Ferveu, mas de modo estranho...

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor jersak » Qui Fev 16, 2012 9:32 pm

Não sabia onde postar isso, então vou postar aqui mesmo.

Hoje pela manhã estava voltando de Porto Alegre para Erechim-RS, uma viagem de +/- 400Km. Como de costume, antes de sair verifiquei óleo, água do radiador (tanto no reservatorio externo quanto do interno), fluidos e etc. Tudo OK.

Mais ou menos na metade da viagem, quando parei em um pedágio o carro apagou, a lenta parecia muito baixa. Verifiquei o painel, nenhuma luz acesa, a temperatura um pouquinho abaixo da metade. Tudo parecia nos conformes.
Enfim, achei que tinha sido uma barbeiragem minha de deixar o carro apagar. Bati arranque, o carro ligou normalmente, paguei o pedágio e fui embora.

Uns 50 Km mais a frente, quando subia um morro percebi que o carro deu uma segurada brusca. Pensei "Mas que diabos, será que pisei no freio ao invés de acelerar?". Quando fui reduzir a marcha percebi que o carro soltou... Quando engrenou denovo deu aquela segurada brusca novamente. Aí que eu vi que o ponteiro da temperatura tava nas alturas.
Abri o capo e vi a fumaceira/vapor, nao sei direito o que era. Não tinha óleo jogado e nem fez o "barulho de válvulas" que dizem que faz quando o motor estoura. Uma coisa que me chamou a atenção foi que a agua do radiador aparentemento foi parar toda no reservatorio externo, pois quando saí ela estava na marcação e quando abri o capo depois do problema o reservatorio estava beem mais cheio. Depois que o carro esfriou tentei bater arranque uma vez e o motor nem girou. Acho que f***u tudo.

Enfim, alguem tem alguma ideia do que pode ter sido a causa? Pelo que descrevi da pra saber se esculhambou muito muito o motor? Imagino que sim né...

Bom, os 350 mangos do guincho foi só o começo aparentemente...
jersak
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 10
Idade: 36
Registro: 18/04/2011
Localização: Erechim - RS
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor Paulo » Qui Fev 16, 2012 10:05 pm

Pode ser uma série de coisas, desde radiador entupido a válvula termostática travada, passando por vazamento ou furo em algum lugar. Após o conserto tem que verificar o sistema de arrefecimento todo, testando o radiador, a tampa, tudo.
Boa sorte.
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor BSunBest » Qui Fev 16, 2012 10:45 pm

Rapaz, eu apostaria na bomba d´água.
Pode ter dado alguma falha nela, ter travado.. A pressão do sistema causou as alterações nos volumes dos reservatórios.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor deepbluemx3 » Qui Fev 16, 2012 11:02 pm

Qdo meu motor fundiu foi assim, EXATAMENTE, a junta do cabeçote queimou do nada, a água evaporou toda, sem motivo aparente, e o motor não ligou mais... :(
Qdo o mecanico abriu o motor a junta tinha queimado e o motor virando na mão com o maior esforço.Resultado:
Tive que fazer o motor completinho.Até hoje não sei o que ocasionou isso, não havia sequer uma mangueira furada, meu carro nunca tinha aquecido antes, não tinha nem valvula termostática travada.Mas aqueceu e travou! :evil:
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor tomazela » Sex Fev 17, 2012 9:30 pm

Quarta-feira , chegando na academia , pagando de gatinho roncando alto, rsrs, meu carro resolveu fazer um show pirotécnico. Soltou fumaça pra mais de 2 metros de altura. Só escutava uns "NOOOSSSSAAAA" de dentro da academia. huahuahuahu.

Estourou o reservatório de plástico do radiador que segura a pressão e libera pro reservatório de água. Inacreditável. Chegou arrancar a cabeça do reservatório. De plástico rígido. Acredito que ressecou com o tempo , e os V6 adoram esquentar, com aquele cofre sem espaço pra ventilação nenhuma. No fim, pra voltar pra casa, tive que fazer um "jump" na mangueira e voltar pro radiador.

Na hora que fez a fumacera, eu tentei estacionar o carro rapidinho ainda, mas não deu , ele começou a ficar fraco e morreu. Achei que tivesse dado merda, mas acho que foi algum sistema de segurança da IE que desligou com a temperatura altíssima.

Nesses casos o melhor eh acontecer como o meu mesmo, que faz um escandalo e vc já para na hora. Pq se vai vazando de pouquinho, vc só percebe quando já é tarde de mais. Por isso , sistema de refigeração é importantíssimo deixar em dia. Minhas mangueiras e abraçadeiras são todas zeradas. Só que eu nunca esperava que fosse quebrar o reservatório de plástico :surprised:
Avatar de usuário
tomazela
Membro
Membro
 
Mensagens: 235
Idade: 33
Registro: 23/09/2009
Localização: Sorocaba/Conchas
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor adilson de souza » Sáb Fev 18, 2012 8:48 am

Realmente, o V6 tem um sistema de segurança que desliga o carro quando a temperatura sobe muito. No meu aconteceu isso algumas vezes.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor jersak » Qui Fev 23, 2012 9:36 pm

Bom, depois de alguns dias parado na mecanica por causa do feriadao de carnaval o mecânico me disse que estourou um lacre ou "tampinha" atrás do bloco do motor, por onde vazou a água. Eu não sei se é isso mesmo, mas como não entendo bulhufas de mecânica, eu acreditei. Resultado, ele disse que vai ter que trocar as juntas que queimaram e plainar o cabeçote do motor. Ele disse que vai dar uns R$ 1500,00...
jersak
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 10
Idade: 36
Registro: 18/04/2011
Localização: Erechim - RS
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor adilson de souza » Qui Fev 23, 2012 11:33 pm

Pra fazer esse serviço, o valor é esse mesmo!
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Ferveu, mas de modo estranho...

Mensagempor gertz » Sex Fev 24, 2012 9:28 am

Tomara que fique nos 1500 reais. Com um pouco de sorte isto vai resolver.

Quando eu escuto qualquer barulho diferente, que suspeito que seja do motor, pode ser a´t alguém batucando com dedo na porta do carro, a primeira coisa que faço é verificar o medidor de temperatura. O motor avisa, as vezes sutilmente, que algo está errado.

Boa sorte.


adilson de souza escreveu:Pra fazer esse serviço, o valor é esse mesmo!
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante