por Toni » Ter Dez 16, 2014 4:13 pm
Há uns 7 anos atrás eu instalei um coletor 4x1 feito sob medida no Giba Escapamentos, e o carro ficou nitidamente mais esperto, com mais torque em baixas rotações, sem buracos nem falhas, muito gostoso de dirigir. Aproximadamente um ano depois eu "chipei" meu carro na Nascar.
O que eles fazem é o seguinte: removem o chip original do seu módulo, copiam os parâmetros originais do mesmo para um laptop, conectam o laptop no seu carro, ligam o carro, ajustam os parâmetros originais através do laptop, transferem o arquivo do laptop para um novo chip e colocam o novo chip no soquete que eles soldam na placa do seu módulo. Eu tinha um filtro cônico K&N novo, e ele também foi instalado (o filtro foi instalado antes de os ajustes no chip serem feitos). Eles não apenas podem aumentar o limite de corte da injeção (no MX-3 1.6 16v a injeção corta a 6500 rpm), mas aumentam o tempo de abertura dos bicos, para que uma maior quantidade de combustível seja injetada, na expectativa de ganhar potência; mas sem melhorar a admissão de ar (preparar os dutos de admissão em banco de fluxo, por exemplo), apenas deixam a mistura mais rica. Pode ser que em carros equipados com turbo, o ganho seja perceptível; no aspirado não.
O resultado: o carro teve uma melhora insignificante no desempenho, porém ficou péssimo de marcha lenta (especialmente depois que o motor aquecia) e o consumo aumentou uns 20%. Acabei voltando ao chip original do carro, e voltou a ficar muito bom; a instalação do filtro não mudou nada o comportamento do carro.
Resumindo: no meu caso, foi perda de tempo e dinheiro com a troca do chip, assim como, apenas trocar o filtro de ar por um "esportivo" não muda em nada o desempenho do motor.
O coletor sim, faz sensível diferença, desde que seja fabricado por oficinas competentes.
Abraços,
Toni
TONI
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