Qual óleo utilizar?

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Ter Nov 09, 2010 11:50 pm

Olá pessoal,
qual é o melhor óleo para usar no meu MX3 DOHC 1.6 95.
No manual especifica-se o 10w-30 API SG.
Mas meu motor já está um pouco rodado, 155 mil KM. Esse óleo ainda é o mais correto ? Não seria melhor algum óleo com a viscosidade um pouquinho maior ?
Eu sempre usei o Bardhal B12 nos meus carros, alguém já teve a experiência de utilizar com o MX3 também ?
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor filiphe » Ter Nov 09, 2010 11:58 pm

Eu to usando 15w 40 no meu... mas o mecânico que cuida do meu carro desde o começo já conversou cmg e acho que na próxima troca vai ser um com viscosidade maior, não tive problema nenhum com ele até hoje.

Espero ter ajudado
abraçs
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 10, 2010 7:29 am

Pode usar castrol ou F1 20w50 semi,eu uso o 10w30 f1 semi.o meu mx está com 52mil km
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 10, 2010 8:32 am

Na verdade estou em dúvida entre o 15w-40 ou o 10w-40.
Qual seria o mais indicado para um motor com 155 mil ?
Vou colocar também um Bardhal B12, que é um produto que sempre usei em meus carros e gosto bastante.

Estou pensando em fazer um flush também, aquele produto que vc coloca, deixa bater por 15 minutos, depois troca o óleo e o filtro. O problema é que o meu mecânico disse que dependendo do estado de carbonização ele pode intupir as veias do motor e piorar mais ainda a situação. :cry:
O que vocês acham ? Tem algum fundo de verdade ou nada haver ? :geek2:
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor RicardoLauton » Qua Nov 10, 2010 8:46 am

Castrol GTX 20 x 50 desde o inicio
Ovelha Negra andando pelas Sombras.
Avatar de usuário
RicardoLauton
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 355
Idade: 113
Registro: 14/09/2007
Localização: Limeira
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor deepbluemx3 » Qua Nov 10, 2010 10:56 am

bmagera91 escreveu:Na verdade estou em dúvida entre o 15w-40 ou o 10w-40.
Qual seria o mais indicado para um motor com 155 mil ?
Vou colocar também um Bardhal B12, que é um produto que sempre usei em meus carros e gosto bastante.

Estou pensando em fazer um flush também, aquele produto que vc coloca, deixa bater por 15 minutos, depois troca o óleo e o filtro. O problema é que o meu mecânico disse que dependendo do estado de carbonização ele pode intupir as veias do motor e piorar mais ainda a situação. :cry:
O que vocês acham ? Tem algum fundo de verdade ou nada haver ? :geek2:

Não ccolocaria o bardhal pois óleo muito grosso não sobe nos tuchos e aí começa a bater...
No seu caso acho o 20w50 semi,mais recomendado.
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 10, 2010 1:35 pm

Pessoar...
comprei o Mobil Super semi-sintético 10w-40 API SM
Parece ser bom, diz aqui que é recomendado para veículos flex e para carros turbinados ou de alta rotação. Blá blá blá para vender.
Mas o óleo parece ser bom, vai ser a primeira vez que uso um semi-sintético.
Comprei também o Bardhal B12, que é um produto que sempre gostei, ele ajuda a manter a melhor viscosidade do óleo e protege as partes do motor (tem vídeos de gente andando sem óleo com esse Bardhal B12), acho legal para proteger nossos precisos motores.
Comprei um filtro de óleo também.

Agora é esperar terminar a manutenção no carro e trocarem as peças que precisam ser trocadas para eu colocar esse novo óleo e ver se da diferença. :D
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor viper » Qua Nov 10, 2010 7:22 pm

bmagera91 escreveu:Pessoar...
comprei o Mobil Super semi-sintético 10w-40 API SM
Parece ser bom, diz aqui que é recomendado para veículos flex e para carros turbinados ou de alta rotação. Blá blá blá para vender.
Mas o óleo parece ser bom, vai ser a primeira vez que uso um semi-sintético.
Comprei também o Bardhal B12, que é um produto que sempre gostei, ele ajuda a manter a melhor viscosidade do óleo e protege as partes do motor (tem vídeos de gente andando sem óleo com esse Bardhal B12), acho legal para proteger nossos precisos motores.
Comprei um filtro de óleo também.

Agora é esperar terminar a manutenção no carro e trocarem as peças que precisam ser trocadas para eu colocar esse novo óleo e ver se da diferença. :D


Ola amigão! Não faça isso, por favor!!!!!!!!

Não coloca o semi-sintético pois já usavas o mineral antes!!!!! E tbm não usa o Bardhal, apesar de voce gostar, não significa que ele seja indicado para o MX-3!

Vou te dar uma orientação que foi dada a um amigo, que entende, por uma pessoa que entende mais ainda, um "engenheiro" da própria Castrol!

Usa o Castrol Actevo 4T (que é 20W50).

Esse óleo é utilizado, principalmente em motos de alta performance, que utilizam altos giros, e portanto um óleo maravilhoso e resistente para o MX-3, principalmente com a quilometragem do seu!

E podes usar, até obrigatoriamente, o Flush sim em cada troca de óleo; coloca ele e deixa o motor funcionando na lenta por 15 minutos.

Quando fores trocar o óleo, coloca 200ml de Militec-1, vais notar a diferença, além de proteger todo o motor do atrito entre os metais e na partida a frio, faça isso a cada 20.000km.

Tudo isso que lhe relatei acima eu faço no meu carro, e o motor está um relógio! ;-)

Tudo de bom e quando precisar é só mandar bala!

Abcs.`.
viper
 

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor diego_rj » Qua Nov 10, 2010 7:48 pm

Uso 10W40 Castrol Magnatec... não me dá problema, não faz tec tec tec , não baixa nível, não fuma...
Avatar de usuário
diego_rj
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 739
Idade: 42
Registro: 04/03/2009
Localização: RJ
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 10, 2010 11:44 pm

Ahh, já estão comprados, 10w-40.
Vai ter que ser esse mesmo;...
Que diferença pode dar entre o mineral e o semi-sintético ?
O 20w-50 não seria já muito grosso ? É quase igual o 25w-60 que já é óleo para alta :?
Falam muito bem dos óleos semi-sintéticos pela constante viscosidade e tudo mais, pela melhor lubrificação em altas rotações.
O bardhal B12 não tem uma atuação diferente do Militec, é basicamente a mesma coisa, mas o B12 ele contém alguns aditivos a mais que o militec que é apenas para criar película protetora.
Vamos ver como o motor vai se comportar e o que eu vou sentir, em breve posto algum relato aqui sobre o comportamento.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor ralf » Sex Nov 12, 2010 1:43 pm

Uso 10W 40
Avatar de usuário
ralf
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 1353
Idade: 52
Registro: 27/08/2008
Localização: Salvador/Ba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor viper » Sex Nov 12, 2010 2:50 pm

bmagera91 escreveu:Ahh, já estão comprados, 10w-40.
Vai ter que ser esse mesmo;...
Que diferença pode dar entre o mineral e o semi-sintético ?
O 20w-50 não seria já muito grosso ? É quase igual o 25w-60 que já é óleo para alta :?
Falam muito bem dos óleos semi-sintéticos pela constante viscosidade e tudo mais, pela melhor lubrificação em altas rotações.
O bardhal B12 não tem uma atuação diferente do Militec, é basicamente a mesma coisa, mas o B12 ele contém alguns aditivos a mais que o militec que é apenas para criar película protetora.
Vamos ver como o motor vai se comportar e o que eu vou sentir, em breve posto algum relato aqui sobre o comportamento.

Meu querido, é o seguinte: O meu carro está com 133000Km, o teu está com 155000Km, o óleo 20/50 é mais grosso sim exatamente mais recomendado para motores com maior quilometragem! Tem maior viscosidade e dura mais num motor como o nosso. Mas tudo bem vale experimentar, o que não é bom é mudar de mineral para semi-sintético onde a borra poderá se desprender dentro do motor, já ouvi relatos de motores estragarem. Por isso me preocuei quando falastes em usar esse semi-sintético. Ja ouvi orientaçao que para fazer isso o ideal seria abrir o motor e limpar toda a borra antes de trocar de tipo de óleo.

Abracos.`.
viper
 

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Sex Nov 12, 2010 4:45 pm

É, você tem razão..
Quanto a esse lance da borra pode ser algo preucupante sim...
Vou dar uma conversada na mecânica em que está meu carro e ver o que ele acha melhor fazer então. :wink:
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor viper » Dom Nov 14, 2010 11:56 pm

bmagera91 escreveu:É, você tem razão..
Quanto a esse lance da borra pode ser algo preucupante sim...
Vou dar uma conversada na mecânica em que está meu carro e ver o que ele acha melhor fazer então. :wink:


Beleza...Depois posta ai o que falaram certo?

Abcs
viper
 

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Seg Nov 15, 2010 4:33 pm

O que me disseram de maneira geral é que não haveria problemas se todo o óleo for drenado e o filtro for trocado.
A questão ë mais observar se o óleo vai baixar, se baixar a dica é trocar por um mais grosso.
Não utilizar o bardhal b12 pois altera a viscosidade do óleo e pode ser incompatível com alguns elementos do óleo.
E fazer a troca do óleo em um período bem mais breve, devido justamente a maior capacidade de limpeza do semi-sintético. E ai já aproveitar e ver se há necessidade de já colocar um óleo mais grosso, como o 15w-40 ou 20w.
E clarom ficar atento a níveis de óleo e o comportamento do motor no geral.
Vou esperar para colocar o militec pois primeiro vou ver como o motor vai se comportar, visto que peguei o carro agora e não o conheço, pois caso exista uma eventual nova troca de óleo ou precise mexer em algo a mais no motor e eu venha a perder o militec, que é algo absurdamente caro para o que faz, no meu ponto de vista.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Próximo

Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante