trocar o MAF para um MAP

Dúvidas gerais sobre o MX-3

trocar o MAF para um MAP

Mensagempor Robison Blume » Sáb Mai 19, 2012 1:40 am

Ola alguém sabe se tem como tirar o MAF do mx3 e colocar um MAP ou algo semelhante, pois estou tendo problema com o MAF.
E o mecânico falou que e melhor tirar o MAF para turbinar o motor ele esta correto?
Avatar de usuário
Robison Blume
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 2
Idade: 40
Registro: 19/05/2012
Localização: Votorantim
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: trocar o MAF para um MAP

Mensagempor AndersonR » Sáb Mai 19, 2012 8:00 pm

realmente para turbo é melhor o sensor MAP, .... mas da pra turbinar normalmente tambem com sensor MAF.....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: trocar o MAF para um MAP

Mensagempor Toni » Seg Mai 21, 2012 1:34 pm

Robison Blume escreveu:Ola alguém sabe se tem como tirar o MAF do mx3 e colocar um MAP ou algo semelhante, pois estou tendo problema com o MAF.
E o mecânico falou que e melhor tirar o MAF para turbinar o motor ele esta correto?


Fala Robinson,

Como disse o Anderson, realmente com turbo o sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) funciona melhor; ele é uma tecnologia mais moderna. Ele determina a quantidade de ar que o motor está consumindo, medindo a pressão no coletor de admissão através de um sensor piezoelétrico instalado no coletor ou remotamente; o sensor MAF (Mass Air Flow) mede o fluxo de ar na entrada do coletor através de um fio aquecido: se passa mais ar pelo sensor (fio aquecido), a temperatura do mesmo cai, variando sua resistência, e consequentemente a voltagem enviada à ignição, que a partir daí calcula a quantidade de combustível a ser injetado.

No caso do MX-3, como em qualquer outro carro que use a central eletrônica (módulo ou ECU em inglês), não é possível mudar o tipo de sensor. A única opção é o uso de uma ECU programável ou stand-alone, como é chamada pelos americanos, australianos, etc.
É uma ECU totalmente programável, onde você pode determinar qual tipo de sensor vai usar, quantos cilindros tem seu motor, o tipo de ignição, o tipo de combustível, etc.

No meu MX-3, que está em fase final de de acabamento, usei um módulo australiano da Wolf (Wolf V500), e como ele já tem o sensor MAP embutido, optei por usar esse sistema, embora ele também possa usar o sistema MAF. Mudei também o sistema de ignição, eliminando o distribuidor e passando a usar bobinar individuais para cada cilindro, montadas diretamente sobre as velas. O motor agora está funcionando com álcool e tem sistema de partida a frio, mas como o módulo permite programar um segundo mapa de combustível, vou pedir ao meu preparador para fazer um novo mapa usando gasolina de alta octanagem (Podium), me dando a opção de usar gasolina principalmente no inverno, facilitando a partida em dias muito frios. A mudança de combustível é feita através de switch de duas posições.

Uma opção é usar a FuelTech FT400.

Abraço.

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: trocar o MAF para um MAP

Mensagempor Paulo » Seg Mai 21, 2012 1:38 pm

Preparação de primeiríssima qualidade Tony, parabéns !!!
Avatar de usuário
Paulo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 972
Idade: 59
Registro: 07/06/2008
Localização: Rio de Janeiro/RJ
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Cereja - Raspberry Metallic - 6V

Re: trocar o MAF para um MAP

Mensagempor Toni » Seg Mai 21, 2012 2:23 pm

Paulo escreveu:Preparação de primeiríssima qualidade Tony, parabéns !!!


Obrigado Paulo. Assim que o carro ficar pronto vou postar as fotos dele.

Abraço.

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: trocar o MAF para um MAP

Mensagempor Robison Blume » Qua Mai 23, 2012 11:30 pm

Obrigado pela dica TONI pela dica tem como me passar o esquema do sistema de ignição, pois quero fazer uma preparação como você fez no seu mx3 por que o mx3 merece um tratamento vip kkk.
Avatar de usuário
Robison Blume
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 2
Idade: 40
Registro: 19/05/2012
Localização: Votorantim
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante