Robison Blume escreveu:Ola alguém sabe se tem como tirar o MAF do mx3 e colocar um MAP ou algo semelhante, pois estou tendo problema com o MAF.
E o mecânico falou que e melhor tirar o MAF para turbinar o motor ele esta correto?
Fala Robinson,
Como disse o Anderson, realmente com turbo o sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) funciona melhor; ele é uma tecnologia mais moderna. Ele determina a quantidade de ar que o motor está consumindo, medindo a pressão no coletor de admissão através de um sensor piezoelétrico instalado no coletor ou remotamente; o sensor MAF (Mass Air Flow) mede o fluxo de ar na entrada do coletor através de um fio aquecido: se passa mais ar pelo sensor (fio aquecido), a temperatura do mesmo cai, variando sua resistência, e consequentemente a voltagem enviada à ignição, que a partir daí calcula a quantidade de combustível a ser injetado.
No caso do MX-3, como em qualquer outro carro que use a central eletrônica (módulo ou ECU em inglês), não é possível mudar o tipo de sensor. A única opção é o uso de uma ECU programável ou stand-alone, como é chamada pelos americanos, australianos, etc.
É uma ECU totalmente programável, onde você pode determinar qual tipo de sensor vai usar, quantos cilindros tem seu motor, o tipo de ignição, o tipo de combustível, etc.
No meu MX-3, que está em fase final de de acabamento, usei um módulo australiano da Wolf (Wolf V500), e como ele já tem o sensor MAP embutido, optei por usar esse sistema, embora ele também possa usar o sistema MAF. Mudei também o sistema de ignição, eliminando o distribuidor e passando a usar bobinar individuais para cada cilindro, montadas diretamente sobre as velas. O motor agora está funcionando com álcool e tem sistema de partida a frio, mas como o módulo permite programar um segundo mapa de combustível, vou pedir ao meu preparador para fazer um novo mapa usando gasolina de alta octanagem (Podium), me dando a opção de usar gasolina principalmente no inverno, facilitando a partida em dias muito frios. A mudança de combustível é feita através de switch de duas posições.
Uma opção é usar a FuelTech FT400.
Abraço.
Toni