Fazendo motor mx3 1.6 16v

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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor alercs » Seg Nov 03, 2014 11:10 am

Eu sou da opinião de que tem que seguir o manual motor original, óleo mineral.. eu sempre usei e nunca tive problema
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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor Pedrinho>Dracena< » Seg Nov 03, 2014 8:27 pm

Valew Leandro, pedi para o mecânico colocar o 10X40 100% sintético.
Outra pergunta agora com relação a suspensão, comprei as buchas da bandeja .... pedi com as seguintes medidas, bucha medida menor 46X60 e bucha medida maior 48X64, essas medidas estão corretas ?
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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor Leonardo » Ter Nov 04, 2014 9:00 am

Pedrinho>Dracena< escreveu:Valew Leandro, pedi para o mecânico colocar o 10X40 100% sintético.
Outra pergunta agora com relação a suspensão, comprei as buchas da bandeja .... pedi com as seguintes medidas, bucha medida menor 46X60 e bucha medida maior 48X64, essas medidas estão corretas ?


ai vc gasta mo grana no carro.. investe forte.. o carro começa a dar problema e a culpa é do pobre carro que não tem culpa nenhuma na cagada que o dono faz... ai depois o cara fala que o carro não vale nada e vende por 10 mil... é por isso que nossos carros não tem valor nenhum... culpa das merdas feitas pelos seus donos!
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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor DanielDL » Ter Nov 04, 2014 8:11 pm

Leonardo escreveu:
Pedrinho>Dracena< escreveu:Valew Leandro, pedi para o mecânico colocar o 10X40 100% sintético.
Outra pergunta agora com relação a suspensão, comprei as buchas da bandeja .... pedi com as seguintes medidas, bucha medida menor 46X60 e bucha medida maior 48X64, essas medidas estão corretas ?


ai vc gasta mo grana no carro.. investe forte.. o carro começa a dar problema e a culpa é do pobre carro que não tem culpa nenhuma na cagada que o dono faz... ai depois o cara fala que o carro não vale nada e vende por 10 mil... é por isso que nossos carros não tem valor nenhum... culpa das merdas feitas pelos seus donos!


Perdoe-me a intromissão, mas qual seria a "cagada" feita pelo dono? Uso de óleo sintético? Vamos pesquisar um pouco antes de julgar de tal maneira. O composto sintético é muito mais puro e adequado para o motor, evita a formação de borra e outros depósitos. Conforme perfeitamente elucidado pelo amigo André Luís, caso não tenha lido:

André Luis escreveu:
Cara, óleo mineral é como gasolina: não é um único composto, mas sim por uma mistura de substâncias. Tem substâncias que tornam a gasolina de melhor qualidade (compostos que elevam o índice de octanagem, como o iso-octano) e tem substâncias que a tornam de pior qualidade (hidrocarbonetos lineares, que reduzem o índice de octanagem). Com óleo mineral acontece a mesma coisa e não tem como mudar pois, assim como a gasolina, é obtido a partir do petróleo. Como o petróleo é uma mistura de milhares de produtos, é inviável economicamente separar uma fração que seja formada por um único composto.

O óleo sintético, como o nome já entrega, é produzido a partir de reações químicas controladas, que produzem somente as substâncias desejadas. Normalmente esses óleo são formados por uma única substância ou uma mistura de poucos componentes, sendo que a proporção de cada um é bem definida. Por causa disso, apenas compostos "nobres" entram nesses óleos, o que lhes confere maior estabilidade. Por isso a troca pode ser feita em intervalos maiores, pois a formação de borra é minimizada. Fazendo uma analogia com combustíveis, o óleo sintético seria o etanol, que é "sintetizado" pelas leveduras que fermentam o açúcar da cana. Esse processo fermentativo produz praticamente 100% de etanol, não uma mistura de componentes. Por isso que existe gasolina podium (gasolina processada para ter maior percentual de compostos nobres) e não existe "álcool podium", pois o álcool combustível é constituido somente de um produto, o etanol.

Sob o ponto de vista da engenharia química (me formo final do ano), a única diferença entre um óleo mineral e um sintético de mesma especificação de viscosidade é a maior vida útil do sintético, pelos motivos que falei nos parágrafos acima. Não tenho formação alguma na área da mecânica para afirmar com certeza, mas a lógica me diz que, sendo a especificação de viscosidade semelhante, o sintético sempre leva melhor, desconsiderando a questão do preço de cada um.



Não sei de onde veio essa de que óleo sintético é ruim e não é feito para o Mx-3. Verifique o manual do proprietário e veja que a viscosidade recomendada pelo fabricante é 5w30 (regiões frias abaixo de 0 grau) ou 10w30 (TODAS as demais faixas de temperatura). Agora tente encontrar algum destes óleos minerais. Não existe à venda no mercado comum 10w30 mineral. Caso leia o manual, vai notar também que é possível usar óleo que exceda as especificações API-SAE da época (como o sintético).

Essa de que o óleo mineral é "ruim por ser feito em laboratório" é pura balela. A maior pureza dele é extremamente vantajosa, sua curva de viscosidade é praticamente plana. Sugiro a leitura de alguns artigos sobre o tema, antes de publicar esse tipo de coisa:

http://autovenice.com.br/voce-sabia/dif ... sintetico/

http://bestcars.uol.com.br/ct/sintetico.htm

http://escolademecanica.wordpress.com/2 ... iferencas/
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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor Pedrinho>Dracena< » Seg Nov 24, 2014 9:03 pm

E ae pessoal finalmente motor zero carro quase pronto fazendo alguns ajustes na suspensão.... A questão do oleo foi adicionado oleo 10w40 100% sintético, foi o mais perto que conseguimos ja que o manual do carro indica castrol edge 10w60 100% sintético ..... ja que 10 é a viscosidade e 60 é a temperatura e o interior do estado é muito quente optamos por 40 ao invés do 30 que é muito bom, mas aqui as temperaturas chegam a 45º em algumas épocas , ai da pra ter uma idéia da temperatura que chega o motor .....

agradeço a todos pelas dicas e experiencias compartilhadas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Em breve estarei postando fotos
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Re: Fazendo motor mx3 1.6 16v

Mensagempor Toni » Ter Nov 25, 2014 12:05 pm

Pedrinho>Dracena< escreveu:E ae pessoal finalmente motor zero carro quase pronto fazendo alguns ajustes na suspensão.... A questão do oleo foi adicionado oleo 10w40 100% sintético, foi o mais perto que conseguimos ja que o manual do carro indica castrol edge 10w60 100% sintético ..... ja que 10 é a viscosidade e 60 é a temperatura e o interior do estado é muito quente optamos por 40 ao invés do 30 que é muito bom, mas aqui as temperaturas chegam a 45º em algumas épocas , ai da pra ter uma idéia da temperatura que chega o motor .....

agradeço a todos pelas dicas e experiencias compartilhadas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Em breve estarei postando fotos



Olá pessoal............

Já há algum tempo venho acompanhando as discussões no site, a respeito do óleo a ser usado em nossos carros.

Por favor, não quero parecer pedante, mas muitas opiniões equivocadas tem sido apresentadas aqui.

Nossos carros foram fabricados na década de 90 (de 91 a 98). Até 93 a melhor especificação de óleo era a API SG; entre 93 e 96 a melhor era a API SH.
Atualmente a melhor especificação é a API SN (de 2011 até hoje). Essa especificação garante uma melhor proteção aos pistões contra depósitos que se formam a altas temperaturas e uma menor formação de borra.
À medida que as especificações vão aumentando, melhor fica o óleo; isso significa que um óleo API SH pode ser usado no lugar de um API SG, porém um API SG não pode ser usado no lugar de um API SH. Portanto qualquer óleo API SN supera em muito as especificações dos óleos API SG e API SH. Isso independentemente de ser um óleo mineral, semissintético ou sintético.
Isto posto, vem a questão da viscosidade, e esta independe da classificação API, ou seja, você pode encontrar óleos API SL e API SN, por exemplo, com viscosidade 15W-40.
Quando você compra um óleo, na embalagem estará estampada a viscosidade do óleo, por exemplo, 10W-40; nesse caso se trata de um óleo multiviscoso cuja viscosidade varia entre 10 a 40 na escala SAE (Society of Automotive Engineers) de viscosidade. A letra W (winter) significa que é um óleo adequado para uso também no inverno.
A diferença de um óleo mineral para um sintético, é que o sintético tem um desempenho melhor especialmente no bombeamento a baixa temperatura, mais estabilidade química em altas temperaturas e maior proteção contra depósitos. Esses atributos ajudam a reduzir o desgaste do motor, a economizar combustível e aumentar a vida útil do motor.
O fato de se usar um óleo sintético NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ PODE RODAR ALÉM DA QUILOMETRAGEM ESPECIFICADA NO MANUAL DO FABRICANTE!!!! O manual é claro: em condições normais de uso, TROCAR O ÓLEO E O FILTRO A CADA 6 MESES OU 10.000Km, O QUE OCORRER PRIMEIRO.

Pois bem................meu MX-3 é um 1.6 DOHC 16V, ano 1995, meu desde 0km, comprado na Millenium em SP; tenho os dois manuais originais, em português e inglês. Em ambos o fabricante claro: para temperaturas ambientes abaixo de 0º C o óleo a ser usado é o 5W-30; para temperaturas acima de aproximadamente -15º C o óleo a ser usado é o 10W-30. Como no Brasil as temperaturas não caem abaixo de -15º C, o óleo recomendado pelo fabricante para o MX-3 1,6 DOHC 16V ano 1995, é o 10W-30 API SG ou superior e ponto final. Portanto um óleo 10W-30 API SN mineral supera em muito as especificações do fabricante.
O importante é trocar o óleo e o filtro de acordo com as instruções do fabricante.

O resto é balela.

Uma curiosidade: tenho um MX-5 1.8 DOHC 16V 1995, também meu desde 0km..................os óleos recomendados são exatamente os mesmos: 5W-30 ou 10W-30.

Ah, antes que alguém mais atento diga que uma das tabelas recomenda óleo CASTROL FORMULA RS 10W-60 ou CASTROL GTX TURBO 20W-40, essa recomendação só existe no manual em português, adicionada pela rede de concessionárias MAZDA, por um motivo muito simples: nos anos 90 (até 97 pelo menos), não existiam no mercado nacional óleos com a viscosidade 5W-30 ou 10W-30. Nenhum dos dois atendia às especificações originais do fabricante, mas eram os mais próximos.

Seguem as páginas dos manuais do MX-3.


SCAN0148.JPG
Capa do manual em inglês.


SCAN0149.JPG
Capa do manual em português.


SCAN0144.JPG
Manual original em inglês


SCAN0145.JPG
Manual original em português.


SCAN0147.JPG
Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 1


SCAN0151.JPG
Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 2


SCAN0153.JPG
Lubrificantes recomendados


SCAN0152.JPG
Troca de óleo e filtro


Abraço a todos!

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