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MAF
Enviado:
Dom Mai 11, 2014 8:35 pm
por gertz
Acho que estou com problemas no meu MAF. Ainda não tenho certeza. O autodiagnose indica MAF. Mas, tenho dúvidas.
Pergunto:
Alguém já limpou o MAF com sucesso?
Existe alguma solução alternativa para substituir o MAF?
Onde compro um novo e qual o valor.
Agradeço pelas informações que virão.
Re: MAF
Enviado:
Dom Mai 11, 2014 9:16 pm
por DanielDL
Boa noite, em rápida pesquisa pelo eBay achei MAF novo e original numa concessionária no Arizona, EUA, com valor bastante salgado por sinal:
http://www.ebay.com/itm/MAZDA-B6BF13215 ... 5d&vxp=mtrTambém vi esta usada:
http://www.ebay.com/itm/6403E-1-6L-MAZD ... f1&vxp=mtrNão conheço muito sobre o assunto, mas imagino que seja possível executar algum tipo de limpeza ou recuperação neste sensor. As vezes os próprios contatos ou chicote é que estão ruins. Mas estou apenas supondo, provavelmente alguém mais entendido do assunto vai aparecer por aqui para esclarecer.
Re: MAF
Enviado:
Dom Mai 11, 2014 9:55 pm
por fabiocamo
Re: MAF
Enviado:
Seg Mai 12, 2014 9:37 am
por leandrobertoni
Temos essa peça testada qualquer coisa entre em contato .
Att,
Leandro
Re: MAF
Enviado:
Seg Mai 12, 2014 2:18 pm
por .AJ.
basicamente é o seguinte cara, se vc usar qualquer spray limpa contato, seria bom depois de limpar esperar spray secar antes de ligar para não dar nenhum curto no circuito interno nessa caixinha
e basicamente o funcionamento é o seguinte dentro do orifício da 2ª foto ai tem um fiozinho exposto, quando em funcionamento ele esquenta e então o carro mede a quantidade de ar q entra no motor pelo resfriamento causado quando o ar passa por esse fio, e então ele envia um sinal entre 0 a 5v (se não estou enganado) pra central exemplo: 5v muito ar e 0v pouco ar ou marcha lenta, basicamente o funcionamento de todo e qualquer maf é esse, se vc quiser substituir por o de um outro carro creio ate q seja possível, mas tem q ter o bom especialista em elétrica e eletrônica e bons equipamentos para ele pode testar e ti falar q um maf por exemplo de um vectra, manda X volts ao ler uma massa X de ar, para adaptar e ficar legalzin, mas lembrando q com a ajuda da correção da lambda ja facilitaria bastante pois a propria injeção do carro ja se ajustaria automaticamente se for uma pequena diferença, o q dificultaria nesses casos em adaptação seria adaptar um maf em uma injeção exemplo de um kadet ou monza q não possuem sonda lambda no sistema, q o pessoal ate conhece como injeção burra, seria basicamente uma carburação eletrônica
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 13, 2014 2:50 pm
por gertz
Tentei fazer autodiagnose com uma lampada e não funcionou. Hoje soldei o led no resistor e vou confirmar se tem problema com o MAF. Mas, estou achando que esta bom.
Em breve informo as novidades.
Agradeço os comentários e as dicas.
Re: MAF
Enviado:
Sex Mai 16, 2014 11:56 am
por DanielSouza
Reseta a central antes do teste.
Desliga a bateria, e liga o cabo de volta pressionando o pé no freio por alguns segundos..
coloque o led e veja.
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 20, 2014 8:11 am
por gertz
Limpei o corpo do da borboleta (TBI) sem desmontar, com CRB80, uma escova de dentes e trapo. Regulei o sensor de posição da borboleta e coloquei um pouco de óleo pela mangueira de ar do controle fixado em baixo da TBI.
A lenta ficou perfeita. Não oscila. O ar entra sem alterar a lenta.
Mas, o carro continua pegando somente na segunda tentativa de acionamento do arranque.
Não existe indicação de falhas no sistema de autodiagnose.
Quando encontrar a origem da falha aviso.
Agradeço os comentários.
Obs.: Curiosamente, depois de um vida inteira sem ter intimidade com a parte elétrica de motores, e estimulado pela dificuldade dos mecânicos de lidar com carros diferenciados, resolvi estudar e entender como tudo funciona.
Estou me divertindo.
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 20, 2014 12:09 pm
por DanielDL
gertz escreveu:Limpei o corpo do da borboleta (TBI) sem desmontar, com CRB80, uma escova de dentes e trapo. Regulei o sensor de posição da borboleta e coloquei um pouco de óleo pela mangueira de ar do controle fixado em baixo da TBI.
A lenta ficou perfeita. Não oscila. O ar entra sem alterar a lenta.
Mas, o carro continua pegando somente na segunda tentativa de acionamento do arranque.
Não existe indicação de falhas no sistema de autodiagnose.
Quando encontrar a origem da falha aviso.
Agradeço os comentários.
Obs.: Curiosamente, depois de um vida inteira sem ter intimidade com a parte elétrica de motores, e estimulado pela dificuldade dos mecânicos de lidar com carros diferenciados, resolvi estudar e entender como tudo funciona.
Estou me divertindo.
O motor só pega na segunda tentativa em qualquer circunstância ou somente após longo tempo parado?
Se for somente após horas sem uso, é possível que o problema seja no sistema de pressurização da bomba de combustível, que após certo tempo deixa a pressão nas linhas cair, já que a bomba do Mx-3 só é acionada após o arranque, e não pressuriza o sistema assim que a ignição é ligada, como a maioria dos carros. Não conheço muito do assunto, mas já vi aqui pelo fórum que isso parece comum.
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 20, 2014 2:10 pm
por .AJ.
Daniel não é bem assim, toda bomba de gasolina mantem a linha pressurizada sim, pq as bombas possuem uma válvula de retenção ou unidirecional q so deixam a gasolina passar em uma direção e se o combustível tentar voltar a válvula se fecha, o q pode acontecer é alguma sujeira ou trava nessa valvula
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 20, 2014 7:47 pm
por DanielDL
.AJ. escreveu:Daniel não é bem assim, toda bomba de gasolina mantem a linha pressurizada sim, pq as bombas possuem uma válvula de retenção ou unidirecional q so deixam a gasolina passar em uma direção e se o combustível tentar voltar a válvula se fecha, o q pode acontecer é alguma sujeira ou trava nessa valvula
3.jpg
Acho que me expressei mal André, sim, entendo que as bombas devem manter a linha pressurizada, quis dizer que na maioria dos carros quando vc liga a ignição, antes de dar a partida a bomba já começa a funcionar, o que facilita a partida e atenua a falta de pressão se a válvula de retenção estiver ruim. Já no Mx-3 a bomba não liga antes, aí se ele estiver sem pressão no sistema, continua sem...
Mas a explicação aí da foto é bem ilustrativa, muito boa.
Re: MAF
Enviado:
Ter Mai 20, 2014 8:59 pm
por gertz
Já foi colocado um manômetro na linha de combustível e parece que não é a bomba, nem a válvula de retenção. Mas, esta opção nunca deve se descartada.
Pode ser distribuidor, rotor, as válvulas que ficam sob a TBI, sensor de rotação, etc, etc, etc, etc, etc, etc.. . . . . .
Re: MAF
Enviado:
Qua Mai 21, 2014 2:40 pm
por .AJ.
foi colocado o manômetro mas e ai tinha pressão la dentro ou n, confere se os bicos estão com boa estanqueidade, pq eles podem ta vazando tanto q pode ta afogando o motor nos primeiros giros
Re: MAF
Enviado:
Sex Mai 23, 2014 5:44 pm
por gertz
Tem pressão na linha e a mesma se conserva mesmo depois que muito tempo. Talvez seja uma falha intermitente. Aí é ruim de achar.
Semana que vem vai novamente para oficina.
Re: MAF
Enviado:
Sáb Mai 24, 2014 9:23 am
por mx3black
A grande pergunta que fica, o MAF pode ser limpo com limpa contatos ?
Por mais que digam que tenha função auto limpante, será que pode estragar caso limpe? Nunca fiz isso uns dizem que pode outros que não.