Qual óleo utilizar?

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor ander_sbo » Qua Nov 17, 2010 9:52 am

alo gente .
realmente nao conhecer o carro e aventurar por conta propria ou boca de outros é um perigo , pode ver que cada um usa uma marca , uma especificaçao , etc , qdo comprei meu mx3 a um ano atraz , ele tava andando no oleo mineral 20w 40 , que é a especificaçao que vem no MANUAL do carro , mas ai fui por boca de outros e trokei por um 100% sintetico 10w 40 , passou 2 meses , começo bater , acho que os tuchos , ai conversei com o pessoal de sao paulo da all motors , xepa parts , euro autos , e todos me falaram para seguir o manual , e que este carro tem que andar no oleo mineral 20w 40 ou 20 w 50 , que sao as recomendacoes pala MAZDA para esse motor , porem sabemos que sao recomendacoes de 13 ,14, 15 anos atraz, e de la pra ca , ouve uma evolucao grande dos oleos , isso que nos deixa malucos e nos incentivam a mudar pensando em melhor protecao ne .
o risco realmente em trocar de tipo de oleo , exemplo : MINERAL PARA SINTETICO OU SIMI SINTETICO está exatamente no que foi dito assim, nao sabemos como ta dentro do motor , se ah muita borra ou nao, e essa troca pode realmente soltar essa borra e causar entupimentos ,ai la se vai um motor .
no meu caso, para nao arriscar, eu voltei rapidamente para o oleo mineral , como ja vinha de antes .
coloquei um BR 15 w 40 , que é mais fino á frio, para subir rapido, e com viscosidade de 40 qdo esquenta , e por conta coloque meio litro de bardhal b12 , pois o motor já está com 145.000 .
vamo ver o que da, qualuqer coisa eu postarei o resultado aqui depois .
ander_sbo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 84
Idade: 47
Registro: 28/01/2010
Localização: santa barbara d´oeste
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 17, 2010 10:50 am

No manual da mazda o óleo especificado é o 10w30. Pode você mesmo verificar.
o 15w40 é quase igual ao 10w40.. O 10w40 só é mais fino a frio, depois ele engrossa e tudo bem. E é bom o óleo ser fino na primeira partida pois melhora e muito a lubrificação.
Mas quanto ao bardhal b12 é algo muito dúbio, muito se diz a respeito dele e a bardhal pouco fala a respeito. Ninguém sabe se ele altera a viscosidade engorssando o óleo, se ele é compatível com o óleo realmente (pois misturar óleos pode dar incopatibilidade e o efeito ser prejudicar ao invés de ajudar), se causa borra, ou se protege mesmo o motor causando benefícios. Poucas são as pessoas que sabem falar realmente sobre ele, com dados técnicos e tudo mais. E infelizmente isso falta muito no setor de veículos, muitas coisas estão no mercado com promessas, muitas pessoas usando e milhares de opiniões diferentes sem nenhum dado técnico.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor ander_sbo » Qua Nov 17, 2010 12:10 pm

agora levantou uma duvida , no meu manual vem indicando o CASTROL GTX 20W 40 , e um amigo aki do clube , escaniou o manual dele e postou aki, e ta igual ao meu , mas ja vi mais amigos aki do clube dizendo que no manual deles vem indicando outro oleo e nao o que vem no meu, alguem ai por confirmar isso ?
ander_sbo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 84
Idade: 47
Registro: 28/01/2010
Localização: santa barbara d´oeste
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qua Nov 17, 2010 12:13 pm

É, pelo visto existem diferenças entre os manuais oO.
Pois uns estão mostrando 10w30 e outros 20w40... :?
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor alexandre levy » Qua Nov 17, 2010 7:00 pm

hoje troquei o óleo da maquina usei GTX-20-50 e 200 ml de militec recomendado pelo VIPER 8) 8) 8)


Imagem
Avatar de usuário
alexandre levy
Membro
Membro
 
Mensagens: 1033
Idade: 59
Registro: 02/06/2009
Localização: PRAIA GRANDE - litoral
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Qui Nov 18, 2010 1:46 pm

Esse Militec é bom mesmo, o problema é o preço dele.
Sobrando um tutu $$ eu compro...
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor alexandre levy » Ter Nov 23, 2010 8:24 am

Avatar de usuário
alexandre levy
Membro
Membro
 
Mensagens: 1033
Idade: 59
Registro: 02/06/2009
Localização: PRAIA GRANDE - litoral
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor fabiocamo » Sáb Dez 11, 2010 10:34 pm

Só vi o ander_sbo falando sobre o óleo Sintético, alguém mais utiliza o Sintético ou todos são contra?

Eu estou usando o Sintético desde que comprei o carro a pouco mais de 2 meses, me disseram que seria o melhor a utilizar.
Não entendo muito de óleo de motor, mas pelo fato dele ser sintético não seria melhor para o funcionamento do motor, até mesmo por não conter resíduos que possam se acumular e "entupir o motor"?!?!
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 34
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Dom Dez 12, 2010 9:19 am

Então.. o óleo sintético ele é até melhor claro, sua tecnologia é superior.
O lance é que nossos motores não foram feitos pra ele, na época nem existiam com essa tecnologia que tem hoje.
Eu me aventurei no semi-sintético e o óleo sumiu tão rápido que nem deu para sentir o cheiro.
Para meu carro o melhor é o 20w-50 mineral, e dai é só escolher uma ótima marca, com uma ótima classificação. No meu caso estou usando o Mobil. E pronto, o carro não abaixa nada de óleo, está funcionando que está uma beleza. :D
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor ozanic » Dom Dez 12, 2010 11:52 am

eu uso shell helix x5 15-40 aguele da embalagem amarela , de boa,e ando bem com o carro so este ano un 20mil km
Adilson Ozanic SJRio Preto SP
Avatar de usuário
ozanic
Membro
Membro
 
Mensagens: 567
Idade: 59
Registro: 13/05/2009
Localização: Sao Jose do Rio Preto SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor viper » Seg Dez 13, 2010 1:49 am

Ai gente boa!
É isso aí pessoal, o Militec-1 é bala mesmo, protege, e pelo que faz não é caro nada, R$ 60,00 para proteger o motor por 20.000Km é bem menos que um motor novo! ;-)

Quanto ao óleo, já havia falado, por orientação de um engenheiro de uma companhia, que o mais recomendado para o nosso MX3 é o Castrol Actevo 4T 20W-50 (que é para motos de alta performance) e depois os dois Castrol da foto que estou colocando abaixo, inclusive um deles com tratamento anti-borra!

Mais uma dica importante do Willian da Euroauto: Quem nunca fez isso, mande fazer uma limpeza no carter! Antes usar um flush descarbonizante (da STP, o melhor), e mandar na oficina abrir o carter limpar tudo, inclusive o pescador da bomba de óleo, fechar com a junta apropriada e mais a cola Loctite preto ou laranja e pronto! ;-)

Nosso carro agradece!

Abraços,

Viper.`.
Imagem
viper
 

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor elias.olimpio » Seg Dez 13, 2010 2:47 pm

o melhor oleo para um mx3 e´castrol muntiviscoso turbo diesel . porque o motor mazda tem um giro muito alto é um motor que trabalha muito quente.
elias.olimpio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 14
Idade: 53
Registro: 24/11/2010
Localização: são paulo
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor mx3black » Seg Dez 13, 2010 4:02 pm

Na verdade este assunto é bem polêmico, meu mx-3 esta com 120000km sou o 2º dono o antigo dono sempre utilizou o Castrol Magnatec 10W40 e eu continuo utilizando o mesmo óleo e nada a reclamar, pelo contrário não baixa óleo não bate tucho, tudo pérfeito.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor Riderblack » Ter Dez 14, 2010 8:55 am

Bom eu tive o mazda em sua ultima quilometragem era de 168mil Km quando eu o comprei tinha 80mil km fiquei com ele por 5 anos, eu sempre usei e uso em meus carros Castrol e Bardhal B12, referente ao Bardhal ele não engrossa o oleo ele é um aditivo de fato com menos concentração que o militec, já via ao vivo varios teste e de fato ele é muito bom, e qto a questão 20w50, 5w15, 15w40, isto é a resistencia entre as temperaturas minimas e maximas que se mantem a viscosidade do oleo sem alterar as propriedades de lubrificação, como estamos num pais tropical o trabalho em temperatura é mais alto que outros paises tem que se verificar isso, outro ponto até de verificar como está o arrefigeração do carro pois sem aditivo na agua residos em radiador a temperatura tambem sobe, todos tem algo a falar de alguma marca ou o importante é trocar o oleo a cada no máximo 5000 km e de preferencia trocar o filtro de oleo tbm, se não houver condição $$$, a cada 2 trocas na 3 trocar o filtro pois vc pode ter o melhor oleo do mundo no carro com o filtro contaminado ele chega a esmerilhar tudo, dando folga em bronzinas e riscando camisas de pistão, ai só com brunimento para consertar...o oléo é algo que se tem como uma coisa de familia ela vem de pai para filho, o importante é qto tempo vc fica com ele em funcionamento, pois hoje todas as marcas compete para ser o melhor...
Aproveitando o espaço~em uma conversa com um preparador de motores quem quiser eu depois passo o numero dele para quem quiser, o certo não seria marcar a km/rodados e sim Hora trabalho, pois aparti que vc da a partida do carro o motor esta trabalhando mesmo parado na garagem isto se vc deixar o carro parado sem andar ou em um transito como SP, vc pode andar diariamente 10KM, mais fica parado 3 horas em um transito, é o mesmo que andar 3000km por mês...



Um abraço aos Mx3zeiros
Riderblack
 

Re: Qual óleo utilizar?

Mensagempor BSunBest » Ter Dez 14, 2010 11:18 am

Importante esse lance das horas de trabalho que você comentou. Dai a importância de se trocar o óleo antes.
Eu já usei o Bardhal B12 em meu outro carro e gostava também. Mas no Mx3 eu deixei de usar.
Sempre ficou atento a classificação do óleo, idependente do tipo de óleo, temos sempre que escolher o com a melhor classificação.
Atualmente eu utilizo o Mobil 20w50 Mineral, tenho gostado bastante, em meu carro está funcionando como uma luva. :D
Imagem
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

AnteriorPróximo

Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante