[How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Área destinada a publicação de Manuais e How-To(s)
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: viewtopic.php?f=19&t=2449&p=5872#p5872

[How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor thiago_sakua » Qua Jul 01, 2015 11:19 am

“HOW TO” PARA INSTALAÇÃO DO COMANDO DO VIDRO ELÉTRICO DO PALIO NO MAZDA

Bem, após muitas dúvidas não esclarecidas resolvi fazer um tutorial COMPLETO. As pessoas sabiam as vezes da sequência dos fios. Mas nada muito além disso. O grande abacaxi nesse método é que alguns mutilam a peça de suporte plástica que fica na porta para evitarem trabalho a mais. Sem falar que ngm explica como deixar o comando preso a peça, pois se não fixá-lo, ele cairá... Alguns usam a carcaça do comando antigo como apoio. Mas nem todos tiveram o prazer em ter um comando antigo. O material necessário varia de acordo com o que você possui ou quer. Por exemplo, se você quiser mutilar o plug original e deixar os fios diretos, ou se você quiser usar o plug do comando original, ou se quiser emenda nos fios. Para evitar problemas, direi o que é necessário supondo que você não tenha o comando antigo e queira fazer uma fiação nova. Então, mãos à massa! As imagens ficaram no final. Deu algum erro quando postei.

MATERIAL NECESSÁRIO:

1 LIXA DE METAL DO TAMANHO 1cm(L) X 10cm(C) (FACILITA O TRABALHO)
1 LIXA DAGUA 800
1 COMANDO DO VIDRO PALIO (ano 99)
6 CONECTORES FÊMEAS (obrigatórios)
6 CONECTORES MACHOS (OPCIONAIS)
6 CONECTORES FÊMEAS (OPCIONAIS)
1 PEDAÇO DE METAL DE ZINCO ( PROCURE POR UM GABINETE DE COMPUTADOR VELHO)
1 ALICATE DE CORTE

1º PASSO

Corte primeiro as abas da parte de baixo da peça (fig1), as abas que ficam entre um botão e outro. Dessa forma vai ficar um filete de plástico separando o botão da esquerda e o da direita. Lixe esse filete com a lixa 800 e a lixa de metal até obter uma espessura de 3mm. Você notará que está bom quando pegar o comando do vidro do PALIO e os botões entrarem sem se afastar um do outro. Depois disso, lixe a parte superior dos buracos dos botões até eles ficarem com 3,2 cm de tamanho (fig2). Pronto. O acabamento da Peça plástica está pronta para receber o comando sem ter atritos entre o comando e a peça de apoio.

2º PASSO

Vamos passar agora para a parte elétrica. Olhando a ponta do plug do comando que vem do carro você terá algo parecido com isso na figura 3 e 3.1:

1- Fio PRETO\faixa BRANCA – 12V POSITIVO
2- Fio PRETO – NEGATIVO
3- Fio PRETO\faixa AZUL – Botão POWER (travava o comando do passageiro)
4-Fio VERDE\faixa BRANCA – Botão do Vidro Direito
5- Fio VERMELHO\faixa BRANCA – Botão do Vidro Direito
6- Fio VERMELHO\faixa PRETA – Botão do Vidro Esquerdo
7- Fio VERMELHO\faixa VERDE – Botão do Vidro Esquerdo

Cada botão possui dois fios pois cada fio envia o sinal de subir ou descer. Ai fica a gosto do cliente. Por exemplo, invertendo apenas os fios 4 com 5, só irá alterar o movimento que o botão faz pra subir ou descer o vidro. O Fio 3 será inutilizado pois o botão POWER ficará sem uso neste novo comando. O 1 e o 2 são os que fazem chegar os 12v na peça. A forma que você vai conectar os fios, fica a teu critério. Ou vc dará um talho nos fios originais e emendará novos fios até o novo comando, com isso, só usará 6 conectores fêmeas. Ou você pode cortar o PLUG original e anexar novos fios, usando fêmeas e machos do novo comando até a antiga fiação com o PLUG cortado.

3º PASSO

Aqui que vem a grande jogada para aqueles que não possuem o comando antigo para usar como apoio e sustentação do novo comando. A barra de zinco. Pegue qualquer gabinete velho de computador e serre um pedaço daquelas partes de metal que seguram os drives de DVD e HD. Corte um pedaço no tamanho de 5,5cm (L) x 9,5cm (C). Assim como na Figura 4. Faça os furos alinhados com os buracos que recebem parafusos embaixo da peça (fig5) com uma furadeira e uma broca para metais. A peça deve tomar uma forma assim como na figura 6. E sim, o comando precisa ficar torto mesmo. Não se incomode caso tenha que furar um pedacinho de plástico do comando para o parafuso alinhar certinho com o buraco do plástico de apoio.


OBS: Caso queiram trocar a luz dos botões desse novo comando, é simples. Não entrarei nem em partes elétricas e eletrônicas aqui. Apenas copie o formato dos leds de 3mm já usados nesse comando. Solde os novos leds em ponte (ligados em série). Atente aos lados positivos e aos negativos. Use o resistor que já está na peça. Não o substitua.

PRONTO ! Você acaba de economizar 450 reais mais ou menos. Gastou 30 reais e terá um comando NOVO ! Enquanto gastaria 450 em um comando usado de 20 anos de idade, pronto para quebrar a qualquer momento. Sem falar na iluminação própria que ele possui. Quanto ao buraco do botão Power. Deixe a sua criatividade falar... Pode haver inúmeras possibilidades ali. Espero ter ajudado ! Abraços ! :wink:
Anexos
2.jpg
fig1
Screenshot_2015-07-01-09-09-12.png
fig2
1.jpg
fig3.1
CHICOTE.jpg
fig3
3.jpg
fig4
4.jpg
fig5
Screenshot_2015-07-01-09-09-42.png
fig6
Editado pela última vez por thiago_sakua em Qua Jul 01, 2015 1:25 pm, em um total de 1 vez.
Avatar de usuário
thiago_sakua
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 143
Idade: 35
Registro: 05/01/2012
Localização: Saquarema-RJ
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: COMANDO DO VIDRO ELÉTRICO (PALIO99-DEFINITIVO)

Mensagempor Leonardo » Qua Jul 01, 2015 11:36 am

muito bom man!!

no meu, quando eu fiz.. eu mantive o botão power... não tinha função nenhuma.. mas consegui colocar o comando do palio junto com o power!

inclusive da até para fazer funcionar... porem eu não coloquei em funcionamenot.. mas ta fácil!

vlw pelo tuto.. quando os meus pararem .. vou fazer isso!
Imagem
Mazdaspeed
Avatar de usuário
Leonardo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 736
Idade: 34
Registro: 27/10/2008
Localização: São Paulo - SP - Limão
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: COMANDO DO VIDRO ELÉTRICO (PALIO99-DEFINITIVO)

Mensagempor alercs » Qui Jul 02, 2015 1:32 pm

Show o tutorial, vai ajudar muita gente. valew!!
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor QUEROMX3 » Qui Jul 02, 2015 8:45 pm

Opa ...valeu. agora acho que vou finalmente arrumar o meu. Valeu pelo tutorial.
QUEROMX3
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 6
Idade: 54
Registro: 11/05/2015
Localização: Limeira
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor BlackspeedMazda » Dom Jul 05, 2015 10:14 am

Show ...
Avatar de usuário
BlackspeedMazda
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 45
Registro: 11/06/2013
Localização: Campo Grande - Mato Grosso do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor gertz » Dom Jul 05, 2015 5:12 pm

Com certeza esta é a solução mais simples. Fiz isto a muitos anos e esta funcionando até hoje.
A peça da Kia que é parecida e que me custou 180 reais a uns cinco anos atrás não durou dois meses.
Com relação ao botão do power, eu deixei no mesmo lugar, só que colado e sem funcionar.

Parabéns pelo excelente post.
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor GilbertPink » Seg Jul 06, 2015 7:19 am

gertz escreveu:Com certeza esta é a solução mais simples. Fiz isto a muitos anos e esta funcionando até hoje.
A peça da Kia que é parecida e que me custou 180 reais a uns cinco anos atrás não durou dois meses.
Com relação ao botão do power, eu deixei no mesmo lugar, só que colado e sem funcionar.

Parabéns pelo excelente post.


Se depender de nós vamos rodar por muitos anos com nossos MX-3 em dia pois a familia e forte e unida aqui. Parabéns Tiago
:D
Imagem
Avatar de usuário
GilbertPink
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 269
Idade: 58
Registro: 29/01/2012
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor Paulo Barreiros » Sáb Abr 02, 2016 5:24 pm

Boa tarde, eu comprei o interruptor do palio para fazer a adaptação, mas como saber quais são os pinos certo do positivo e negativo
Avatar de usuário
Paulo Barreiros
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 10
Idade: 44
Registro: 24/09/2015
Localização: Mogi Mirim
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: [How To] Comando do Vidro Elétrico - Pálio 1999

Mensagempor Paulo » Dom Abr 03, 2016 6:51 pm

Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V


Retornar para How-To

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante