Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Dúvidas sobre tuning
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: viewtopic.php?f=19&t=2449&p=5872#p5872

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor desordeiro » Qui Mai 08, 2014 11:49 am

to achando que você vai restaurar o 626 em vez do swap. kkkkkkk


Não seria mais prático arrumar a parte elétrica depois que o motor tivesse instalado no mx ???? Assim teria mais espaço para analisar e refaze-la com mais calma..

Boa sorte no projeto
desordeiro
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 141
Idade: 44
Registro: 19/11/2013
Localização: Santo André
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Qui Mai 08, 2014 12:06 pm

Na verdade eu pretendo restaurar o motor sim!! ahuahuahuaha :D

Pretendo restaurar o motor antes de desmontá-lo, pois basicamente ele esta em bom funcionamento, é mais facil eu achar os problemas agora, do que desmontar, montar e dai agravar problemas que eu poderia resolver facilmente agora... (até porque, se eu deixar para arrumar depois, eu vou ficar sem carro, já que o 626 estará sem motor e o mx3 precisará de manutenção).
É mais facil mexer no motor estando no 626 do que no Mx3, pois no Mx3 ficará mais apertado para manusear as coisas. ;)

Como o motor esta em bom funcionamento, eu restauro ele e deixo tudo ok, quando fizer o swap, eu sei que o motor deverá obrigatoriamente estar funcionando bem, caso surja algum problema após o swap vou ter absoluta certeza de que é algum caninho solto ou problema elétrico/ possivelmente algum plug mal conectado ou coisa do tipo. ;)

:) :)
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Qui Mai 08, 2014 12:11 pm

também não quero deixar para mexer na parte elétrica com o motor fora do carro, pois dai não terei como testar, seria até mais facil, mas eu não teria a garantia do funcionamento do motor!!

Vale lembrar que não sou mecânico e não sou eletricista também, por isso estou fazendo as coisas com cautela. :wink:
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor drigz » Qui Mai 08, 2014 5:36 pm

O jump foi feito por porquice de não ter o fusivel de 100A em mãos para trocar.
O outro fusivel amarelo pendurado provavelmente vai para o som dentro do carro.. Essas coisas é bem tipicas de "INSTALADORES" de som.. Tira o fusivel do lugar e ve o que para de funcionar.. Simples :)
Avatar de usuário
drigz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 222
Idade: 31
Registro: 22/12/2011
Localização: São Carlos-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Qui Mai 08, 2014 7:48 pm

drigz escreveu:O jump foi feito por porquice de não ter o fusivel de 100A em mãos para trocar.
O outro fusivel amarelo pendurado provavelmente vai para o som dentro do carro.. Essas coisas é bem tipicas de "INSTALADORES" de som.. Tira o fusivel do lugar e ve o que para de funcionar.. Simples :)


Muito obrigado pelas informações!!! :D :D :D :D
No final de semana irei arrancar e testar!!
Quanto ao fusível de 100A, eu tentei arrancar ele, mas não consegui, ou ele esta meio enroscado ou derreteu e grudou, fiquei com medo de forçar muito e estragar! Tambem vou arrancar ele e a parcaria do jumper e providenciar um novo, pois ele deve estar queimado, se não estiver, provavelmente eu vou quebrá-lo pra arrancar, pois parece muito frágil e não sai puxando com força!! hahahah
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor ttmx3 » Qui Mai 08, 2014 10:07 pm

é isso aí kano (fabiocamo)... sou amigo dele e estarei ajudando no que for possível hein kano! Julho é swap! ahahha
***MX3 DOHC 1.6 16v Black***
Avatar de usuário
ttmx3
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 127
Idade: 38
Registro: 29/08/2010
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Qui Mai 08, 2014 10:11 pm

ttmx3 escreveu:é isso aí kano (fabiocamo)... sou amigo dele e estarei ajudando no que for possível hein kano! Julho é swap! ahahha


Opaaaaaaaa, pode crêr!!! :D
Este ano ainda não mexemos nas carangas!!! :D
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor DanielDL » Sex Mai 09, 2014 7:51 pm

Boa sorte no Swap, vou acompanhar cada passo, pois é uma modificação interessantíssima e que não se tem muitos registros mesmo fora do Brasil. Uma dica que eu daria é ficar de olho nas sucatas de leilão, pois às vezes aparece algum Mx-3 V6 do qual você possa retirar alguns componentes sem ter que inutilizar o 626. Me falaram de um uma vez que saiu, completo por R$2.600.

A propósito, se essa adaptação aqui foi viável, por que a sua não seria, rs: Imagem
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor drigz » Sex Mai 09, 2014 9:45 pm

Pior que o mx com ap turbo da foto deve andar muito mais que o vários mx v6 aí...
Ainda acho válido um swap pra um motor nacional se o objetivo for turbinar, mas se tudo for muito bem feito...
Aposto que quando qualquer um aqui estiver dando o máximo do mx e algum outro passar fazendo comer poeira não vai importar em nada o que está embaixo do capô... Se o outro estiver com motor ford, volks, gm ou qualquer outra coisa vai estar na frente do mesmo jeito...
Avatar de usuário
drigz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 222
Idade: 31
Registro: 22/12/2011
Localização: São Carlos-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor DanielDL » Sex Mai 09, 2014 10:25 pm

drigz escreveu:Pior que o mx com ap turbo da foto deve andar muito mais que o vários mx v6 aí...
Ainda acho válido um swap pra um motor nacional se o objetivo for turbinar, mas se tudo for muito bem feito...
Aposto que quando qualquer um aqui estiver dando o máximo do mx e algum outro passar fazendo comer poeira não vai importar em nada o que está embaixo do capô... Se o outro estiver com motor ford, volks, gm ou qualquer outra coisa vai estar na frente do mesmo jeito...


Na verdade se ele tiver a potência que o dono diz (240cv) ele provavelmente anda mais do que qualquer Mx-3 original e até mesmo com KL-ZE (199cv)... Tem um cara no Mx-3.com que acabou de turbinar seu 2.5, segundo ele cerca de 300cv... Acho que chega a um ponto que nem compensa colocar tanta potência num carro com tração dianteira...
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Sex Mai 09, 2014 11:10 pm

DanielDL escreveu:
drigz escreveu:Pior que o mx com ap turbo da foto deve andar muito mais que o vários mx v6 aí...
Ainda acho válido um swap pra um motor nacional se o objetivo for turbinar, mas se tudo for muito bem feito...
Aposto que quando qualquer um aqui estiver dando o máximo do mx e algum outro passar fazendo comer poeira não vai importar em nada o que está embaixo do capô... Se o outro estiver com motor ford, volks, gm ou qualquer outra coisa vai estar na frente do mesmo jeito...


Na verdade se ele tiver a potência que o dono diz (240cv) ele provavelmente anda mais do que qualquer Mx-3 original e até mesmo com KL-ZE (199cv)... Tem um cara no Mx-3.com que acabou de turbinar seu 2.5, segundo ele cerca de 300cv... Acho que chega a um ponto que nem compensa colocar tanta potência num carro com tração dianteira...


kkkkkkk DanielDL, realmente, isso sim é muito investimento num Mx3!!! kkkkk
Drigz, se formos pensar nos 1.6, chega a ser vergonhoso um carrinho 1.4 ser mais potente que nosso 1.6!!! Na vdd eu cheguei a pensar em turbinar o 4cc, mas o gostoso é ouvir o ronco do carro e saber que se vc pisar o carro vai andar!! Não estou fazendo esse swap pra tirar rachas, estou fazendo porque gosto do carro e acho que ele merece um motor e um ronco à altura da esportividade que ele apresenta. :)
Realmente na hora de "ganhar" de outro carro, não importa o que tem em baixo do capô, mas eu não ligo se outro carrinho paia vai passar eu ou não, o que vale é a diversão!! ;)
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Sex Mai 09, 2014 11:27 pm

Meu motor 1.6 esta em ótimo estado, com 76mil originais rodados, ai eu pergunto, há necessidade de trocar o motor?? Não... não há necessidade alguma, motor ótimo, não tenho problemas com manutenção, esta pouco rodado, comparado com o ano dele... e o motor que vou colocar esta com 180mil rodados, vazando óleo e mais um monte de coisa pra fazer e nem vou retificá-lo, a não ser que dê pau de vez no motor!!! kkkkkkkkkkk
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Sex Mai 09, 2014 11:34 pm

DanielDL escreveu:Boa sorte no Swap, vou acompanhar cada passo, pois é uma modificação interessantíssima e que não se tem muitos registros mesmo fora do Brasil. Uma dica que eu daria é ficar de olho nas sucatas de leilão, pois às vezes aparece algum Mx-3 V6 do qual você possa retirar alguns componentes sem ter que inutilizar o 626. Me falaram de um uma vez que saiu, completo por R$2.600.

A propósito, se essa adaptação aqui foi viável, por que a sua não seria, rs: Imagem


Realmente, ainda não encontrei registro algum sobre esse swap!! estou procurando em vários sites internacionais e nada, vejo muita gente que queria fazer mas desistiu por ser muito trabalhoso...
Comprar uma sucata até seria uma boa hein!! mas acho que acaba sendo meio inviável, pelo fato das peças já terem sido bem usadas e estarem em estado avançado de ferrugem e de uso na grande maioria dos casos, as peças seriam utilizáveis por pouco tempo, pois logo eu teria que substituí-las por peças novas... E vender a sucata não é tarefa fácil, além de que eu já vou ter a sucata do 626 para desfazer e um motor 4cc inteiro que não sei nem a onde vou deixar!! :?
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Sex Jun 27, 2014 6:50 pm

É isso ai pessoal.... voltando às postagens, segue um desenho técnicos dos radiadores que encontrei no site gringo (link abaixo). Como é possível ver, a furação de encaixe na parte de cima (radiador/ carroceria) são idênticas nos 3 modelos... embora o radiador do 1.8 seja muito parecido com do 626, preciso verificar fisicamente essas outras furações que o radiador possui, mas pelo que parece não será nenhum bicho de 7 cabeças para resolver isso... ponto positivo para a troca, uma dor de cabeça já esta basicamente resolvida!! :)

http://www.adrad.co.uk/car-radiator/cat ... -3&engine=
Anexos
radiador mazda 626 2.5.gif
Radiador 626 2.5
radiador mx3 1.8.gif
Radiador mx3 1.8
radiador mx3 1.6.gif
Radiador mx3 1.6
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Swap MX3 1.6 para v6 2.5 KLDE em andamento

Mensagempor fabiocamo » Sex Jun 27, 2014 7:04 pm

Direção Hidráulica....

Pessoal, a direção hidráulica é muito cara para eu comprar uma nova, por este motivo tenho 2 opções para me certificar antes de pensar em comprar uma:

1) Posso tentar colocar o sistema de direção hidráulico inteiro do 626 no mx3... mas eu não sei ainda se o comprimento (eixos/ hastes da direção), se eles não são compridos demais para o mx3 (pois o 626 é mais largo), se forem maiores, infelizmente não terá como reutilizá-lo.

2) É o que eu mais pretendo fazer, por facilidade e por saber que minha direção hidráulica esta 100%... pretendo verificar se consigo deixar a direção hidráulica do mx3 1.6, tendo somente que ligar os tubos de fluido hidráulico que vem do reservatório e ou da bomba (não sei de onde eles vem, mas tubulação é fácil de resolver)... Mas a questão que me tira o sono é, será que ao fazer isso, a bomba da direção hidráulica, que funciona com a rotação do motor, não exercerá muita força para a direção do mx3 1.6? Afinal de contas a bomba foi feita para fazer funcionar a direção do 626...

A partir dai, se for possível utilizar a direção hidráulica do mx3 1.6, acho que podem ocorrer os seguintes problemas:
- superaquecimento, pelo fato da bomba ser muito forte e a vazão de óleo no sistema da direção não ter essa capacidade, podendo aumentar muito a pressão no sistema hidráulico e também gerar um superaquecimento no óleo.
- direção mole, o excesso de pressão que a bomba de fluido hidráulico irá exercer poderá deixar a direção muito leve.
- vazamentos, pelo fato da direção não aguentar a pressão, ela poderá apresentar vazamentos.

Bom, são apenas suposições do que pode acontecer, pois eu não sei se as bombas que mandam óleo para o sistema de direção possuem sempre uma mesma pressão de trabalho ou não. (E não sou técnico também!!! Vale lembrar para quem pegar o bonde andando ao ler o post, não achar que estou falando algo correto) :wink:
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 35
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

AnteriorPróximo

Retornar para Tuning

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante