Principais problemas e peças do mazda mx3
Mensagem Convidad em Ter Fev 15, 2011 6:04 pm
como todos sabem o mazda mx3 é um carro robusto, que com a manutenção em dia e sua correta orientação dura muito e dificilmente da problemas, mas deixaremos aqui os problemas e soluções mais comuns , claro que um carro com mais de 10/15 anos de uso apresenta seu desgaste e necessita de sua correta manutenção! bom vamos a eles....
motor fraco nao desenvolve :
na ordem fica: cabos de velas, velas, rotor e/ou tampa do distribuidor rachada, entao bicos injetores sujos, bomba de gasolina sem pressão, sensor maf de ar,regulador de pressao de combustivel, se falha quando aquece na temperatura normal ai verifique a bobina do distribuidor
embreagem afunda ou as marchas não entram ou se entram com dificuldade :
verifique os cilindros atuadores da embreagem, existe um localizado no cambio entre o cambio e o painel frontal inferior proximo ao coxim do cambio, outro localidado ao lado do cilindro e hidrovacuo dos freios, verifique se nao tem vazamentos neles e "sangre" o sistema para tirar o ar existente, voltando normalmente era somente o ar ,se em pouco tempo voltar o problema ai desmonte e veja oque esta acontecendo com esses cilindros, geralmente estao com vazamentos e o pistao interno nao segura mais a pressao do oleo, esta com vedador gasto ou quebrado,substitua o cilindro com problema, sangre o sistema e esta feito o conserto!
barulho tipo zum zum zum na roda: rolamento de roda danificado e/ou desgastado
barulho tipo tec tec tec quando se esterça o carro: verifique a ponteira homocinetica deve estar ja desgastada,aproveite e coloque uma coifa ,graxa e braçadeiras novas, trocou resolveu!
ao acelerar sente-se o motor subir: verifique os coxins (suportes do motor) deve estar ou estarem danificados nao mais segurando o motor e nem as vibraçoes do mesmo, trocou resolveu!
temperatura passa do meio no indicador do painel :
verifique na ordem : valvula termostatica ruim travada ou quebrada, ventuinhas se estao acionando veja a caixa de fusiveis, vazamento da bomba de agua ou quebra da mesma, troca pro outra resolve,ou se ha goticulas de agua ou oleo com a cor de leite condensado, ai fatalmente esta com a junta queimada parcialmente, acontece fuga de agua ou queimada totalmente a mistura no oleo na cor de leite condensado, se com junta queimada sera necessario a plaina de cabeçote e junta de cabeçote nova,
carro puxando quando se acelera e/ou barulho forte quando se anda em ruas de paralepipedo( ruas de pedra) verifique o alinhamento de direção completa, cambagem ,caster,camber e as buchas da bandeja , bieletas ou barra estabilizadora e suas buchas,em certos casos pode ser trizeta do cambio ruim ou semi-eixo torto.
barulhos quando se freia ou com carro em movimento:
verifique as pastilhas se estao em condição boa e se os discos possuem riscos ou desniveis, quando muito danificados ficam fazendo barulho quando em movimento do carro ou costumam transmitir vibração no pedal do freio quando acionado, troca de pastilhas e passe nos discos resolve, atenção passe nos discos somente se estao em condição nao finos pelo desgaste , ai se estiverem um par novo é recomendado.
suspenção sobe com facilidade ou quando passa em buracos da trancos fortes na carroceria: verifique se os amortecedores se nao estao fracos e/ou estourados,aproveite e revise os batentes superiores , de haste e as molas.
esses por enquando são os defeitos mais crônicos do mx3 quando apresenta desgaste de peças, aumentaremos os itens a cada vez que novos defeitos ou problemas forem aparecendo, espero ter contribuido!