Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Dúvidas sobre tuning
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: viewtopic.php?f=19&t=2449&p=5872#p5872

Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Dom Mai 04, 2014 4:52 pm

Boa tarde pessoal,

Como algumas pessoas já sabem, estou com um projeto grande e trabalhoso, farei um Swap/ troca do motor do MX3 1.6 ano 1997 para o v6 2.5 KLDE de um 626 ano 1994.
Primeiramente estarei abrindo este tópico com algumas fotos, para que eu possa tirar dúvidas e pedir ajuda de vocês para algumas coisas, posteriormente estarei criando um How-To com fotos e com os detalhes do que é necessário ter, fazer, alterar e manter para poder fazer o Swap.

É um processo que irá demorar um pouco ainda, pois eu mesmo pretendo desmontar e fazer a troca do motor, mas antes vou precisar ter tudo à mão para que não tenha futuros problemas na hora da troca.

Optei por comprar um 626 inteiro para poder desmanchá-lo, pois corri atrás do motor e só encontrava motores retificados, este motor esta com 180mil km rodados, aparenta estar com um pouco de vazamento de óleo, embreagem parece estar meio funda (ele tem cambio manual) e a lenta esta travada nos 1000RPM, sendo que no manual do proprietário diz que o ideal é entre 700 e 600 RPM, existe uma pequena gambiarra na parte elétrica, um jumper que foi feito logo na saída da bateria e o fio superaquece, e acho que o alternador deve estar meio ruim, pois em baixas rotações ele acende a luz da bateria, mas ao acelerar ela apaga!
São problemas que preciso sanar antes de fazer o swap.
******************************************************************
No momento estou em busca de algumas informações essenciais para o swap, se alguem mecânico ou alguém que tenha algum conhecimento específico puder me ajudar, eu agradeço muito:
1º) O 626 é mais largo que o Mx3, os eixos que saem da caixa de câmbio, servem no MX3 ou eles são maiores mesmo? Caso não sirvam, é possível utilizar o do MX3 1.8? Os dentes do eixo do MX3 1.8 encaixam na trizeta do 626?
2º) É necessário trocar o cilindro mestre e o hidro vácuo?

A princípio só tenho estas dúvidas, outras surgirão com o tempo, podem dar todo o tipo de opiniões que vocês quiserem, sejam elas boas ou ruins, toda informação será muito bem vinda.

Segue algumas fotos dos 2 carros:
Muito obrigado pessoal. :D
Anexos
2014-04-11 16.19.03.jpg
2014-04-11 16.19.28.jpg
2014-04-11 16.25.37.jpg
2014-04-11 16.23.27.jpg
2014-04-11 16.25.01.jpg
2014-04-11 16.19.44.jpg
2014-04-11 16.31.49.jpg
2014-04-11 16.23.59.jpg
2014-04-11 16.24.35.jpg
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor mxsilver » Dom Mai 04, 2014 9:02 pm

boa sorte com o trabalho amigo, é assim mesmo, essas coisas agente mesmo tem que por a mão na massa, hoje em dia com internet não existe nada que não se aprenda, e dedicação, capricho e busca pela perfeição do serviço só o dono mesmo pra ter. muitos falam que essa troca não é viável mas se esquecem que essa é uma opinião que foi formada em outro pais, onde pode se compra um mx3 V6 com o salario de um mês, nessa condição é obvio que trocar por um 1.8 V6 é muito mais fácil.
eu discordo de todos que dizem que não é viável, acho que fica muito mais viável do que trocar por um motor de outra marca como já vi por ai, já que todas as peças que vai precisar existem e foram projetadas para isso, não vai ser preciso adaptar nada. você deu sorte de pegar um 626 manual, não vai precisar compra um cambio de mx3 v6 (que é o mesmo do seu) e principalmente a ECU manual que é quase impossível de se achar no brasil (sei de mx3 2.5 que rodam com ECU de 1.8 ).

eu começaria comprando um chicote de mx3 V6, radiador, suporte de motor, coletor de KLZE/KLG4 e provavelmente vai ter que trocar os semi-eixos, mas esperaria pra ver, a suspensão acho que compensa recalibrar em vez de trocar (e tbm é muito provável que os amortecedores do 626 sirvam).
Editado pela última vez por mxsilver em Seg Mai 05, 2014 12:31 pm, em um total de 1 vez.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Dom Mai 04, 2014 11:35 pm

mxsilver, Obrigado pelo apoio!!!
É exatamente por esses motivos que vc citou e alguns outros que acabei optando por fazer a troca no 1.6 invés de adquirir um 1.8. Além de que não confio em deixar o carro em mecãnico algum, que sempre vão pegar o carro pra dar uma voltinha escondido, vão fazer o serviço de qualquer jeito e depois surgem problemas no carro que antes não existiam, muitas vezes por descuido do mecanico que esbarra em algum sensor ou quebra algum fio, que por ser muito antigo acabam ficando quebradiços...

Fico feliz em saber que o cambio é o mesmo do mx3 v6, eu já suspeitava que fosse, mas tinha minhas dúvidas, preciso verificar certinho ainda, mas acredito que a embreagem seja a mesma também! Os semi eixos espero não precisar trocar, ainda não tive tempo de desmontar o carro para medi-los, mas se não servir, vou precisar pesquisar mais à fundo o que vou precisar trocar pra poder utilizar os semi eixos do mx3 v6.
Vou dar uma geral na parte elétrica do carro e ver se é possivel utilizar o chicote do 626 mesmo, acredito que dê certo, mas se não der, vou ter que comprar um outro; radiador vou ter que arranjar outro, pois o dele esta meio quebrado o suporte; já que vou fazer toda essa alteração, e o motor ja vai estar fora, pretendo trocar todos os coxins que prendem o motor do carro e colocar novos.
A suspensão, estou pensando em trocar apenas a mola e colocar a mola do mx3 v6, que deve ser mais rígida que a do 1.6, acredito que o amortecedor em si não influencie muito, como os meus estão bons, a intenção é apenas não deixar o carro muito baixo por causa do peso extra do motor, quando estragarem eu troco eles pelos do v6.
Só não entendi o porque vc falou de trocar o coletor pelo do KLZE??? Se for para poder instalar o duto do filtro de ar, acredito que não será problema, pois irrei utilizar mangotes de silicone dos mesmos utilizados em carros turbo, basta colocar um de 90º que ele não irá pegar na bateria do carro.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Dom Mai 04, 2014 11:45 pm

Após fazer o swap do motor, pretendo passar os discos de freio do 626 para o Mx3, tanto na frente quanto atrás, para poder segurar o carro.
Eu gostaria de passar também o sistema digital do ar condicionado para o mx3, mas acho que isto não será possível pois o digital possui todo um mecanismo elétrônico com motorzinhos para selecionar as passagens de ar, já o mx3 é tudo manual/ mecânico.

Bom, estarei postando fotos do motor e parte elétrica tanto para complementar o nosso fórum como para eu tirar algumas dúvidas, e ao final do Swap estarei criando um How-To de como fazer todo o processo incluindo as peças equivalentes que podem ser aproveitadas do 626 no Mx3 1.6 e no Mx1.8.
Quanto ao 626 o futuro é incerto sobre o que eu farei com a carcaça, se vendo, ou se utilizado para algum tipo de projeto de TCC para a faculdade, pois ainda me sobrará o motor 1.6 que também não sei se passo para o 626, se guardo ou se coloco á venda.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor mxsilver » Seg Mai 05, 2014 6:59 am

vc precisa de um coletor curve neck, o do 626 é reto e vai bater na bateria.

Imagem

tem gente que usa do K8 mesmo, mas não fica legal pq os dutos são bem mais finos e vai "capar" o seu KLDE pra caramba.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Seg Mai 05, 2014 11:26 pm

Então, na verdade não vou precisar porque o do 626 serve certinho, eu já tirei as medidas e cabe! Não sei o porque, não sei se são alguns modelos ou não, mas o meu 626 e alguns outros que cheguei a ver possuem essa parte do coletor encurtada, segue a foto:
Anexos
DSC02078.JPG
Meu 626
DSC02004.JPG
626 que cheguei a ver para comprar, mas a documentação estava zuada...
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor mxsilver » Ter Mai 06, 2014 12:21 am

acho que vc pode até fazer caber, mas os únicos que servem mesmo e podem ser usados com as tubulações originas são o curve neck do KLZE/KLG4 e o original do K8.
Avatar de usuário
mxsilver
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 42
Idade: 40
Registro: 21/06/2013
Localização: SC
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Ter Mai 06, 2014 12:25 am

sim sim isso é verdade!!! Mas no meu caso não vou poder utilizar a tubulação original, pois ela esta meio quebrada, dai vou fazer uma adaptação com aqueles mangotes de silicone para carros turbo.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Ter Mai 06, 2014 12:55 am

Tipo este aqui
Anexos
mazda018.jpg
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor alercs » Ter Mai 06, 2014 8:27 am

Fala Fabio blz?? conheço aquele raceway duplo da primeira foto heim hehehe...
cara confesso que você tem muita coragem em fazer isso, sabe se que para fazer um swap de motores com um mx k8 ficaria mais fácil passar para o KLDE ou KLZE, acho que você será o primeiro a fazer esse swap usando um MX 4cc.. nos mantenha atualizado sobre o projeto. Cara é legal você falar com o Anderson ele tem um ótimo "know how" de MX e K8..

parabéns e boa sorte
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Ter Mai 06, 2014 5:42 pm

E aiii Alercs, obrigado!!! uahauhauhaua sim sim, conhece mesmo!!! :D
Eu estou devendo um video do ronco com esse abafador até hoje!!! Cheguei a filmar, mas o som não ficou legal por causa da câmera que usei!!
Desanima ver que o mazdinha não desenvolve e hoje em dia até carro 1.4 tem mais potência que ele!! Cogitei turbinar mas o trabalho que eu teria seria grande fora as revisões constantes que precisam ser feitas, após ouvir o ronco do Mx3 do Tomazela, percebi a diferença de um v6 pra um 4cc ahhahaha, não tem nem comparação, e quem sabe se tudo der certo e eu tiver $$$, eu não turbine esse v6!! :D
Vou ver de falar com o Anderson sim, mas quero primeiro sanar algumas dúvidas bobas que tenho e verificar outras coisas, só vou ter tempo para fazer isso em Julho, dai depois vou trocar umas idéias com ele sim!!! :D
Deixarei vcs atualizados sim, embora o meu 626 seja manual, acho que u futuro how-to ajudará bastante outras pessoas que tenham a intenção de fazer essa mudança também.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor franc » Ter Mai 06, 2014 8:56 pm

Muito legal o projeto, quero acompanhar cada detalhe! Uma pena ter que esperar até Julho pra ver ele tomar vida de verdade! hahaha

Também sinto uma enorme necessidade de ter mais potência no MX-3. Ele realmente merece, especialmente com o desenho esportivo dele. Infelizmente a Mazda provavelmente não quis colocar motores maiores para não acabar tomando mercado de outros veículos da linha deles na época (MX-5 e Mx-6).

Boa sorte no seu projeto, estarei acompanhando as atualizações.
Avatar de usuário
franc
Membro
Membro
 
Mensagens: 212
Idade: 32
Registro: 10/04/2011
Localização: Brasília
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Ter Mai 06, 2014 11:24 pm

Obrigado Franc, muito obrigado...

Na verdade o projeto mesmo vai demorar um pouquinho mais para ser feito, mas em Julho estarei de férias da facul e do serviço, dai terei tempo de analisar o 626 inteiro e também o mx3, fazer pesquisas na internet e conversar melhor com o pessoal, se possível quero ver se já dou uma ajeitada em algumas coisas do motor também.

Acredito que tenha bastante gente querendo fazer o mesmo swap, mas a falta de informação para fazer tudo isso impede o pessoal de seguir com a idéia, além do mais, quando eu fizer o how-to será possível se basear nele para fazer swap de motores 4cc para 1.8 v6 também (embora eu considere o custo beneficio/ potência muito baixo).
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Ter Mai 06, 2014 11:34 pm

Pessoal, o motor do 626 esta com 180.000km rodados, mas esta muito bom!
Sou do interior de SP e fui buscar o carro em Curitiba, voltei dirigindo com ele (não podia deixar de pegar uma estrada com esse motorzão!!! :D ).

- Ele possui gambiarra na parte elétrica (jumper indevido).
- Acredito que esteja com vazamento de óleo (pois em baixo do carro esta cheio de barro com óleo, mas não pinga no chão)
- A homocinética esta começando a ficar ruim.
- A embreagem é muito funda, mas não patina (não sei se é normal do carro ou se esta muito gasta, na via das dúvidas vou trocar).
- filtro de ar esta meio zuado assim como o duto de ar que leva para o coletor de admissão.
- O carro esta começando a dar umas falhas, pode ser as velas, a bomba de combustível, filtro de combustível ou até mesmo o alternador, que esta meio fraco.
- Radiador esta com o encaixe do suporte quebrado e foi preso com arame.

São coisas que preciso arrumar e testar antes de arrancar o motor, fora as peças necessárias para adaptar no mx3.
- Vou desabilitar o piloto automático (não tive coragem de ligar ele e terei menos coragem ainda depois que eu fizer o swap, por isso irei desabilitá-lo, até mesmo por ser meio "sem graça" um carro esportivo com piloto automático). :)
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Qui Mai 08, 2014 11:33 am

Vamos lá...

Segue a foto do cabo positivo da bateria que vai para a caixa de fusíveis, onde foi feito um jumper de um parafuso ao outro, como é possível ver na foto (item 2), pelo que eu pude entender, esse jumper esta pulando o fusivel de 100A que existe entre esses dois parafusos!!!

No "item 1" tem esse fusível amarelo que vai para essa peça estranha ai, que se eu não me engano ela é do sistema de piloto automático.

Vou precisar arrumar essa porcada que fizeram!! kkkkk... Alguém possui uma foto facil do esquema dessa fiação ai?? Se o Mx3 1.8 for igual, ta valendo pra eu tentar arrumar!! :)
Anexos
1MCR9QM3RHCPQ,EDING032R.jpg
Lado positivo da bateria e caixa de fusíveis do 626
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Próximo

Retornar para Tuning

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante