desordeiro escreveu:alercs, recomenda a troca de todo kit de buchas pela de poliuretano ???? principalmente as traseiras ???
Pessoal....................atenção!
Eu preparei meu MX-3...........motor, freios, suspensão, injeção, painel...............quando planejei a suspensão, decidi usar buchas de poliuretano; na época, importei um jogo completo de buchas Powerflex Road Series (para uso em ruas e estradas), além das molas Eibach, amortecedores Koni, barra estabilizadora traseira Whiteline e a barra de junção da suspensão traseira do MX-3 V6. Pois bem....................buchas instaladas, ainda com molas e amortecedores originais............resultado: a dirigibilidade melhorou (em piso perfeitamente liso), ficou mais "direta" (sharp, como dizem os americanos), o carro ficou mais arisco, UM POUCO MAIS DIRETO (não confunda estabilidade com direção arisca.......são coisas diferentes), porém FICOU INSUPORTAVELMENTE DURO E BARULHENTO!!!!
Duro ao ponto de acreditar que causaria rachaduras no chassi, e que soltaria tudo no painel. A direção passou a vibrar muito........qualquer rachadura no asfalto causa vibração no volante. A suspensão range muito.
Para uso em asfalto perfeito (rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera, Anchieta, Rodoanel, onde foram feitos os ajustes finos de injeção), ainda seria tolerável, desde que você não se importe com um rodar áspero, ruidoso e com muita vibração de alta frequência. E ainda com alguns ruídos de painel, bancos, forrações, etc...........
Mas para uso em estradas menos cuidadas e principalmente em nossas ruas................ESQUEÇA!!!
O carro fica horrível.........vibra demais, super barulhento, super duro..............cada imperfeição gera uma pancada seca........e o carro salta muito, a ponto de ficar perigoso se estiver acima de certa velocidade em piso irregular.
Isso com as molas e amortecedores originais!!!
Imaginei como ficaria com as molas Eibach e os amortecedores Koni................o carro desmontaria em pouco
tempo.............
Tirei as buchas de poliuretano, e importei buchas da Mazdaspeed.................um pouco mais firmes que as originais, porém totalmente civilizadas, e também deixaram a direção mais direta, com respostas mais rápidas, e sem ruídos nem vibrações acima do normal.
Depois que instalei as molas, amortecedores e barras traseiras novas, o carro ficou mais duro, porém sem causar desconforto..............em contrapartida ficou muito, mas muito mais estável.......... e muito gostoso de dirigir em velocidade. O carro não oscila, não levanta a frente em arrancadas (squat), a sensação de controle é total.
Desordeiro: a barra estabilizadora que instalei (Whiteline) é mais grossa que a original, portanto é mais firme, ou seja, reduz a inclinação da traseira do carro em curvas. A Whiteline só vendia a barra estabilizadora traseira para o MX-3, porque o carro tem tração dianteira. Num carro de tração dianteira, endurecendo a suspensão traseira, você compensa a tendência do carro sair de frente. Instalando buchas de poliuretano na traseira, aparentemente a suspensão ficará mais firme, mas veja bem, só aparentemente! Na verdade sua traseira vai ficar mais rígida lateralmente, mas não vai inclinar menos, e ainda vai se comportar de forma desproporcional em relação à suspensão dianteira...........ou seja, vai piorar o comportamento do carro.
Melhor solução: procurar por buchas Mazdaspeed (hoje em dia muito difícil), ou compre as buchas originais da Mazda; fuja das buchas "paralelas".
Outra coisa: buchas originais Mazda ou Mazdaspeed, só existem para a suspensão dianteira.......................na traseira só comprando os braços da suspensão, não existem buchas para reposição. Se achar buchas de reposição para a suspensão traseira, é gambiarra.
Vai por mim.................esqueça as buchas de poliuretano.
Abraço,
Toni