Histórias da marca - Mazda

Discussões sobre os outros carros da Mazda

Histórias da marca - Mazda

Mensagempor Cris » Sex Dez 08, 2006 1:12 pm

O nome MAZDA teve origem em Ahura Mazda, o mais importante deus zoroástrico da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses.

De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da companhia, Jujiro Matsuda, que a criou em 1920 sob a denominação Toyo Cork Kogyo Co. Ltd. A fabricação de máquinas-ferramentas teve início em 1929, sendo pouco tempo depois (1931) seguido de um veículo de carga de três rodas, o Mazdago.

O primeiro carro, o MAZDA R360 Coupé, um veículo de passageiros de duas portas, surgiu em 1960, e o MAZDA Carol de quatro portas veio ao mundo em 1962. No ano seguinte, a produção automóvel acumulada atingiu a faixa de um milhão de unidades. O primeiro veículo com motor rotativo, o MAZDA Cosmo Sports 110S, foi lançado em 1967. No ano seguinte foi a vez do pick-up B2500, que vendeu mais de 3 milhões de unidades até os dias de hoje. No grupo de carros notáveis que ajudaram a construir a reputação da empresa, podemos incluir também as introduções em 1977 dos modelos Familia e o Capella. A herança no capítulo dos carros esportivos foi solidamente estabelecida pelo MAZDA RX-7 (1978) e consolidada pelo MAZDA MX-5, campeão mundial de vendas na categoria esportivo de dois lugares, cujo lançamento data de 1989.

A MAZDA tem permanecido na vanguarda do desenvolvimento de motores desde 1961, altura em que deu início à cooperação técnica com a companhia alemã NSU/Wankel no domínio dos motores rotativos. Em 1991, o MAZDA 787B venceu às 24 Horas de Le Mans. Foi a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo. Em 1996 a empresa introduz a inovação digital MAZDA, incorporando tecnologia de ponta. Em 2001, entrou em cena o inventivo MAZDA Premacy. O novo século coincidiu com a saída do carro n.º 35 milhões da linha de produção. Inicialmente, a companhia firmou uma parceria com a Ford em 1969, formando uma joint venture com vista ao fabrico de caixas automáticas. Dez anos depois, a Ford adquiriu uma participação de 25% na empresa, e, desde então, a relação entre as duas companhias desenvolveu-se fortemente. A AAI, as joint venture de ambas as companhias nos Estados Unidos, fabricaram mais de 2 milhões de veículos desde 1992.
-
Did You Know?
* A MAZDA, que conta com 36.000 funcionários, é a quinta maior montadora do Japão e tem sua sede na cidade de Hiroshima, possuí 2 grandes fábricas no Japão e complexos de montagem em outros 17 países.
* Produz cerca de 800 mil carros e veículos comerciais anualmente.


Retirado do blog: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/ , com diversas histórias de marcas nacionais e internacionais.. Bem legal o blog :wink:
Cris
 

Mensagempor Paulo_mx3 » Sáb Dez 09, 2006 7:30 am

valeu Cris, tópico muito interessante que deveria estar em destaque!

Abrçsss
Paulo_mx3
 


Retornar para Outros

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante