[How To] Como Limpar o Radiador

Área destinada a publicação de Manuais e How-To(s)
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: viewtopic.php?f=19&t=2449&p=5872#p5872

[How To] Como Limpar o Radiador

Mensagempor BSunBest » Sáb Dez 04, 2010 9:17 am

Pessoal, aqui vai um how to sobre com limpar o radiador e deixar ele novinho.
O procedimento é um pouco trabalhoso mas pode contribuir muito na manutenção do seu carro e lhe poupar algum $$$.

Preço médio na oficina: R$ 75,00

Tempo Médio : 2 horas

Vamos começar pelos ingredientes:
Tenha gasolina na carranga, pq vai gastar um pouco
1x Flush de Radiador*
Imagem
1x Solução de aditivo para radiador CONCENTRADO **
1x Uma mangueira com um bom fluxo de água
1x Ferramentas

Vamos ao passo a passo:
- Primeiro de tudo certifique-se que o carro esteja frio
- Segunda coisa, deixem o ar na posição de quente, deixem o ar na posição de o mais quente. Não precisa estar ligado, basta estar na posição. Para que seja aberto completamente o sistema, pois no ar quente circula água também e ela precisa ser trocada e limpa também.
- Vamos agora adicionar o flush com a ajuda de um funil no radiador, diretamente nele. Abaixo a foto com a tampa aonde você deve remover para adiciona-lo. Após ter adicionado, coloque a tampa novamente.
- Ligue a carranga e deixe funcionar por cerca de 10 minutos, pode acelerar até 2 mil rpm, conforme recomenda o manual.
- Após isso você desligue o carro, e deixe o esfriar, deixe o tempo que for, até que ele esfrie um pouco, e não invente de ir abrir a tampa do radiador pois vai jorrar água quente na sua cara.
- Localize agora a válvula de esgotamento do radiador, conforme na foto, ela fica bem em baixo do carro, no final do radiador, da pra localizar inclusive olhando de frente para o parachoque, bem ao fim.
- Com uma fenda ou uma philips abra ela lentamente, e a água vai começar a escorrer, e você vai abrindo, até se esgotar tudo e a válvula sair.
- Agora seu radiador está sem água =].... Agora veja o reservatório, ele está com água ainda, e contém o flush também pq a água circulou, e essa é a parte chata... Tirar o reservatório.
- O reservatório tem 2 parafusos, tire um deles na lateral e outro quase embaixo do filtro de ar - que você vai ter que tirar também -, aproveite e limpe o canudo do filtro de ar, e desconecte a mangueira que sai dele para o radiador.
- Agora pegue o seu reservatório, coloque vários feijões dentro, choacalhe, depois tire a água que restou, coloque água com detergente, qualquer mistura limpante que vc quiser, agite... e depois não esqueça de certificar-se de que tirou todos os feijões. E não coloque o reservatório ainda... Deixe ele de molho.. sei lá.
- Agora vem a parte mais legal...
- Certifique-se de que o carro esteja frio, pq nós vamos jogar água gelada nele por dentro... Então ele não pode estar muito quente pois pode causar danos sérios. Tomem cuidado.
- Coloquem a mangueira ali na entrada de água do radiador, a tampinha de ferro... E vocês verão que está saindo em baixo, e deixem circular que vocês verão que vai se alterando a cor da água, quando ela estiver bem limpa sem mais resíduos, está Ok.
- Agora coloque um pouco de água na mangueira do reservatório, e você vai ver que vai sair no radiador direitinho...
- Agora instale o reservatório de volta e o ligue novamente.
- Agora pare de lavar o radiador e certifique-se que ele está esgotado e coloque a válvula de volta nele, a parafusando até o fim.
- Agora pegue uma garrafa pet 2 litros, e faça uma mistura com 40% aditivo e 60% água filtrada ou destilada. E vá colocando diretamente no radiador com o funil, vai ir a garrafa todo e mais ainda... Após o radiador estar cheio, deixe ele ali aberto sem a tampa. Vá no reservatório e complete até a linha FULL. Você pode utilizar uma lampada para ajudar a ver o nível.
- Agora vá de volta no radiador e complete mais um pouco devagar... Você vai ver que vai descer mais um pouco e que formam-se bolhas.
- Coloque a tampa no radiador, coloque a tampa do reservatório, certifique-se que nada esta vazando pela válvula.
- Ligue a carranga, e deixe circular por 15 minutos em 2 / 2,5 mil RPM, sempre de olho no marcador de temperatura, pois o carro pode superaquecer, ai você desliga e deixa esfriar e repete o procedimento de ligar e acelerar.
- Você pode até aproveitar e ir na padaria, ir ao banco, algo do tipo, pois acaba sendo ainda melhor pois trabalha ainda mais condições..
- Após o fim do procedimento, você desliga o carro e vai tomar seu café, vai tomar um banho, descança um pouco, pois o carro precisa esfriar e você não deve por a mão em lugar algum.
- Após o carro estar frio, verifique o reservatório, e você verá que abaixou, pois existia ar no sistema ( o que é normal quando se faz a limpeza), complete-o com a mistura até a marca FULL. Agora abra com cautela a tampa do radiador, certificando que o carro está frio, e complete ali devagar com a mistura até encher.
- Agora certifique-se de ter fechado a tampa do radiador e o reservatório.
- Fique sempre de olho agora no seu reservatório e no radiador para que não haja eventuais surpresas, bem como fique de olho no óleo.
- E aproveite seu radiador limpinho. :D

---
Observações:
* O flush de radiador é algo meio controverso, alguns usam, outros não. Algumas pessoas dizem que é perigoso utilizar e tal. A grande questão é que trata-se de um produto abrasivo, que você não deve jamais esquecer dentro do seu sistema e tomar cuidado quanto ao tempo que você vai utiliza-lo. Se for a primeira vez, use por alguns poucos minutos apenas, isso se quiser usar. Pois sendo altamente abrasivo pode danificar carros que já estão com bastante ferrugem interna.

** O aditivo concentrado é o melhor, pois permite fazer a mistura recomendada no manual (40% aditivo), é mais barato, e a msitura é mais eficiente, esses que já vem pronto, são muito fortes, são recomendados para carros 0km, pode trazer danos a nossos veículos.
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: [How To] Como Limpar o Radiador

Mensagempor deepbluemx3 » Sáb Dez 04, 2010 12:25 pm

Muito bom Magera, aí o mx fica com aquela agua colorida no reservatório, como carro novo! :D
Paixão pelo Mazda MX-3 !
Imagem
Meu MX-3 detonando!
Avatar de usuário
deepbluemx3
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4078
Idade: 58
Registro: 10/02/2007
Localização: Americana-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: [How To] Como Limpar o Radiador

Mensagempor ozanic » Dom Dez 05, 2010 12:07 am

opa, valeu pela dica ,ja lavei varias vezes o sistema mas so com agua, dai uns dias a agua fica marrom de novo
Adilson Ozanic SJRio Preto SP
Avatar de usuário
ozanic
Membro
Membro
 
Mensagens: 567
Idade: 59
Registro: 13/05/2009
Localização: Sao Jose do Rio Preto SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: [How To] Como Limpar o Radiador

Mensagempor Eugênio » Qua Dez 29, 2010 4:19 pm

Uma dica é não utilizar água proveniente de encanamentos da rua pois contém cloro e é justamente o cloro que faz enferrujar todo o sistema. O ideal é água de mina sem ser ferruginosa ou água mineral. Se vc utilizar sempre água desprovida de cloro, o sistema nunca vai enferrujar.
O ideal é utilizar água mineral ( de mina ou engarrafada) com aditivo. Eu utilizo sempre o da Bhardal ou o Paraflu, porém sem nunca mistura-los... se o sistema não tiver vazamentos, não precisa completar o nível no reservatório.
Eugênio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 57
Idade: 64
Registro: 11/07/2010
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: [How To] Como Limpar o Radiador

Mensagempor alercs » Qui Dez 30, 2010 11:35 pm

na verdade o ideal é usar água desmineralizada, ou seja sem minério nenhum, é isso que faz enferrujar!
usar agua desmineralizada ( destilada) + aditivo

abc
Imagem
Avatar de usuário
alercs
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1754
Idade: 37
Registro: 12/01/2009
Localização: São Paulo - Vila Formosa
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ


Retornar para How-To

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante