Óleo a ser usado

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Óleo a ser usado

Mensagempor rafael.libanori » Seg Mar 03, 2014 11:43 am

bom dia pessoal ... gente é o seguinte ... estou achando meu MX3 baixando muito óleo ... ele está baixando em media de 600ml de óleo a cada 1000 quilômetros ... sera que eh necessário uma retifica ? estou usando o óleo 10w40, sera que eh necessario trocar por um de maior viscosidade por exemplo um 20w50 sendo que o motor está com 130mil km ... gostaria de saber qual o certo ...e se coloco semi sintético ou mineral essas coisas... desde já agradeço !
rafael.libanori
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 72
Idade: 29
Registro: 21/11/2012
Localização: Pederneiras
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor DanielDL » Seg Mar 03, 2014 2:34 pm

A recomendação do manual é o 10W30, eu usaria o semi-sintético pelo custo x benefício. Quanto a baixar óleo, notei que na maioria dos casos este problema ocorre devido a ressecamento/desgaste dos retentores de válvulas, fazendo com que o óleo passe para a câmara de combustão. Creio eu que mudar para um óleo mais viscoso como o 20w50 não resolverá o problema, será algo apenas paliativo.

Vi que o pessoal por aqui não costuma usar muito o 10w30, mas tanto eu quanto o antigo proprietário do meu carro usávamos e era bom, o carro não batia tuchos. O meu também baixava um pouco de óleo, não tanto como você descreveu, e aí eu substituí os retentores de válvulas e ficou muito bom, não baixa mais nada entre uma troca e outra. Acho que é uma manutenção válida a ser feita, já que o custo não fica alto como o de uma retífica completa e os resultados, ao menos no meu caso, foram muito bons.

Na última troca de óleo usei o 15w40 por recomendação do pessoal daqui do fórum e também de um mecânico, mas honestamente me arrependi, nas próximas vou manter o 10w30.
Anexos
Imagem 8242.jpg
Recomendação manual
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor .AJ. » Qui Mar 06, 2014 3:02 pm

meu amigo já tive a oportunidade de ver vários carros antigos e fazer alguns cursos na área de manutenção automotiva e em questão de óleo é só seguir o manual, os caras gastam mais tempo para escolher um óleo pra um certo motor gastam mais tempo do q propriamente fazendo o motor, requer muito estudo não pense q um mecânico de 30 anos de profissão vai saber mais q o conjunto de engenheiros químicos, mecânicos dentre outros com os mesmos 30 anos e o circuito de testes q eles fizeram com cada oleo de cada viscosidade, ja tive a oportunidade de ajudar na manutenção de um motor de um Taurus v6 tirando apenas os cabeçotes do motor de um senhor muito enjoado com a manutenção do carro (enjoado para os mecânicos), e o senhor é q trocava o próprio óleo do carro e todos os filtros, n deixava isso nem para os mecânicos de confiança dele e quando a gente abriu o motor estava 0 bala, 100%, e o carro estava para mais de 400000km, trocas de óleo ele disse q não deixava chegar em 4000 e era sempre o oleo especificado do manual
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor .AJ. » Qui Mar 06, 2014 3:08 pm

uma coisa legal q a ser olhada alem da viscosidade e o tipo de óleo (mineral, sintético) é um detalhe q a maioria não sabe, tem umas letrinhas tipo SJ SL SM no frasco, e a ultima letra quanto maior for maior tb é a tecnologia empregada no óleo hj a maior letra é o N se não estou enganado, então procure óleos de boa marca, na viscosidade, tipo certo e com as letras SN, apesar de ainda prevalecer muito o SM, o SN ainda é um pouco difícil de achar
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor Leonardo » Qui Mar 06, 2014 3:45 pm

meu carro sempre batia tucho quando ficava mais de 2 dias parado.. eu ligava e esperar carregar!

coloquei o Mobil Super 20w50 + o aditivo Wurth com o filtro original e nunca mais bateu! e fora que o motor gira redondinho!!

nunca mais troco essa combinação! porem o aditivo custa 60 reais rsrs mas vale cada centavo!
Imagem
Mazdaspeed
Avatar de usuário
Leonardo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 736
Idade: 34
Registro: 27/10/2008
Localização: São Paulo - SP - Limão
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor .AJ. » Sex Mar 07, 2014 11:17 am

