Óleo correto para o MX-3!

Dúvidas gerais sobre o MX-3

Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor Toni » Qui Nov 27, 2014 3:13 pm

Olá pessoal............

Já há algum tempo venho acompanhando as discussões no site, a respeito do óleo a ser usado em nossos carros.

Por favor, não quero parecer pedante, mas muitas opiniões equivocadas tem sido apresentadas aqui.

Nossos carros foram fabricados na década de 90 (de 91 a 98). Até 93 a melhor especificação de óleo era a API SG; entre 93 e 96 a melhor era a API SH.
Atualmente a melhor especificação é a API SN (de 2011 até hoje). Essa especificação garante uma melhor proteção aos pistões contra depósitos que se formam a altas temperaturas e uma menor formação de borra.
À medida que as especificações vão aumentando, melhoram as características do óleo; isso significa que um óleo API SH pode ser usado no lugar de um API SG, porém um API SG não pode ser usado no lugar de um API SH. Portanto qualquer óleo API SN supera em muito as especificações dos óleos API SG e API SH. Isso independentemente de ser um óleo mineral, semissintético ou sintético.
Isto posto, vem a questão da viscosidade, e esta independe da classificação API, ou seja, você pode encontrar óleos API SL e API SN, por exemplo, com viscosidade 15W-40.
Quando você compra um óleo, na embalagem estará estampada a viscosidade do óleo, por exemplo, 10W-40; nesse caso se trata de um óleo multiviscoso cuja viscosidade varia entre 10 a 40 na escala SAE (Society of Automotive Engineers) de viscosidade. A letra W (winter) significa que é um óleo adequado para uso também no inverno.
A diferença de um óleo mineral para um sintético, é que o sintético tem um desempenho melhor especialmente no bombeamento a baixa temperatura, mais estabilidade química em altas temperaturas e maior proteção contra depósitos. Esses atributos ajudam a reduzir o desgaste do motor, a economizar combustível e aumentar a vida útil do motor.
O fato de se usar um óleo sintético NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ PODE RODAR ALÉM DA QUILOMETRAGEM ESPECIFICADA NO MANUAL DO FABRICANTE!!!! O manual é claro: em condições normais de uso, TROCAR O ÓLEO E O FILTRO A CADA 6 MESES OU 10.000Km, O QUE OCORRER PRIMEIRO.

Pois bem................meu MX-3 é um 1.6 DOHC 16V, ano 1995, meu desde 0km, comprado na Millenium em SP; tenho os dois manuais originais, em português e inglês. Em ambos o fabricante é claro: para temperaturas ambientes abaixo de -25º C o óleo a ser usado é o 5W-30; para temperaturas entre -25ºC e 0ºC qualquer um dos dois pode ser usado; acima de -25º C o óleo a ser usado é o 10W-30. Como no Brasil as temperaturas não caem abaixo de -25º C, o óleo recomendado pelo fabricante para o MX-3 1,6 DOHC 16V ano 1995, é o 10W-30 com classificação API SG ou superior e ponto final. Portanto um óleo 10W-30 API SN mineral supera em muito as especificações do fabricante.
O importante é trocar o óleo e o filtro de acordo com as instruções do fabricante.
Detalhe: na escala de temperaturas do manual, a parte superior é em graus Centígrados e a inferior em graus Farenheit.

O resto é balela.

Uma curiosidade: tenho um MX-5 1.8 DOHC 16V 1995, também meu desde 0km..................os óleos recomendados são exatamente os mesmos: 5W-30 ou 10W-30.

Ah, antes que alguém mais atento diga que uma das tabelas recomenda óleo CASTROL FORMULA RS 10W-60 ou CASTROL GTX TURBO 20W-40, existe uma explicação..................essa recomendação só existe no manual em português, e foi adicionada pela rede de concessionárias MAZDA, por um motivo muito simples: nos anos 90 (até 97 pelo menos), não existiam no mercado nacional óleos com a viscosidade 5W-30 ou 10W-30. Nenhum dos dois óleos recomendados nas páginas adicionadas atendia às especificações originais do fabricante, mas eram os mais próximos.

Seguem as páginas dos manuais do MX-3.


SCAN0148.JPG

Capa do manual em inglês.


SCAN0149.JPG

Capa do manual em português.


SCAN0144.JPG

Manual original em inglês


SCAN0145.JPG

Manual original em português.


SCAN0147.JPG

Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 1


SCAN0151.JPG

Página adicionada pelas concessionárias no Brasil 2


SCAN0153.JPG

Lubrificantes recomendados


SCAN0152.JPG

Troca de óleo e filtro


Abraço a todos!

Toni
Editado pela última vez por Toni em Sex Dez 05, 2014 4:59 pm, em um total de 3 vezes.
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor Leonardo » Qui Nov 27, 2014 3:24 pm

muito bom Toni... quero ver alguém ter dúvida depois dessa! :) kk
Imagem
Mazdaspeed
Avatar de usuário
Leonardo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 736
Idade: 34
Registro: 27/10/2008
Localização: São Paulo - SP - Limão
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor fabiocamo » Qui Nov 27, 2014 11:34 pm

Boa Toni... ótimas informações!!

Porém, meu MX3 é ano 97, veio com o manual atualizado, segue algumas fotos apenas para conhecimento...
Anexos
2014-10-11 13.04.14.jpg
Como podem ver a capa do manual possui uma diferenciação no "azul", não é sombra, é a cor da capa mesmo!
2014-11-27 23.55.38.jpg
2014-11-27 23.57.26.jpg
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 34
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor Toni » Sex Nov 28, 2014 10:16 am

Oi Fabiocamo,

Antes de mais nada, o meu post é sobre óleo do motor, que no seu manual é exatamente a mesma coisa que no meu................portanto, agora sei que para o MX-3 1997, o óleo recomendado é o mesmo que o dos modelos anteriores.
O que aparece diferente é a tabela do óleo do câmbio, e aí me perdoe, mas certamente houve um erro de impressão..............perceba que tanto na parte de cima como na de baixo, os óleos recomendados são os mesmos (75W-90 ou 80W-90), com faixas de temperaturas diferentes, o que não faz o menor sentido. Na parte de cima, aparece também o óleo ATF (Automatic Transmission Fluid), que é usado apenas em transmissões automáticas e em algumas caixas de direção hidráulicas.
Na foto que você anexou, a tabela especifica: Óleo da transmissão manual, portanto não poderia constar ATF. Creio que houve erro de impressão
Jamais se usa óleo de câmbio manual em caixas automáticas ou ATF em caixas manuais!
Curiosidades..........
Muitos fabricantes especificam óleo próprio para suas caixas automáticas; exemplos:

MAZDA
ATF M-V é aplicável a todas as transmissões automáticas tipo FN. Os seguintes modelos usam Mazda Original Oil ATF M-V: Mazda 3, Premacy, Mazda 323, Demio, Mazda 121, Mazda 626, Mazda 6, MPV.
ATF M-III é aplicável a transmissões automáticas que não sejam do tipo FN e SKYACTY-Drive. Os seguintes modelos usam Mazda Original Oil ATF M-III : MX-5, RX-8, Xedos9, Tribute B-Serie.

GM
Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos.
Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
Dexron-V – Sem informações até a presente data.
Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).

FORD
Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente. Foi introduzido em 1997 e é destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998. Não deve ser usado em veículos anteriores da Ford.

OUTRAS MARCAS
BMW LT71141 ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.
Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.
Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.
Nissan J-Matic - Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.

Mesmo para os câmbios manuais existem óleos com especificações diferentes. O Celta da GM, por exemplo, usa óleo 75w85 para ENGRENAGENS HELICOIDAIS.
Existem câmbios que usam óleo para ENGRENAGENS HIPÓIDES, outros para ENGRENAGENS CHEVRON.

Mas voltando ao assunto óleo de motor:

O óleo recomendado perlo fabricante para o MOTOR do MX-3 é o 10W-30 com classificação API SG ou superior.

Abraço,

Toni
Editado pela última vez por Toni em Sex Nov 28, 2014 10:43 am, em um total de 2 vezes.
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor fabiocamo » Sex Nov 28, 2014 10:30 am

Bom saber!!!

Como eu não entendo de nada disso, apenas sigo o que esta escrito kkkk... confio em vc, de que deve ter sido impresso errado mesmo!!

Aproveitando a deixa, vc saberia me informar qual óleo é utilizado no cambio manual do 626 2.5 v6 ano 95?? Encontrei uma informação na internet de que o óleo correto seria o SAE 75W-90 (GL-4 or GL-5). Essa informação esta correta???

Obrigado.
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 34
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor Toni » Sex Nov 28, 2014 11:41 am

Oi Fabiocamo,

Na página adicionada pelos revendedores da Mazda no Brasil, há uma tabela com os óleos recomendados para os carros.
No caso do seu, 626 2.5 V6, só existe recomendação para transmissão automática, pois creio que não importaram oficialmente a versão manual. Seu carro provavelmente veio através de importador independente.
No site da Castrol mundial, o óleo recomendado para seu carro é o SYNTRAX LONG LIFE 75W-90 ou o UNIVERSAL 75W-90.

Abraço
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor fabiocamo » Sex Nov 28, 2014 2:29 pm

Valewww!!! ;)
Avatar de usuário
fabiocamo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 352
Idade: 34
Registro: 28/10/2009
Localização: Sorocaba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3

Mensagempor Toni » Sex Dez 05, 2014 5:00 pm

fabiocamo escreveu:Valewww!!! ;)


Não há de que!
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor ander_sbo » Sáb Dez 06, 2014 11:45 am

alo pessoal .
estou com o meu mx3 1.6 / 97 a 5 anos , e sempre usei um oleo 20w 50 ( mineral ) , meu motor ja está com 175.000 km , e essa especificacao de fabrica ai sao para motores NOVOS , com o tempo e os desgastes os mecanicos indicam aumentar a viscosidade, em relacao a isso fica a pergunta , qual oleo no meu caso voces aconselham usar ?
no aguardo .
ander_sbo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 84
Idade: 47
Registro: 28/01/2010
Localização: santa barbara d´oeste
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor Toni » Dom Dez 07, 2014 4:40 pm

ander_sbo escreveu:alo pessoal .
estou com o meu mx3 1.6 / 97 a 5 anos , e sempre usei um oleo 20w 50 ( mineral ) , meu motor ja está com 175.000 km , e essa especificacao de fabrica ai sao para motores NOVOS , com o tempo e os desgastes os mecanicos indicam aumentar a viscosidade, em relacao a isso fica a pergunta , qual oleo no meu caso voces aconselham usar ?
no aguardo .


Não existe isso de motor novo ou rodado; o óleo é sempre o especificado no manual.
Mecânicos, quando bons, consertam carros; quem determina o óleo a ser usado é o fabricante, independente da quilometragem.

Toni
TONI
Zoom, Zoom, Zoom
Avatar de usuário
Toni
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 139
Idade: 64
Registro: 05/08/2006
Localização: São Caetano do Sul
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor AndersonR » Seg Dez 08, 2014 9:59 am

Toni escreveu:
ander_sbo escreveu:alo pessoal .
estou com o meu mx3 1.6 / 97 a 5 anos , e sempre usei um oleo 20w 50 ( mineral ) , meu motor ja está com 175.000 km , e essa especificacao de fabrica ai sao para motores NOVOS , com o tempo e os desgastes os mecanicos indicam aumentar a viscosidade, em relacao a isso fica a pergunta , qual oleo no meu caso voces aconselham usar ?
no aguardo .


Não existe isso de motor novo ou rodado; o óleo é sempre o especificado no manual.
Mecânicos, quando bons, consertam carros; quem determina o óleo a ser usado é o fabricante, independente da quilometragem.

Toni


realmente mecânicos, quando bons, consertam o motor, mas normalmente o cliente não tem grana pra fazer o motor quando preciso !......

.. um motor muito rodado apresentam desgastes, e alguns óleos e aditivos dão uma sobrevida........ mas naturalmente é mais fácil fazer o motor mesmo, mas estamos no Brasil, e não da pra sair fazendo motor sempre que necessário.....nem todo mundo tem $$$$$$......
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor Alk Jr » Seg Out 03, 2016 11:47 am

Cara, aprendi muito com este Post e as colocações técnicas do Toni.

Tinha muita dúvida para com o óleo recomendado ao meu MX3 DOHC 1.6 16v 1997.

Fiquei convencido sobre o 10W30... chegando nos 80000km

Obrigado e parabéns.
Alk Jr
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 5
Idade: 44
Registro: 13/09/2014
Localização: Montes Claros MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Óleo correto para o MX-3!

Mensagempor marinho » Sex Dez 02, 2016 12:29 pm

Boa tarde.
Tenho um Mx3 94 1.6 16v que já foi feito motor, com Alvaro Falcão, há 3 anos, mas que está vazando óleo pela tampa de válvulas do motor. Sempre me recomendaram (mecânicos ou casa de oleo) óleo 20w50 mineral para motores de alta rodagem (o meu tem 145000km) e aditivos como o Bardhal B12. Não entendo muito (nada), mas nunca percebi a diferença com o aditivo. Gostaria de perguntar se mesmo com todas as condições adversas, motor novo ou não, o ideal é esse indicado pelo fabricante, óleo 10w30 API SN Mineral, sem outros aditivos??
marinho
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 82
Idade: 42
Registro: 16/02/2011
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron