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MAF

MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2014 8:35 pm
por gertz
Acho que estou com problemas no meu MAF. Ainda não tenho certeza. O autodiagnose indica MAF. Mas, tenho dúvidas.
Pergunto:

Alguém já limpou o MAF com sucesso?
Existe alguma solução alternativa para substituir o MAF?
Onde compro um novo e qual o valor.

Agradeço pelas informações que virão.

Re: MAF

MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2014 9:16 pm
por DanielDL
Boa noite, em rápida pesquisa pelo eBay achei MAF novo e original numa concessionária no Arizona, EUA, com valor bastante salgado por sinal: http://www.ebay.com/itm/MAZDA-B6BF13215 ... 5d&vxp=mtr

Também vi esta usada: http://www.ebay.com/itm/6403E-1-6L-MAZD ... f1&vxp=mtr

Não conheço muito sobre o assunto, mas imagino que seja possível executar algum tipo de limpeza ou recuperação neste sensor. As vezes os próprios contatos ou chicote é que estão ruins. Mas estou apenas supondo, provavelmente alguém mais entendido do assunto vai aparecer por aqui para esclarecer.

Re: MAF

MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2014 9:55 pm
por fabiocamo
Use spray de limpa contato...

leia o artigo: http://www.ehow.com.br/limpando-sensor- ... gia_81473/

Re: MAF

MensagemEnviado: Seg Mai 12, 2014 9:37 am
por leandrobertoni
Temos essa peça testada qualquer coisa entre em contato .

Att,

Leandro

Re: MAF

MensagemEnviado: Seg Mai 12, 2014 2:18 pm
por .AJ.
basicamente é o seguinte cara, se vc usar qualquer spray limpa contato, seria bom depois de limpar esperar spray secar antes de ligar para não dar nenhum curto no circuito interno nessa caixinha
3.jpg

2.jpg

e basicamente o funcionamento é o seguinte dentro do orifício da 2ª foto ai tem um fiozinho exposto, quando em funcionamento ele esquenta e então o carro mede a quantidade de ar q entra no motor pelo resfriamento causado quando o ar passa por esse fio, e então ele envia um sinal entre 0 a 5v (se não estou enganado) pra central exemplo: 5v muito ar e 0v pouco ar ou marcha lenta, basicamente o funcionamento de todo e qualquer maf é esse, se vc quiser substituir por o de um outro carro creio ate q seja possível, mas tem q ter o bom especialista em elétrica e eletrônica e bons equipamentos para ele pode testar e ti falar q um maf por exemplo de um vectra, manda X volts ao ler uma massa X de ar, para adaptar e ficar legalzin, mas lembrando q com a ajuda da correção da lambda ja facilitaria bastante pois a propria injeção do carro ja se ajustaria automaticamente se for uma pequena diferença, o q dificultaria nesses casos em adaptação seria adaptar um maf em uma injeção exemplo de um kadet ou monza q não possuem sonda lambda no sistema, q o pessoal ate conhece como injeção burra, seria basicamente uma carburação eletrônica

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 13, 2014 2:50 pm
por gertz
Tentei fazer autodiagnose com uma lampada e não funcionou. Hoje soldei o led no resistor e vou confirmar se tem problema com o MAF. Mas, estou achando que esta bom.

Em breve informo as novidades.

Agradeço os comentários e as dicas.

Re: MAF

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 11:56 am
por DanielSouza
Reseta a central antes do teste.

Desliga a bateria, e liga o cabo de volta pressionando o pé no freio por alguns segundos..

coloque o led e veja.

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2014 8:11 am
por gertz
Limpei o corpo do da borboleta (TBI) sem desmontar, com CRB80, uma escova de dentes e trapo. Regulei o sensor de posição da borboleta e coloquei um pouco de óleo pela mangueira de ar do controle fixado em baixo da TBI.
A lenta ficou perfeita. Não oscila. O ar entra sem alterar a lenta.
Mas, o carro continua pegando somente na segunda tentativa de acionamento do arranque.
Não existe indicação de falhas no sistema de autodiagnose.
Quando encontrar a origem da falha aviso.

Agradeço os comentários.

Obs.: Curiosamente, depois de um vida inteira sem ter intimidade com a parte elétrica de motores, e estimulado pela dificuldade dos mecânicos de lidar com carros diferenciados, resolvi estudar e entender como tudo funciona.

Estou me divertindo.

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2014 12:09 pm
por DanielDL
gertz escreveu:Limpei o corpo do da borboleta (TBI) sem desmontar, com CRB80, uma escova de dentes e trapo. Regulei o sensor de posição da borboleta e coloquei um pouco de óleo pela mangueira de ar do controle fixado em baixo da TBI.
A lenta ficou perfeita. Não oscila. O ar entra sem alterar a lenta.
Mas, o carro continua pegando somente na segunda tentativa de acionamento do arranque.
Não existe indicação de falhas no sistema de autodiagnose.
Quando encontrar a origem da falha aviso.

Agradeço os comentários.

Obs.: Curiosamente, depois de um vida inteira sem ter intimidade com a parte elétrica de motores, e estimulado pela dificuldade dos mecânicos de lidar com carros diferenciados, resolvi estudar e entender como tudo funciona.

Estou me divertindo.


O motor só pega na segunda tentativa em qualquer circunstância ou somente após longo tempo parado?

Se for somente após horas sem uso, é possível que o problema seja no sistema de pressurização da bomba de combustível, que após certo tempo deixa a pressão nas linhas cair, já que a bomba do Mx-3 só é acionada após o arranque, e não pressuriza o sistema assim que a ignição é ligada, como a maioria dos carros. Não conheço muito do assunto, mas já vi aqui pelo fórum que isso parece comum.

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2014 2:10 pm
por .AJ.
Daniel não é bem assim, toda bomba de gasolina mantem a linha pressurizada sim, pq as bombas possuem uma válvula de retenção ou unidirecional q so deixam a gasolina passar em uma direção e se o combustível tentar voltar a válvula se fecha, o q pode acontecer é alguma sujeira ou trava nessa valvula
3.jpg

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2014 7:47 pm
por DanielDL
.AJ. escreveu:Daniel não é bem assim, toda bomba de gasolina mantem a linha pressurizada sim, pq as bombas possuem uma válvula de retenção ou unidirecional q so deixam a gasolina passar em uma direção e se o combustível tentar voltar a válvula se fecha, o q pode acontecer é alguma sujeira ou trava nessa valvula
3.jpg


Acho que me expressei mal André, sim, entendo que as bombas devem manter a linha pressurizada, quis dizer que na maioria dos carros quando vc liga a ignição, antes de dar a partida a bomba já começa a funcionar, o que facilita a partida e atenua a falta de pressão se a válvula de retenção estiver ruim. Já no Mx-3 a bomba não liga antes, aí se ele estiver sem pressão no sistema, continua sem...

Mas a explicação aí da foto é bem ilustrativa, muito boa.

Re: MAF

MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2014 8:59 pm
por gertz
Já foi colocado um manômetro na linha de combustível e parece que não é a bomba, nem a válvula de retenção. Mas, esta opção nunca deve se descartada.
Pode ser distribuidor, rotor, as válvulas que ficam sob a TBI, sensor de rotação, etc, etc, etc, etc, etc, etc.. . . . . .

Re: MAF

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2014 2:40 pm
por .AJ.
foi colocado o manômetro mas e ai tinha pressão la dentro ou n, confere se os bicos estão com boa estanqueidade, pq eles podem ta vazando tanto q pode ta afogando o motor nos primeiros giros

Re: MAF

MensagemEnviado: Sex Mai 23, 2014 5:44 pm
por gertz
Tem pressão na linha e a mesma se conserva mesmo depois que muito tempo. Talvez seja uma falha intermitente. Aí é ruim de achar.

Semana que vem vai novamente para oficina.

Re: MAF

MensagemEnviado: Sáb Mai 24, 2014 9:23 am
por mx3black
A grande pergunta que fica, o MAF pode ser limpo com limpa contatos ?
Por mais que digam que tenha função auto limpante, será que pode estragar caso limpe? Nunca fiz isso uns dizem que pode outros que não.