deepbluemx3 escreveu:Eae Toni, gostaria de saber a respeito das homocinéticas e do câmbio, já que são os transdutores de toda essa força, qual é a preparação/tratamento para eles suportarem todo esse aumento de torque e potência???
Abraço!
Fala Deep!
Vamos lá.............as homocinéticas são novas e originais.....
Com relação à caixa, eu cheguei a falar com o Sérgio (se não estou enganado era esse o nome) da Sapinho Câmbios Especiais, sendo que ele é o próprio Sapinho...........rsrsrs
Expliquei o projeto do carro, e ele me disse o seguinte:
Até então, ele nunca havia mexido num câmbio de MX-3, portanto ele precisaria que eu deixasse a transmissão completa come ele, ou que levasse uma outra, para que ele pudesse fazer todas as medições necessárias nas engrenagens, eixos, rolamentos, etc, para poder fabricar as novas peças forjadas. Isso demoraria por volta de 40 dias, e custaria ao redor de R$ 6.000,00. Segundo ele, normalmente se usam engrenagens forjadas na 1ª, 2ª e 3ª marchas; mas ele só poderia dizer quais teriam que ser forjadas após analisar o câmbio, inclusive verificando se seria necessário reforçar as carcaças do câmbio e do diferencial.
Porém ele alertou o seguinte: normalmente, ele trabalha com carros de competição, tanto arrancada, como de pista, que normalmente usam engrenagens de dentes retos, que são mais resistentes, porém fazem muito barulho.
Perguntei se seria possível fazer as engrenagens no formato das originais (helicoidais) e ele disse que sim, mas que como ele não tem máquina de polir as engrenagens, pois em carros de pista o ruído não é um problema, mesmo fabricando engrenagens helicoidais, o nível de ruído ainda seria muito para um carro de rua, na opinião dele.
Ele me disse que se o carro não for usado de forma muito bruta (as arrancadas que te falei acima), não deverá haver problemas com a transmissão, desde que o óleo da mesma seja verificado periodicamente e seja de boa qualidade.
Ele foi muito atencioso e transparente comigo, e me alertou para esses problemas; conversamos por telefone por mais de uma hora!
Mas de qualquer modo, é possível sim fazer o câmbio forjado.
O outro Sérgio, meu preparador, sugeriu a instalação do radiador de óleo do câmbio, o que é muito comum em carros de pista, para prevenir quebras. Ele normalmente usa esses radiadores nos carros que ele prepara para pista. Ele atualmente é o preparados dos carros da Copa Mercedes; já preparou carros da F-3 Sulamericana, da Copa Renault, BMW´s, entre outros, para as Mil Milhas de Interlagos; ele deve saber o que faz, né? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Como não pretendo usar o carro prá rachas e que tais, e portanto não forçar a transmissão com cantadas de pneus em arrancadas, principalmente em pisos irregulares, não deverei ter problemas, já que o torque será transmitido progressivamente, e não aos trancos.
Um abraço,
Toni