Interruptor de Embreagem para que serve?

Curiosidades sobre o MX-3
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aqui: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor Felipe Quiterio » Qua Jul 31, 2013 5:58 pm

Ola, meu MX-3 estava dando solavanco a baixo de 20Km/h ( no transito ), e notei que ao pisar pouco na embreagem ( antes de embrear ) ele nao da esses trancos, gostaria de saber se tem a ver, ou é coisa da minha cabeça e para que serve esse interruptor, obrigado galera
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor adilson de souza » Qua Jul 31, 2013 8:02 pm

O problema deve estar no disco, pois esse interruptor é só para cortar o arranque, evitando que você vire o arranque com a marcha engatada.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor drigz » Qua Jul 31, 2013 9:00 pm

Além de servir para que não se de partida com o carro engatado ou sem pisar na embreagem(apenas em alguns modelos), como o Adilson disse, esse interruptor faz parte do sistema de "cut-off" que é o corte de injeção do combustível em desaceleração e não tem nada a ver com o seu problema.
O meu tinha exatamente o mesmo problema que o seu, ao sair em primeira marcha ou andando em baixa velocidades (onde a carga no motor é alta) o sistema de ignição falha causando missfire e dando esses solavancos.
Sugiro que verifique todo o sistema de ignição e com certeza resolverá seu problema.

Abraço
Avatar de usuário
drigz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 222
Idade: 31
Registro: 22/12/2011
Localização: São Carlos-SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor AndersonR » Qui Ago 01, 2013 10:51 am

só pra efeito de informação, esse interrupitor ai do 4 cy, realmente é para o funcionamento do motor mesmo, e nos V6, tem mais um interrupitor ao fundo só para fazer o corte do motor de arranque alem desse interrupitor ai...
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor daltolp » Qui Ago 01, 2013 12:09 pm

drigz escreveu:Além de servir para que não se de partida com o carro engatado ou sem pisar na embreagem(apenas em alguns modelos), como o Adilson disse, esse interruptor faz parte do sistema de "cut-off" que é o corte de injeção do combustível em desaceleração e não tem nada a ver com o seu problema.
O meu tinha exatamente o mesmo problema que o seu, ao sair em primeira marcha ou andando em baixa velocidades (onde a carga no motor é alta) o sistema de ignição falha causando missfire e dando esses solavancos.
Sugiro que verifique todo o sistema de ignição e com certeza resolverá seu problema.

Abraço


Verificar o sistema de IGNIÇÃO ou INJEÇÃO ? Desconfio q eu me encaixe nesse problema tb, além da necessidade de troca da embreagem a qual já estou providenciando. Caso seja problema na injeção, o q pode ser? só configuração, ajustes, ou problemas mais serios como troca de peças, modulo, etc??? :|
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor digo mx3 » Ter Ago 06, 2013 3:16 pm

estou com um problemas parecido, do nada corta giro, em baixa é pior ainda, se abro aceleração em alta não faz nada, isso leva semanas sem aparecer, por isso esta dificil diagnosticar, to tão bolado com isso q estrou pensando em colocar um motor nacional, estou com um carro que não é confiavel, do nada pode me deixar na mão , isso é maior bad! caso descubra o problema me manda por mp, eu to disconfiado do sensor de rotação o hall, ou a bubina, está dificil saber pois não tem mão de obra qualificada e outro mx para testar peças! troquei sensor de fluxo de ar, sonda lambida, bomba de combustivel, e todo o distribuidor e limpeza de bicos,cabos de velas e velas, persiste o erro no auto diagnostico, cabo do distribuidor, distribuidor ou cabos distribuidor ecm! já resetei o modulo tbm! tá osso! 8O
Rodrigo Barreto
Avatar de usuário
digo mx3
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 16
Idade: 41
Registro: 19/06/2013
Localização: campos rj
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor mx3black » Qua Ago 07, 2013 9:17 am

Cara tem que ver se sua bobina esta conforme as especificações do manual de diagnósticos.
O ideal é desmontar seu distribuidor testar e verificar as peças. Ver se a tampa do distribuidor externa e interna tem alguma parte quebrada. E a própria bobina. Quando o carro esquenta a bobina pode falhar. Tem que ter paciência não tem jeito
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor adilson de souza » Sáb Ago 10, 2013 5:58 pm

É bom ver a tampa do distribuidor com bastante atenção, pois pode ter alguma trinca que quase não aparece, mas quando esquenta se delata apresentando esse problema.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor Felipe Quiterio » Seg Set 02, 2013 5:40 pm

Pessoal o problema era na REGULAGEM do sensor de borboleta, eu soltei os dois parafusos do sensor, e adiantei bem pouco até a marcha lenta qrer subir um pouco, resolvel os solavancos (diminuiu 80%), ja o interruptor de embreagem, testei e nao corta o motor de arranque nao, ainda é um misteiro para mim, mas por via das duvidas esta desplugado do suporte como se tivesse pisando o tempo td na embreagem, vou colocar ele no lugar de volta e falo para vcs se o problema do solavanco voltar, mas por enquanto fica a dica para as pessoas q tiverem o mesmo problema para regular o sensor do corpo de borboleta, quem anda mto na casquinha aquilo é como uma resistencia da boia do tanque ele desgasta no comecinho, dando erro de leitura, sem acusar nos lampejos da luz de injeção pois para o modulo vc tirou o pé. mais novidades vou postando, obrigado a todos..
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor AndersonR » Seg Set 02, 2013 7:46 pm

tem um jeito certo de regular o TPS.... eu fiz um How-to sobre isso, esta aqui no zone....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor Felipe Quiterio » Qui Jul 24, 2014 10:59 am

Quase um ano depois descobri para que serve o interruptor de embreagem,[img]F:\mazda%20mx3\F1\F1-143.GIF[/img]
nos carros MANUAIS serve para adiantar ou atrasar igniçao, e controle de injeção, para melhor aproveitamento do motor, em neutro ou embreado ele "desaterra" o modulo fazendo o carro aliviar, meu carro estava fora de ponto e com a valvula reguladora de pressão vazando, coloquei uma regulavel e acabou o problema.
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor daltolp » Qui Jul 24, 2014 11:38 am

Felipe Quiterio escreveu:Quase um ano depois descobri para que serve o interruptor de embreagem,[img]F:\mazda%20mx3\F1\F1-143.GIF[/img]
nos carros MANUAIS serve para adiantar ou atrasar igniçao, e controle de injeção, para melhor aproveitamento do motor, em neutro ou embreado ele "desaterra" o modulo fazendo o carro aliviar, meu carro estava fora de ponto e com a valvula reguladora de pressão vazando, coloquei uma regulavel e acabou o problema.


Mas existe regulagem do interruptor da embreagem? onde comprou essa valvula regulavel?
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor adilson de souza » Qui Jul 24, 2014 6:44 pm

No meu só serve mesmo para não deixar ligar o carro com a marcha engatada, pois como o meu esta equipado com sitema Fueltech, todo o sistema de ignição e injeção original foi removido.
Adilson de Souza

Imagem
Avatar de usuário
adilson de souza
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 586
Idade: 63
Registro: 24/06/2011
Localização: São José - SC
MX-3: Mexido
Cor do MX-3: Outros

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor Felipe Quiterio » Sex Dez 26, 2014 12:11 pm

no meu agora com fueltech vai servir para corte de giro rs...
nas trocas de marchas mantenho pé embaixo e ele corta o giro nos 4500 para entrar a proxima marcha com motor cheio
Felipe Quiterio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 38
Registro: 31/07/2013
Localização: Campinas
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Interruptor de Embreagem para que serve?

Mensagempor Elterjulio » Qua Set 27, 2017 1:04 pm

Sim o interruptor serve pra adiantar ou atrazar o ponto em certas situações alem de no caso do nosso carro abrir uma solenoide q libera o engate das marchas se vc desligar ele ou cortar o fio dele as marchas não entram com o carro ligado e vc vai achar q tem um problema no cambio. .
Elterjulio
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 2
Idade: 31
Registro: 07/06/2017
Localização: Sorocaba sp
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Próximo

Retornar para Curiosidades

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron