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Uso de relês sem resistor, Cuidado!

MensagemEnviado: Seg Jan 29, 2018 8:28 am
por Paulo
Vivendo e aprendendo. Ontem descobri porque a central do meu carro queimou na parte de controle do ar condicionado. Ocorre que, após um dos relês do ar condicionado (original) ter queimado, utilizei um relê comum, sem dar importância ao fato do relê original ter um pequeno resistor ligado em paralelo com a bobina. Alguns meses depois a ECU queimou, na parte de controle do ar condicionado. Após este fato troquei a central e coloquei um relê igual ao original, com resistor, que é o mesmo utilizado por alguns Kia.
O que ocorre é que a bobina do relê sem resistor quando desligada gera uma corrente de mais de 200V, enquanto a do relê com resistor não chega a 50V. Se o relê tiver diodo em paralelo com a bobina não há aumento de corrente ao ser desligado.
Assim amigos, ao instalar um relê no seu carro, principalmente em itens ligados a Central, utilizem reles com resistor ou diodo, são um pouco mais caro(2 ou 3 reais) mas com certeza uma Central custa muito mais que isso.
Os relés sem resistores ou diodos servem para veículos anteriores à década de 80, que não tenham tecnologias eletrônicas como ECU, ignição eletrônica e outras.
Abraços

Re: Uso de relês sem resistor, Cuidado!

MensagemEnviado: Qua Jan 31, 2018 12:50 am
por andersonfcunha
Caramba, isso gerou um senhor problema