alo gente .
realmente nao conhecer o carro e aventurar por conta propria ou boca de outros é um perigo , pode ver que cada um usa uma marca , uma especificaçao , etc , qdo comprei meu mx3 a um ano atraz , ele tava andando no oleo mineral 20w 40 , que é a especificaçao que vem no MANUAL do carro , mas ai fui por boca de outros e trokei por um 100% sintetico 10w 40 , passou 2 meses , começo bater , acho que os tuchos , ai conversei com o pessoal de sao paulo da all motors , xepa parts , euro autos , e todos me falaram para seguir o manual , e que este carro tem que andar no oleo mineral 20w 40 ou 20 w 50 , que sao as recomendacoes pala MAZDA para esse motor , porem sabemos que sao recomendacoes de 13 ,14, 15 anos atraz, e de la pra ca , ouve uma evolucao grande dos oleos , isso que nos deixa malucos e nos incentivam a mudar pensando em melhor protecao ne .
o risco realmente em trocar de tipo de oleo , exemplo : MINERAL PARA SINTETICO OU SIMI SINTETICO está exatamente no que foi dito assim, nao sabemos como ta dentro do motor , se ah muita borra ou nao, e essa troca pode realmente soltar essa borra e causar entupimentos ,ai la se vai um motor .
no meu caso, para nao arriscar, eu voltei rapidamente para o oleo mineral , como ja vinha de antes .
coloquei um BR 15 w 40 , que é mais fino á frio, para subir rapido, e com viscosidade de 40 qdo esquenta , e por conta coloque meio litro de bardhal b12 , pois o motor já está com 145.000 .
vamo ver o que da, qualuqer coisa eu postarei o resultado aqui depois .