Leonardo, desculpe falar, mas o seu problema ta no motor, o q vc ta fazendo é "dar um jeitinho brasileiro", vai por mim abri essa tampa de válvula, conferi alojamento do tucho, tucho, conferi pressão de oleo, obstrução na linha e resolve isso é o certo, n tente passar informação errada, muito menos q tem a ver com uso de aditivo q é a maior besteira q ja inventaram ate hj, nesse mundo de mais de 100000 aditivos n da pra encher as duas mãos com aditivos bons, isso é puro engodo comercial.
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor Leonardo » Sex Mar 07, 2014 11:48 am

eu sei que o problema está no tucho.. e também sei que o certo é abrir!! mas pq farei isso se o carro está ótimo, não baixa óleo, não vaza nada.. e ele batia.. agora não bate mais???

se um dia me der problemas sérios ai é outra coisa.. e falar que aditivo é uma porcaria é pegar pesado... um carro com bardhal consegue facilmente dar uma volta inteira em interlagos sem uma gota de óleo de tão bom que o produto é na lubrificação..
Imagem
Mazdaspeed
Avatar de usuário
Leonardo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 736
Idade: 34
Registro: 27/10/2008
Localização: São Paulo - SP - Limão
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor .AJ. » Sáb Mar 08, 2014 1:21 am

Meu amigo, vc anda acreditando d+ em tudo q falam e mostram por ai essa historia de eles colocarem apenas o aditivo e rodar é muito ántiga na venda e propaganda de aditivos e ate hj caem nela, mas vc nunca vai ver a olho nu fadiga por superaquecimento e "vitrificaçâo" do metal em uma volta em uma pista e segundo se vc tem um carro q não baixa uma gota de oleo vc tem a oitava maravilha do mundo n existi motor na face da terra por mais novo q n baixe oleo todo motor baixa oleo, por isso os dutos de admissão e tbi de tempos em tempos principalmente tbi tem q serem limpos, o oleo passa pelo respiro em forma de gas alem de passar pelos aneis raspadores e sairem pela combustão eu n quero parecer chato ou marrento so quero poder ajudar a dismistificar algumas coisas q brasileiro gosta e insisti em ser enganado
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor alercs » Sáb Mar 08, 2014 8:29 am

Eu também não sou fã de aditivo em óleo lubrificante do motor..
o próprio óleo já foi feito para dar conta por si só, tem que usar o óleo especificado pelo fabricante ou algum equivalente.
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor .AJ. » Sáb Mar 08, 2014 11:48 am

Leonardo so lembrando, se vc assisti top gear um programa sobre carros no history ou discovery n mi lembro, em um dos capitulos eles retiram todo o oleo de 3 carros usados super surrados, e eles ainda dão umas 10 voltas com um batando no outro em uma pistinha cheia de barro e esburacada so com a pelicula de oleo q fica no motor coisa de menos de 300ml ate o motor fundir, então um aditivo q mostra na propaganda cheia de cortes em q vc n sabe se é o msm carro e o msm aditivo em toda propaganda e q vc n sabe quantas vezes ela teve q ser regravada, n ta fazendo nada mais do q o proprio oleo original vai fazer
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor DanielDL » Sáb Mar 08, 2014 3:17 pm

Faço das palavras do AJ as minhas. Já pesquisei a respeito de aditivos como Militec, Molykote etc. Funcionam: sim. Porém o benefício real que eles trazem para um carro com manutenção dia, que usa o lubrificante nas especificações corretas e com trocas no prazo é mínimo, e não compensa o valor investido a cada troca de óleo. Usar o lubrificante adequado e trocar no prazo certo já é o suficiente para garantir a durabilidade do motor, veja o exemplo que ele citou do Taurus com alta km, cujo motor ainda estava zerado. Tem muitos vídeos e comparativos a respeito das reais vantagens de aditivos na internet.
ImagemImagemImagem
Daniel - MX-3 1997 1.6 16V
Avatar de usuário
DanielDL
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 183
Idade: 30
Registro: 26/04/2013
Localização: Barbacena - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo a ser usado

Mensagempor GilbertPink » Sáb Mar 08, 2014 3:53 pm

TROQUEI O ÓLEO HOJE MAGNATEC 10 W 40Imagem 2.5 L :D
Imagem
Avatar de usuário
GilbertPink
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 269
Idade: 58
Registro: 29/01/2012
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante