.
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor DanielDL » Sáb Abr 26, 2014 10:32 pm

Além do radiador e demais periféricos do motor, todo o chicote elétrico do carro é diferente, ECU, algumas diferenças no painel de intrumentos e também a transmissão é outra. Segundo o pessoal do fórum do Mx-3.com, a melhor forma de tornar um Swap desses viável é ter um Mx-3 V6 doador de peças para a remoção dos componentes relacionados com o motor. Basicamente, é mais fácil comprar um carro com o V6 de fábrica, se o seu desejo é realmente ter este motor.

Se seu interesse é manter seu carro e ganhar potência a alternativa é fazer o Swap para o 1.8 BP (125HP) do Protegé, que é plug 'n play e excelente plataforma para ser turbinado, já que possuía essa opção de fábrica (BP-T), gerando cerca de 178HP, se não me engano, sendo de longe bem mais potente que o V6 K8 original e tão potente quanto o 2.5 KL-DE.

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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor Bruno Brasil Bueno » Dom Abr 27, 2014 8:09 am

Valeu!!!
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor fabiocamo » Dom Abr 27, 2014 3:20 pm

Bruno Brasil Bueno escreveu:Alguém no clube já trocou o 1.6 pelo 1.8 V6, queria saber se tem de trocar radiador e fazer outras adaptações.

Bruno Brasil Bueno, eu estou para fazer essa alteração, porém, vou instalar um v6 2.5 do 626, realmente precisa trocar tudo do carro. Se a intenção é apenas ter um v6 1.8, compensa trocar de mazda mesmo, mas se vc não pretende desfazer da carroceria do seu (por possivelmente estar em bom estado), então eu acho que acaba sendo melhor arranjar um 626 e fazer a troca por um motor 2.5 de uma vez...
No momento ainda não comecei a pesquisar a fundo as peças, mas pretendo abrir um tópico aqui no zone sobre isso no m~es de Julho, pois terei tempo hábil para análises sobre os veículos...

Se você realmente tem interesse em fazer esse swap, podemos ir nos comunicando e trocando informações.
Att.
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor fabiocamo » Dom Abr 27, 2014 3:23 pm

o motor KLDE tem 164cv e possui uma taxa de compressão boa para turbinar, se o turbo for sua intenção, mas realmente, vc vai precisar trocar tudo, fiação, módulo, radiador, eixos, molas, entre outras peças e acredito que talvez seja necessário mexer no painel do carro tambem...
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor rodrigoduartexavier » Seg Abr 28, 2014 7:07 pm

DanielDL escreveu:Além do radiador e demais periféricos do motor, todo o chicote elétrico do carro é diferente, ECU, algumas diferenças no painel de intrumentos e também a transmissão é outra. Segundo o pessoal do fórum do Mx-3.com, a melhor forma de tornar um Swap desses viável é ter um Mx-3 V6 doador de peças para a remoção dos componentes relacionados com o motor. Basicamente, é mais fácil comprar um carro com o V6 de fábrica, se o seu desejo é realmente ter este motor.

Se seu interesse é manter seu carro e ganhar potência a alternativa é fazer o Swap para o 1.8 BP (125HP) do Protegé, que é plug 'n play e excelente plataforma para ser turbinado, já que possuía essa opção de fábrica (BP-T), gerando cerca de 178HP, se não me engano, sendo de longe bem mais potente que o V6 K8 original e tão potente quanto o 2.5 KL-DE.

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BP-T no MX-3



Daniel, boa noite!

É só trocar um motor pelo outro(MX3 pelo Protegé), ou tem que também trocar a transmissão e a caixa de marchas?

Grato!
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor DanielDL » Ter Abr 29, 2014 12:36 pm

rodrigoduartexavier escreveu:

Daniel, boa noite!

É só trocar um motor pelo outro(MX3 pelo Protegé), ou tem que também trocar a transmissão e a caixa de marchas?

Grato!


Boa tarde!

Então, pesquisando lá no Mx-3.com parece que a caixa de marchas e demais componentes são mantidos do Mx-3 mesmo, pois são compatíveis com este motor. Parece-me que o MxSilver aqui do fórum já fez essa troca, talvez ele saiba melhor dos detalhes.
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor mxsilver » Ter Abr 29, 2014 1:32 pm

eu mantive a ECU do b6, até porque é difícil achar uma de protege manual, apenas coloquei os bicos do BP, do protege vem motor, suporte lado do motor, eixo/suporte/tulipa (que liga o cambio ao semieixo direito) e coletor de escape. se vc vai usar a ECU do mx3 tem que fazer um suporte pra colocar a válvula EGR em algum lugar, no BP ela não atua mas vc tem que conectar no chicote pra não dar erro. o sistema de vácuo tbm é diferente e é preciso ligar como se fosse o B6 pra que a geometria variável funcione como a ressonância variável do B6. se vc conseguir uma ECU manual ai é melhor trocar o chicote tbm.
Editado pela última vez por mxsilver em Qua Abr 30, 2014 5:05 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Troca do 1.6 pelo 1.8 v6...alguém já fez?

Mensagempor rodrigoduartexavier » Qua Abr 30, 2014 4:35 pm

Daniel/mxsilver, boa tarde!

Obrigado pelo interesse e orientação!

Grande abraço.
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