por PauloPP » Ter Abr 09, 2013 11:41 am
Ola pessoal, temos pessoas super gabaridas que entendem a fundo o motor do MX e vão postar uma resposta para o colega.
Eu alem de ter a mão Sexual, entendo o mesmo de fisica quantica o que entendo de mecanica, mas nada me impede de ler
o santo google, pai dos burros e, compartilhar o que aprendi.
SOHC - SIGLA EM INGLÊS PARA "OVER HEAD CAMSHAFT", QUE SIGNIFICA COMANDO DE VÁLVULAS NO CABEÇOTE.
Quanto ao "S"(single) overhead camshaft, ou árvore de comando (única) sobre o cabeçote.
Basicamente, é que os motores SOHC são mais econômicos e tendem a ter uma melhor resposta na baixa e ter um "ronco" mais gostoso.
DOHC - "DOUBLE OVER HEAD CAMSHAFT", QUE SIGNIFICA DUPLO COMANDO DE VÁLVULAS NO CABEÇOTE.
Quanto ao "D", o mesmo se refere quando existem dois comandos de válvulas no motor (Double), ou dupla árvore de comando sobre o cabeçote. Pode ser adotado em motores de duas válvulas por cilindro, e é o mais usual e que equipa os motores de quatro válvulas por cilindro, como é a maioria dos 16V nacionais.
Quanto à sua influência, o texto informa que o comando no cabeçote traz respostas mais rápidas.
O duplo comando DOHC aumenta ainda mais a capacidade de saída de gases queimados e também aumenta a admissão de combustíveis, o que, certamente, resulta em maior performance da queima de combustíveis e, portanto, aumento da potência do motor.
Bom até que os tecnicos respondam eu aprendi lendo o Google e que:
SOHC: são mais econômicos e tendem a ser mais potentes na baixa e ter um "ronco mais gostoso".
DOHC: Gastam um pouco mais, porem tem uma maior performance em alto giro.
Forte Abraço a Todos.
Paulo PP