De que problema é esse sintoma?

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

De que problema é esse sintoma?

Mensagempor Deivdks » Seg Abr 27, 2015 3:45 pm

Galera, eu estou com um mx-3 96 mais ou menos a 1 ano já, e ele está apresentando um sintoma um estranho. Infelizmente não tenho conhecimento algum em mecânica, por isso gostaria da opinião de vocês antes de eu ir em algum mecânico.

Pois bem, o meu mx ele está dando um problema nas reduções (desacelerações), enquanto ta desengatado, quando vou parar em uma sinaleira por exemplo, a rotação cai muuito, próximo dos 100~200 giros, e fica por um tempo assim, quase apaga, mas depois ele sobe para o giro normal(?) dele, 700~800. Para andar ele ta bem, sem engasgar ao pisar, não nega nada, mas esse problema da rotação está ficando mais frequente, antes aconteceu mas parou um tempo, agora voltou.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que possa ser, bomba de gasolina, sensor TPS ou alguma outra coisa. Obrigado!

Obs.: Meu carro tem filtro esportivo
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor Toni » Ter Abr 28, 2015 12:30 am

Isso pode ser devido a um fenômeno conhecido como heat soak...................quando o carro está em movimento, o calor gerado pelo motor é parcialmente retirado pela circulação natural do ar; quando o carro está parado, o cofre do motor fica muito quente pela falta da circulação de ar; num carro equipado com o filtro de ar normal, o filtro de ar, não por acaso, fica dentro de uma caixa selada que que impede a aspiração do ar quente do cofre do motor, pois o ponto de captação do ar é externo ao cofre........se você instala um filtro esportivo do tipo cônico, por exemplo, sem o devido cuidado para evitar a aspiração do ar quente que fica retido dentro do cofre do motor quando o carro está parado, o motor começa a aspirar ar muito quente, e portanto menos denso, e a mistura ar-combustível fica extremamente rica, e para corrigi-la, o módulo de injeção diminui a quantidade de combustível enviado ao motor, e com isso a rotação cai mesmo...............
Filtros esportivos não são a maravilha que os vendedores anunciam.................já tive um da K&N instalado quando meu MX-3 era totalmente original, sem o devido isolamento, e o carro ficou péssimo em marcha-lenta e baixas velocidade; hoje, depois que meu carro foi preparado, com extensas modificações na parte mecânica, o mesmo filtro K&N está instalado, mas com o devido isolamento na captação do ar, além de um novo módulo de injeção programável e funciona perfeitamente.
Experimente instalar novamente o filtro original, e veja se o problema desaparece.

Abraço,

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor mx3black » Ter Abr 28, 2015 10:28 am

Por isso no meu optei por instalar o k&n inbox, não tem a mesma vazão do cônico, mas com certeza mais que o original, e sem falar em nunca mais precisar comprar filtro.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor Deivdks » Sex Mai 01, 2015 9:19 am

Muito obrigado pela ajuda pessoal! Realmente Toni, o filtro de ar do meu mx3 esta solto ali, sem nenhuma proteção, quando comprei o carro já estava instalado, mas sempre fiqueu com pé atrás sobre como ele estava, pegando ar quente, mas acho que tiraram para sobrar espaço para instalar um angel eyes, a instalação tem muitos fios para fora, e alguns soquetes também, se fosse a caixa original, nao caberia com essa instalação feita. Tentarei colocar o filtro original, porém nao tenho comigo, vou ter que catar em um ferro velho ou no Mercado Livre.

Só mais uma duvida, ao colocar original novamente, eu preciso resetar de alguma forma o modulo ou ele automáticamente vai se arrumar?

Valeu!
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor leandrobertoni » Sex Mai 01, 2015 10:00 am

Abri um pouco o parafuso da TBI pra ver se melhora ...
FABRICAÇÃO VIDROS AUTOMOTIVOS PARA IMPORTADOS
E-mail :leandro@lgautoglass.com.br
Contato: 11 4251-1072
11 94012 3243 whatsaap
leandrobertoni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 549
Idade: 33
Registro: 18/06/2012
Localização: São Bernardo do Campo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor Deivdks » Sex Mai 01, 2015 10:34 am

Uma vez pedi para o meu mecânico ver o que poderia ser essa lenta baixa, aí ele tentou regular pelo parafuso da tbi , mas piorou, oscilava de mais, então ele deixou como estava e disse que desconfiava que poderia ser o sensor TPS, mas nunca troquei para ter certeza se é ou nao
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: De que problema é esse sintoma?

Mensagempor Deivdks » Sáb Mai 02, 2015 12:13 pm

Testei tirar o filtro de ar, por tb estar muito sujo, só que piorou, o carri fica com a lenta mais instavel e apaga depois de um tempo, e se eu assoprar na frente do cano sem o filtro ali, apaga na hora... Não faço ideia o que possa ser, vou ver se limpo o corpo de borboleta, os bicos e trocar o filtro de gasolina
Avatar de usuário
Deivdks
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 20
Idade: 34
Registro: 23/04/2013
Localização: São leopoldo - RS
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron