Algumas dúvidas sobre o MX-3

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor FelipeSeda » Sáb Jan 07, 2012 9:08 am

amigos mazdeiros, sou novo no fórum, me desculpem se esse tópico está no lugar errado.

estou MUITO a fim de comprar um MX-3, sempre fui apaixonado nesse carro, mas agora sinto que posso realizar esse sonho. Só tenho algumas dúvidas quanto ao carro.

1 - Somente os modelos V6 tem ABS? Eu pretendo turbinar meu mazda, quero na verdade o 1.6 4c, mas o ABS é imprescindivel pra mim.

2 - Nos MX-3 V6, o turbo a ser colocado é o mesmo? Eu não entendi o desenho do motor V6 até hoje, não quero colocar turbo se for pra jogar dinheiro fora...

3 - Quais modelos tem freio a disco? Fica caro pra adaptar?

Um abraço!!
FelipeSeda
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 30
Idade: 31
Registro: 06/01/2012
Localização: São Paulo
MX-3: Não possuo um ainda!
Cor do MX-3: Não possuo um Mazda ainda!

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor adilson de souza » Sáb Jan 07, 2012 3:49 pm

1.Independentemente do modelo que seja (1.6 ou V6), uns tem ABS outros não tem. O meu por exemplo, era V6 e não tinha ABS.

2. O turbo para o V6 é diferente tendo em vista que o motor é em "V" (três pistões ficam no cabeçote da frente e três no cabeçote de trás). Na verdade o sistema funciona do mesmo jeito, mas nos motores em "V" geralmente é instalado um kit bi -turbo, ou seja, uma turbina para cada cabeçote.

3. Todos tem freio a disco na dianteira. pelo que sei, apenas os V6 vem com freio a disco na traseira. Quanto ao valor para instalar esses discos na traseira não posso lhe ajudar.

Se você deseja comprar um MX-3 para turbinar, sugiro que compre um 1.6, pois é bem mais fácil e barato para instalar o Kit turbo.

Veja que bonito motor V6 turbinado:

ja3.jpg

mx_3_ja5.jpg
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor Miguelitto » Sáb Jan 07, 2012 5:58 pm

o Adilson disse td...
o modelo a disco traseiro, se naum me engano os SOHC 93, 1.6 tb tinham, mas eh bemmmm raro achar um desses em ordem..

E Adilson q motorzinho lindo hein... quase morri aqui...
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor adilson de souza » Sáb Jan 07, 2012 10:11 pm

Miguelitto, esse era o meu sonho quando o meu ainda estava com o motor V6.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor FelipeSeda » Dom Jan 08, 2012 8:18 am

Adilson, muito obrigado!! Agora já posso começar a procurar meu MX-3!! Realmente, o motor V6 turbinado é SENSACIONAL, mas acho q vou ficar com um 1.6 mesmo... até pela manutenção de um motor 6c, que é bem mais cara...

Um abraço!!
FelipeSeda
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 30
Idade: 31
Registro: 06/01/2012
Localização: São Paulo
MX-3: Não possuo um ainda!
Cor do MX-3: Não possuo um Mazda ainda!

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor Toni » Seg Jan 09, 2012 11:47 am

Fala Adilson!

Desculpe me intrometer, mas na verdade esse motor V6 não é turbinado, já que o compressor instalado não é um turbo, e sim um compressos centrífugo Vortech (supercharger); nesse equipamento o compressor (frio) é semelhante a um turbo, mas ao invés de ser acionado pelos gases de escape (turbina), é acionado por uma correia conectada ao virabrequim. Ele também não é um blower (compressor volumétrico). Além do aspecto mecânico, a principal diferença é que ele "enche" o motor muito mais rápido que um turbo, mas não tão rápido quanto um blower; também não gera tanta potência em alta rotação quanto um turbo, porém gera mais que um blower. Dependendo da intenção da preparação, ele pode ser uma opção. Porém certamente é mais complicado de adaptar ao motor do MX-3 (mesmo caso do blower) do que um turbo.
Já cogitei de instalar um blower em meu MX-3, mas não existe kit pronto para o carro (1.6 ou V6); optei por instalar um turbo Garrett roletado (GT-2854R), e o carro ficou perfeito.
Assim que o carro estiver totalmente pronto (falta pintura de para-choques e tapeçaria), eu posto tudo que foi feito no carro.

Link da VORTECH: http://www.vortechsuperchargers.com/cat ... ERCHARGERS

Abraços!

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor adilson de souza » Seg Jan 09, 2012 4:57 pm

Valeu pelas informações Toni.
Pelo que você disse, parece que esse Vortech é bem mais tranquilo para instalar do que um bi-turbo certo?
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor Toni » Seg Jan 09, 2012 6:07 pm

Fala Adilson.................
Não sei te informar se é mais fácil de instalar o Vortech...........na verdade não é necessário usar dois turbos, pois se for utilizado o coletor de admissão original, você terá a distribuição da pressão entre todos os cilindros; creio que seria necessário apenas confeccionar um coletor de escape novo, ou instalar o turbo logo após a união das duas bancadas de coletores de escape.............certamente haveria uma perda de rendimento térmico, mas ainda assim aumentaria muito a potência do motor. Com dois turbos, seria necessário fazer a junção das duas saídas de ar pressurizado antes da conexão ao coletor original, num compartimento de motor já bastante ocupado...................mas são apenas suposições.
Agora, no 1.6, que é meu caso, um turbo bem instalado é sem dúvida muito mais fácil, se você optar por níveis não muito elevados de potência; para níveis mais altos ou para maior confiabilidade a coisa complica um pouco...............além de intecooler, tive que instalar radiador de óleo do motor, bomba e radiador de óleo do câmbio (até onde descobri, o ponto mais fraco), pistões e bielas forjadas, ECU nova (Wolf V500 australiana), bobinas individuais, etc.....
Fora isso, nesse caso é necessário por segurança um novo sistema de freios, suspensão (molas, amortecedores).
Mas fica perfeito.
Abraço
Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor adilson de souza » Seg Jan 09, 2012 6:24 pm

É um bom trabalho.
No meu foi bem mais fácil instalar o turbo, pois como o meu está equipado com motor Astra, foi só comprar um Kit pronto.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor Toni » Ter Jan 10, 2012 12:29 pm

Oi Adílson!
Você já instalou o turbo no motor novo?
Como ficou? Deve andar bem, né?
Abraço.
Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Algumas dúvidas sobre o MX-3

Mensagempor adilson de souza » Ter Jan 10, 2012 6:29 pm

Toni escreveu:Oi Adílson!
Você já instalou o turbo no motor novo?
Como ficou? Deve andar bem, né?
Abraço.
Toni


Ficou muito bom Toni.
Só não sei quantos cavalos está dando pois ainda não coloquei no dinamometro.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante