Agua (me ajudem)

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Agua (me ajudem)

Mensagempor enfcarlos » Sáb Mai 10, 2014 12:32 pm

Gente me ajudem, sou leigo no assunto, mas em relação a colocar agua no carro existe um reservatorio do lado esquerdo de quem ta na frente do carro o qual coloquei agua, queria saber se existe outro compartimento para ser colocado..... aquele reservatorio amarelo do lado direito significa o que, o meu ta seco... nesse reservatorio ta escrito full e low me ajudem... meu carro até fumaçõu ontem, ele desligou sozinho umas 5 x e demorava a pegar, pegou 2 vezes no tranco e outras vezes foi forçando na chave..
enfcarlos
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 12
Idade: 38
Registro: 15/09/2013
Localização: Manaus
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Agua (me ajudem)

Mensagempor fabiocamo » Sáb Mai 10, 2014 1:26 pm

Meu amigo... vc corre um grande risco de ter destruido peças do carro!!!
A agua serve para refrigerar o carro, senão as peças superaquecem e podem se fundir, o óleo tambem serve para refrigerar e além disso para lubrificar todo o sistema!
Low (baixo) Full (cheio/ limite máximo).

Vc precisa completar com agua deixando entre esses dois... de preferencia até o full...
mas com certeza deve ter formado ar dentro do carro, no sistema da agua, vc vai precisar fazer circular agua no no sistema de arrefecimento todo... não vou saber explicar como fazer isso, mas é simples, é da mesma forma que é feito pra qualquer outro carro.

Aguarde ai que o pessoal já explica melhor para vc!! ;)
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Agua (me ajudem)

Mensagempor DanielDL » Sáb Mai 10, 2014 4:01 pm

Boa tarde, tentarei explicar da melhor forma possível, usarei uma foto para ilustrar:
Imagem

À esquerda da foto existem dois reservatórios, um branco e outro amarelado de tampa amarela. O branco é o reservatório do fluido de limpeza do para-brisa, de acordo com o que você disse foi aí que você colocou água, certo? O outro é o fluido da direção hidráulica.

Próximo à ele note a tampa do radiador (metálica com adesivo amarelo em cima), que é principal componente de arrefecimento (resfriamento) do seu carro. O radiador deve estar cheio até a tampa de uma mistura de 50% água (de preferência desmineralizada) e 50% aditivo à base de etilenoglicol. Esse aditivo é impreterível para o correto funcionamento do sistema e durabilidade, pois evita ferrugem. COM O CARRO FRIO (JAMAIS ABRA COM O CARRO QUENTE) abra cuidadosamente esta tampa e verifique se o radiador está cheio. Como medida emergencial você pode completá-lo somente com água, mas recomendo que assim que possível faça a drenagem e complete com a mistura adequada.

À direita da foto, note outro reservatório branco, com uma tampa de plástico que tem uma mangueira que sai do radiador ligada. Aquele é o reservatório de expansão. A função dele é quando o veículo aquece, receber o excesso de água quente proveniente do radiador, e quando esfria o radiador "puxa" essa água de volta. Ele tem duas marcas, LOW e FULL (Nível baixo e cheio, respectivamente). Você disse que o seu estava vazio, isso não é bom sinal, já que se você rodou nessas condições é possível que seu motor tenha sofrido superaquecimento e consequentes danos, como queima da junta do cabeçote etc. Bom, complete ele com uma mistura de água e aditivo (assim como o radiador) até a marca FULL, sem excedê-la. Como medida emergencial pode-se usar somente água.

Feito isso, confira o nível do óleo e veja se não tem sinais de contaminação de água (fica com coloração diferente do normal). Se estiver tudo OK, dê a partida no veículo. Recomendo que procure o quanto antes um especialista.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Agua (me ajudem)

Mensagempor alercs » Dom Mai 11, 2014 10:44 pm

Caramba melhor que esta descrição do Daniel impossível.
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante