626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Discussões sobre o 626

626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor felipetonolli » Seg Out 21, 2013 11:55 pm

Fala galera. Vou resumir a história do meu Mazda antes de falar sobre o problema. Sou novo no fórum e fiquei muito feliz em saber que tem bastante donos de Mazda espalhados pelo Brasil. Eu moro no interior de São Paulo, quando peguei ele me senti um "estranho" rsrsrs. Pois bem, tenho um Mazda 626 1998 GLX 2.0 16v. O carro é uma relíquia, está impecável de lataria, completasso, interior conservadíssimo, um espetáculo. Era do meu pai, ele acabou trocando de carro sem vender por não conseguir comprador e o bichão ficou simplesmente encostado durante bastante tempo. Eu tinha um Celta 2009, vendi, e comecei a procurar outro carro. Jamais me passou pela cabeça ficar com ele, ficava imaginando a "bucha" que seria, dirigi pouquíssimas vezes em trechos bem curtos, nunca prestei atenção nele. Enfim, enquanto procurava outro carro me deu a "pira" de dar um trato nele pra rodar até achar um carro pra mim, levei pra fazer uma revisão bem basiquinha e mandei cristalizar. Andei uns dois dias com ele e simplesmente foi amor a primeira vista. O carro é espetacular, tudo de bom, seguro, potente, confortável, a conversa cambio-motor é fantástica, nunca vi tamanha perfeição em nenhum outro automático. Pegar estrada com ele é um verdadeiro prazer. Resolvi encarar a "bucha" sabendo que provavelmente não conseguirei vender e que terei que passar pelo dilema da dificuldade de achar peças. Mas enfim, ao problema ..

Ele está com 90 mil km, sempre foi extremamente bem cuidado. Quando peguei ele a uns 3 meses, troquei correias, retentores, junta da tampa de válvulas e outros itens de manutenção básica. Ele estava vazando óleo pela tampa de válvulas, ali por cima do motor, e pela tampa do óleo. De manhã ao ligar saia aquela fumaça azulada de óleo queimado. Depois da troca destes itens, parou por algumas semanas. Porém o problema voltou e agora ele não "fuma" mais de manhã, apenas quando piso fundo para fazer uma ultrapassagem por exemplo. Da pra ver pelo retrovisor a fumaça quando o cambio reduz e o motor sobe o giro bem alto. Também vaza muito óleo pela tampa do motor e do óleo. Enfim, como troquei os retentores, as juntas e aparentemente está tudo certo com os anéis e pistões, me veio na cabeça que pode ser o anti chama, aquele respiro do cárter. Não sou dos maiores entendedores de motor, portanto gostaria de saber onde fica tal peça no 626 98, pois os mecânicos já estão falando em retificar o motor e tenho certeza que não precisa disso. E depois de saber onde fica, alguém tem idéia de onde achar? Na All Mazda talvez? Valeeu :D
felipetonolli
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 17
Idade: 33
Registro: 29/07/2013
Localização: Ourinhos-SP
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Outros

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor all motors » Ter Out 22, 2013 8:57 am

Bom dia Felipe

Você está no caminho certo, antes de abrir o motor, deve-se eliminar todas as outras possibilidades de queima de óleo, dentre elas a "anti-chamas" que na Mazda chama-se válvula PCV, se você quiser nós temos em estoque.
Visite nossa loja virtual, na "busca" digite pcv e você terá duas opções de válvulas a Original/Genuína ou a paralela.

http://www.mazdaallmotors.com.br

Abraços


Fábio

Zoom-zoom
Avatar de usuário
all motors
Vendedor
 
Mensagens: 57
Idade: 49
Registro: 21/07/2010
Localização: São Paulo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor felipetonolli » Ter Out 22, 2013 9:16 am

Bom dia Fábio. Um prazer conhecê-lo, meu pai disse que o conhece, sempre comprou as peças do carro com você. Muito obrigado pela ajuda, tinha procurado no site por anti chamas, por isso não achei então. É só isso o anti chamas do 626? Nos outros carros parece ser uma peça bem maior, uma espécie de "filtro".
felipetonolli
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 17
Idade: 33
Registro: 29/07/2013
Localização: Ourinhos-SP
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Outros

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor felipetonolli » Ter Out 22, 2013 10:59 am

Galera estou perdidinho. Os mecânicos onde levo dizem que apenas o anti chamas ali não iria fazer estourar os retentores tão rápido e nem causar o vazamento nessas proporções e querem porque querem abrir o motor. De qualquer jeito vou comprar o anti chamas, mas alguém tem ideia do que poderia ser além disso? De qualquer forma hoje vou deixar ele onde foram trocados as juntas e os retentores.
felipetonolli
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 17
Idade: 33
Registro: 29/07/2013
Localização: Ourinhos-SP
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Outros

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor all motors » Ter Out 22, 2013 2:56 pm

Peça para verificar se a tampa de válvulas não está entupida, isso causaria esse problema.

Att

Fábio

Zoom-zoom
Avatar de usuário
all motors
Vendedor
 
Mensagens: 57
Idade: 49
Registro: 21/07/2010
Localização: São Paulo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor gertz » Qui Out 24, 2013 1:57 pm

Respiro entupido?
"Para ganhar velocidade, adicione leveza.” Colin Chapman.
Avatar de usuário
gertz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 397
Idade: 61
Registro: 01/09/2011
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: 626 vazando óleo pela tampa de válvulas

Mensagempor felipetonolli » Qui Out 24, 2013 5:07 pm

Então, acabei de voltar do mecânico. Ele disse que colou a junta com uma cola especial roxa lá, limpou o respiro anti chama ali e uma outra conexão ali em cima, etc, que andou ontem e hoje com o carro e parou o vazamento. Eu olhei bastante com uma lanterna e parece que não está vazando mais pela junta. Porém aquela fumaça quando pisa fundo saiu na primeira vez um pouquinho, depois aparentemente parou. Porém acredito que essa fumaça não tenha relação com o problema anterior.
felipetonolli
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 17
Idade: 33
Registro: 29/07/2013
Localização: Ourinhos-SP
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Outros


Retornar para 626

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron