Troca do fuído de arrefecimento

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Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor mx3black » Qui Set 16, 2010 9:32 am

Uma manutenção que quase ninguém da importância é da troca do fluído de arrefecimento. A troca deve ser feita com o motor frio para evitar queimaduras, pois quando quente o sistema fica sobre pressão.

Abrir o dreno que fica na parte esquerda embaixo no radiador tirar a tampa de cima e esperar a drenagem. Caso o sistema esteja sujo o ideal e soltar a mangueira de baixo do radiador e deixar circular água corrente.

Ao encher o sistema o ideal é fazer uma solução de 50% de água destilada + 50% de monoetilenoglicol (Fluído de radiador) Evita corrosões e encrostamento, além de elevar a ebulição da água e ser anticongelante.

Muito importante ao completar todo o sistema ligar o carro e deixar a tampa superior aberta até que saiam todas as bolhas de ar, ficar acelerando de leve para que o processo seja mais eficaz.

O período de troca deve ser efetuado de 2 em 2 anos período em que o fluído perde sua eficácia.

Fica a dica.
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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor David Farina » Qui Set 16, 2010 2:25 pm

isso ae, muito importante retirar todas as bolhas com o carro parado e motor funcionando...
dá uma volta no quarteirão, completa pq vai "sumir" mais um pouco de agua...

usa o carro normalmente, no outro dia completa denovo...
depois disso raramente vai ter ficado ar na tubulação..

o legal é na hora que estiver colocando, vá chacoalhando o carro para ajudar a ir removendo o ar...
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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor geleia665 » Sex Set 17, 2010 12:59 am

Fluido de arrefecimento... parace medico falando nome de doença, zuera, mais em bom portugues, agua do radiador rsrs, entao, depois vou fazer isso, ja que tiver que trocar meu radiador por causa de um acidente que tive rs, so coloquei agua pra pegar o carro mesmo, depois vou dar uma geral e seguir as dicas, valew...
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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor Miguelitto » Sex Set 17, 2010 9:59 am

vou fazer essa troca no sabado....
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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor bmagera91 » Qua Nov 17, 2010 5:36 pm

É verdade que existe um produto que tira pequenos vazamentos do radiador ?

No caso eu tenho interesse em estar fazendo a limpeza, pois infelizmente a do meu mx3 (já peguei ele assim) pelo o que me consta está com ferrugem na água.
Então eu teria de deixar a mangueira de água onde? para circular a àgua boa e tirar a ruim? E dai deixa batendo até sair a sujeirada toda ?
Depois enche com àgua e aditivo ?

É perigoso estar colocando aditivo ? Uma vez ouvi dizer da boca de um mexanico que esse aditivo ele vai para o motor e come tudo aonde tem ferrugem, e isso pode causar vazamento nos blocos e selos. :surprised:
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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor Dusck » Dom Nov 20, 2011 7:52 pm

Se é para passar o bizu vai o complemento, abço

ITEM DEFEITOS CAUSA PROVÁVEL e SOLUÇÃO DO PROBLEMA
1 Vibração do radiador Os coxins estão danificados ou os suportes do coxim estão soltos .Trocar os coxins ou suportes
2 Radiador está com a colméia (bloco de refrigeração) vazando,A colméia pode estar fraca, ou tem algum tubo com vazamento. Trocar a colméia ou verificar se são os tubos que estão com problemas e soldar, fazer uma averiguação completa no sistema
3 Radiador com vazamentos de água, Alguma batida no radiador, falta de manutenção por tempo de uso,[color=#0000FF]. Fazer um teste para constatar os vazamentos fazendo uma limpeza química e após providenciar o conserto com solda especifica, exemplo de solda de estanho, prata ou alumínio[/color]
4 A água do radiador está misturando com óleo, Verificar a junta do cabeçote, após muito tempo andando com a temperatura aquecida pode ter queimado, Testar o radiador caso seja acoplado ao mesmo elemento de óleo e este não tiver vazamento levar ao mecânico para devidas inspeções no motor
5 Temperatura muito alta, além do normal, Nas seguintes situações as canaletas podem estar obstruídas, ou aletas amassadas, cebolão com defeito, falha na ventoinha, falta da válvula termostática, [color=#0000FF]Fazer uma limpeza química no radiador, trocar o cebolão, fazer o indireitamento das aletas, e se for o caso trocar a hélice colocando sempre uma original[/color]
6 A água do radiador está sumindo percebe-se pela manhã, Pode estar vazando pela tampa, ou nas mangueiras, as braçadeiras estão faltando aperto, talvez o próprio radiador esteja vazando junto a bomba d'água no selo ou bloco do motor. Fazer as devidas verificações no sistema e providenciar a substituição do que estiver danificado (bomba d'água, braçadeiras, mangueiras e até mesmo válvula termostática)
7 Radiador com as aletas amassadas. O grande causador normalmente desta anomalia são os lava-jatos, que ao efetuarem a lavagem do veículo, batem o esguicho que é forte em direção ao radiador assim ocasionando este problema, em se tratando de colméia pode acontecer por estar fraca e pode acabar até se soltando. Levar a uma oficina especializada em radiadores p/ providenciar o seu indireitamento, pois o radiador necessitar estar livre para passagem de ar, no caso de colméia recomendamos uma inspeção para se verificar se somente um indireitamento resolve ou se há necessidade de substituir por uma nova
8 Radiador corroído e dando vazamento. Falta de manutenção preventiva com o sistema de arrefecimento do veículo a não utilização de aditivo corretamente. Fazer inspeção em uma oficina especializada em radiadores para a sua verificação e se não tiver o hábito de usar aditivo este deverá ser modificado, pois o aditivo tem a finalidade de proteção
9 A água do radiador não está circulando corretamente. Pode estar com problema na válvula termostática, ou na bomba d'água ou as aletas do radiador estão com alguma obstrução. Deve-se providenciar a inspeção dos componentes e se comprovada imperfeição no funcionamento substituí-los ou providenciar a troca do radiador
10 Radiador com vazamento nas caixas de metal ou de plástico. Falta de aditivo, pois sem ele as caixas plásticas acabam se ressecando, ou algum tipo de pressão anormal do sistema do veículo, podendo ser até mesmo uma válvula de pressão com funcionamento incorreto, no caso do metal pode ser que a solda tenha se quebrado, o que não é normal. Providenciar a substituição da caixa de plástico o que só poderá ser confirmado após a sua inspeção por técnico especializado, ou até mesmo a substituição do radiador para o bom funcionamento de todo o sistema de refrigeração, no caso do metal providenciar o conserto com a devida solda especifica para este tipo de tratamento, com uma verificação no sistema (coxim, suportes, etc), para uma solução definitiva.

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Re: Troca do fuído de arrefecimento

Mensagempor ralf » Dom Nov 20, 2011 9:35 pm

Muito boa Dusck!!!! :D
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