Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Ter Dez 27, 2011 5:53 pm

Pessoal, sou Perito Criminal em Rondônia e recebi um Mazda MX-3, ano provável 1994, cor vermelha, com as etiquetas de segurança removidas, numeração de motor não original e numeração de chassi apenas em uma plaqueta de alumínio, embora os manuais apontem que existe uma marcação no painel corta-fogo (apesar que meu manual aborda apenas os veículos fabricados a partir de 1996).

Tenho a convicção de que esse carro foi roubado em outro Estado e trazido pra cá depois de ter sido submetido a algum procedimento de adulteração. Entretanto, os manuais técnicos que possuo são muito sucintos sobre os carros importados, já que a maior demanda é sobre carros nacionais.

Devido a isso venho solicitar aos usuários deste Forum a colaboração enviando fotos de numeração de motor e numeração de chassi (NIV) para que eu possa instruir meu laudo baseado nos padrões... Caso alguém tenha algum manual ténico da Mazda que mostre a localização da numeração de chassi e motor na série MX-3 também apreciaria.

Estou tentanto contato com a Mazda através do telefone 0800 704 5490 para tentar maiores informações sobre a produção deste exemplar que está em minhas mãos.

O veículo que está aqui comigo possui como início de chassi JM1EC43B4RO... onde o oitavo dígito (B), segundo meus manuais, refere-se a um motor 1.8 de 6 cilindros, enquanto que o motor que está acoplado ao veículo é um 1.6 de 4 cilindros, com numeração B6 409275.

As fotos ou quaisquer outras informações podem ser enviados para secrim.jiparana@pc.ro.gov.br. A ajuda dos senhores será de grande valia para elucidar este fato e devolver o carro ao seu verdadeiro dono.

Obrigado!
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor adilson de souza » Qua Dez 28, 2011 9:57 am

Esteves, a numeração do Chassi de todos os MX-3 fical na parte superiora do painel corta fogo, do lado do passageiro. A numeração do motor fica no bloco abaixo da TPS, por sinal um lugarzinho dem dificil de visualizar.

Nesse tópico você encontra os detalhes:

viewtopic.php?f=34&t=4121&p=28494&hilit=numera%C3%A7%C3%A3o+do+motor#p28494
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor Miguelitto » Qua Dez 28, 2011 10:16 am

Este topico tb pode ajudar:
viewtopic.php?f=10&t=2806&p=14405&hilit=chassi#p10186

porem ele esta errado bem na parte do motor, mas como vc tem essa parte jah decodificada fai mais facil ;)

vc pode enviar foto do carro no meu email? miguelitto@mx3zone.com

Valeu!
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qua Dez 28, 2011 12:54 pm

Agradeço as tentativas, mas os locais de gravação da numeração de chassi e motor eu já localizei... Entretanto, constatei um desalinhamento dos caracteres da numeração de chassi, que reforça a hipótese de que seja adulterado, já que a numeração dos vidros não é original e as etiquetas de segurança tiveram o seu miolo (parte da numeração) recortados.

A numeração do motor é B6 XXXXXX, onde XXXXXX é a numeração de série da peça e segundo as postagens dos senhores o prefixo B6 refere-se ao motor de 1.6l... Contudo, a numeração apresentada possui o B6 na linha superior, com caracteres mais alongados, enquanto que a numeração de série da peça é grava na linha inferior com caracteres menores, comprovando a inautenticidade daquela numeração.

Como tenho convicção sobre a inautenticidade das numerações, preciso de alguns modelos de numeração de chassi e motor originais, cuja gravação é realizada de forma mecânica por uma espécie de prensa hidráulica, para poder comparar o alinhamento, espaçamento e profundidade dos caracteres e garantir a inautenticidade, partindo para a revelação da numeração. Geralmente uso os padrões disponibilizados no site www.decalques.net, mas lá não há padrões da Mazda.

O chassi que tenho aqui também apresenta aquela discrepância citada no forum sobre o oitavo dígito, onde a letra B refere-se a um motor 2,5l de 6 cilíndros, enquanto que o motor acoplado ao veículo é um de 1,6l 4 cilindros... Ainda estou investigando os manuais referentes à codificação do chassi para saber o porquê dessa discrepância... Até saber que vários usuários do Forum haviam identificado esse problema, achava que o veículo tinha sido submetido à troca de motor.

Li todos os posts do Forum que diziam sobre numeração de chassi e motor... e também peguei os prospectos e páginas de manual disponíveis para download, mas ainda não é suficiente para comprovar a adulteração da numeração.

O carro está com placa do Mato Grosso, mas pode ser de qualquer Estado da Federação e certamente algum dono deve estar à procura do seu Mazda MX-3 vermelho roubado.

Grato a todos
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qua Dez 28, 2011 1:02 pm

Quero enfatizar que consegui identificar o local de gravação da numeração do motor graças à foto publicada pelo DeepBlueMX3 no Forum e a numeração de chassi através das fotos de motores que os senhores publicaram para mostrar o estado de conservação deles.

Em algumas fotos de motor publicadas é possível ver vestígios da marcação no painel corta-fogo, embora não seja possível ler a numeração.

O tópico citado pelo Miguelitto e criado pelo Ale_MX3Red_BlackNose eu já havia visto em um manual de vistoria de uma seguradora dessas... Mas tem aquele problema da discrepância em relação à informação do tipo do motor identificado pelo oitavo dígito.

Grato a todos pela colaboração
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor adilson de souza » Qua Dez 28, 2011 1:10 pm

Esteves, em que cidade você está. Talves tenhamos algum amigo ai na sua cidade, então você poderia conferir no próprio carro, pois não creio que alguém aqui do clube vai lhe passar foto do chassi de seu carro.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qua Dez 28, 2011 1:21 pm

Adilson, estou em Ji-Paraná/Rondônia e acredito que não tenha outro Mazda MX-3 tão próximo... Os carros importados esportivos que aparecem por aqui geralmente são modelos mais novos.

Verifiquei naquela publicação do David Farina que realizou um censo e plotou o resultado em um mapa do Google, mas não identifiquei ninguém de Rondônia com Mazda lá.

Lembro que preciso apenas dos onze primeiros dígitos da numeração de chassi (parte que especifica o modelo do carro), descartando os seis últimos dígitos da numeração (parte que se referem à numeração de série)... Apenas para obter um padrão de numeração em relação ao alinhamento, profundidade e espaçamento dos dígitos.

Sem os seis últimos dígitos, não há qualquer problema em fornecer essa numeração... Aliás, a numeração, propriamente dita, não me interessa, pois através da numeração da placa dos carros que aparecem em fotos publicadas no Forum eu consigo obter todos os dados do automóvel e do seu proprietário... O que me interessa é o padrão utilizado pela montadora (qual a dimensão do caractere "1", qual o formado dele e qual o espaçamento utilizando à direita e à esquerda). =D

Agradeço qualquer informação!
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor adilson de souza » Qua Dez 28, 2011 3:24 pm

Se ninguém postar até lá, a noite eu tiro uma foto e mando pra você.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qua Dez 28, 2011 5:00 pm

Adilson,

Informe o seu e-mail por mensagem privada que eu envio as fotos de chassi e motor deste carro que estou examinando para que você já possa ter uma ideia do que estou tentando provar... Se for possível (e não for pedir demais), solicito que a foto seja tirada o mais reto possível (de frente para a numeração) e que seja informado o comprimento (em centímetros) de toda a sequência, tendo como referência o traço mais à esquerda do primeiro dígito e o traço mais à direita do último dígito.

Segue um exemplo das discrepâncias que levantaram dúvida.

Grato
Anexos
Chassi Mazda.jpg
Exemplo de irregularidades na marcação do chassi
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qua Dez 28, 2011 5:30 pm

Embora saiba que talvez os senhores estejam receosos em fornecer as fotos da numeração de chassi e motor dos seus veículos, conforme afirmado pelo colega Adilson, friso que meu interesse é estritamente relacionado com o aspecto da marcação quando da fabricação pela indústria, já que as numerações de chassi e motor, nome e endereço do proprietário e demais características do veículo eu posso obter através de sistema de informação do Ministério da Justiça, bastando informar a placa dos carros que aparecem nas fotografias dos encontros realizados pelo grupo.

Por exemplo (troquei alguns dígitos do chassi, motor e placa pela letra X para preservar a identidade dos veículos):
1) Mazda MX-5 1995 branco chassi JM1NA3536S06XXXX9 motor BP9XXXX4 placa DJL-XXX1 São Caetano do Sul/SP
2) Mazda MX-3 1997 vermelho JM1EC43B1V04XXXX8 motor B65XXXX9 placa CLP-XXX5 São José dos Campos/SP
3) Mazda MX-3 1995 prata JM1EC43B7S04XXXX1 motor B64XXXX8 placa CGX-XXX2 São Paulo/SP
4) Mazda MX-3 1997 vermelho JM1EC43B7V04XXXX8 motor B65XXXX1 placa CGX-XXX7 Itu/SP

Grato pela atenção e espero contar com a colaboração do grupo... Caso ainda tenham dúvida a respeito do destino que será dado às informações fornecidas pelos senhores, coloco-me à disposição para dirimir quaisquer dúvidas através do e-mail institucional secrim.jiparana@pc.ro.gov.br e do telefone da Seção de Criminalística de Ji-Paraná (69) 3416-4851.

Uma busca no Google pelo nome "Cleverson Esteves da Silva", junto com o termo "Perito Criminal", irá mostrar uma série de resultados referentes ao concurso público no qual fui aprovado, bem como informações a respeito da minha vinculação ao Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado de Rondônia.

Como diz o ditado "O seguro morreu de velho"! =D
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor adilson de souza » Qui Dez 29, 2011 9:44 am

Sem problemas Esteves.

Hoje eu vou tirar uma foto do outro MX-3 aqui de casa que tem a numeração bem mais visível do que a do meu e lhe envio por e-mail.

Um abraço.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Dez 29, 2011 2:25 pm

Acho que o laudo de vistoria para transf do meu deve te ajudar, comprei o carro do 1º dono...
Esteves, tomara que descubra o verdadeiro proprietário do mx3, eu não gostaria de ter o meu furtado, com certeza, e se o tivesse, gostaria de recuperá-lo.
Abraço!
Anexos
chassimx3.JPG
Chassi mx3
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qui Dez 29, 2011 2:48 pm

DeepBlueMX3, realmente a numeração de motor do seu veículo é idêntica à gravação que constatei no exemplar que estou periciando, onde os dígitos da fração superiores são maiores, enquanto que os da fração inferior são menores e com características de gravação por puncionamento manual.

Gostaria que os demais participantes do Forum confirmassem se os seus carros obedecem a esse mesmo padrão de marcação.

Quanto à numeração de chassi, o espaçamento dos dígitos do seu carro estão melhor distribuídos que esses do carro que estou examinando, mas como a sua imagem tem baixa nitidez, não consigo realizar uma confrontação precisa.

Mesmo assim, grato pela imagem!
estevesjp
 

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor adilson de souza » Qui Dez 29, 2011 2:48 pm

Esteves, mandei as fotos em alta resolução para o seu e-mail.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Padrões de numeração de chassi e motor do MX-3

Mensagempor estevesjp » Qui Dez 29, 2011 3:27 pm

Recebi aqui, Adilson... Realmente muito obrigado!

Ainda preciso de foto com melhor resolução de algum motor B6, da etiqueta adesiva de segurança e da numeração de vidros, mas com o auxílio que obtive dos senhores até aqui já consigo ir formando minha convicção sobre a originalidade.

Grato a todos que ajudaram direta ou indiretamente
estevesjp
 

Próximo

Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante