Leonardo escreveu:parabéns pelo motor.. aposto que vai ficar show... só não consigo entender como vc gastou uma grana no motor para ter algo perfeito e está agora falando que está caro o óleo??? rsrs concorda que é uma economia desnecessária?? e outra esse motor é óleo mineral.. sempre!!! eu só uso mineral.. tanto no mx como em qualquer carro!!!! óleo sintetico é algo feito em laboratório.. no meu ponto de vista é algo genérico! sei lá se falo besteira..mas sempre mineral!!
no caso do mx não é costume... e sim porque o carro é para óleo mineral!
Cara, óleo mineral é como gasolina: não é um único composto, mas sim por uma mistura de substâncias. Tem substâncias que tornam a gasolina de melhor qualidade (compostos que elevam o índice de octanagem, como o iso-octano) e tem substâncias que a tornam de pior qualidade (hidrocarbonetos lineares, que reduzem o índice de octanagem). Com óleo mineral acontece a mesma coisa e não tem como mudar pois, assim como a gasolina, é obtido a partir do petróleo. Como o petróleo é uma mistura de milhares de produtos, é inviável economicamente separar uma fração que seja formada por um único composto.
O óleo sintético, como o nome já entrega, é produzido a partir de reações químicas controladas, que produzem somente as substâncias desejadas. Normalmente esses óleo são formados por uma única substância ou uma mistura de poucos componentes, sendo que a proporção de cada um é bem definida. Por causa disso, apenas compostos "nobres" entram nesses óleos, o que lhes confere maior estabilidade. Por isso a troca pode ser feita em intervalos maiores, pois a formação de borra é minimizada. Fazendo uma analogia com combustíveis, o óleo sintético seria o etanol, que é "sintetizado" pelas leveduras que fermentam o açúcar da cana. Esse processo fermentativo produz praticamente 100% de etanol, não uma mistura de componentes. Por isso que existe gasolina podium (gasolina processada para ter maior percentual de compostos nobres) e não existe "álcool podium", pois o álcool combustível é constituido somente de um produto, o etanol.
Sob o ponto de vista da engenharia química (me formo final do ano), a única diferença entre um óleo mineral e um sintético de mesma especificação de viscosidade é a maior vida útil do sintético, pelos motivos que falei nos parágrafos acima. Não tenho formação alguma na área da mecânica para afirmar com certeza, mas a lógica me diz que, sendo a especificação de viscosidade semelhante, o sintético sempre leva melhor, desconsiderando a questão do preço de cada um.